Quando 2019 acabou várias empresas almejavam alçar novos voos no ano que começaria. Muitas micro, pequenas e médias empresas tinham como meta a expansão de seus negócios. Porém, 2020 começou caótico e pegou muita gente de surpresa. Ninguém esperava que um vírus trouxesse vários problemas para a população e a economia; o único contato com esta realidade, até então, era em filmes de ficção científica como, “A Gripe”, “Epidemia”, “Flu” e outros.
Contudo, é na crise que encontramos as melhores oportunidades. Todos irão passar por tempos difíceis e, de fato, aqueles que se reinventarem e melhor se adaptarem serão os de maior sucesso. Se você tem uma empresa e está passando por dificuldades, listamos 5 dicas para te ajudar a se reinventar e manter o seu negócio aberto e lucrativo.
1 – Esteja na internet
Calçadas vazias e lojas fechadas. Em um momento em que as pessoas evitam sair nas ruas e optam por ficar mais dentro de casa, é extremamente importante que o seu negócio vá até elas. Os empresários que pensaram assim desde o início da pandemia certamente conseguiram minimizar a queda de vendas. Fato é que todo mundo está na internet e, se eles não vão até você fisicamente, você vai até eles com um bom planejamento de Marketing Digital. Faça com que as pessoas te encontrem, seja em buscadores, aplicativos, banners em outros sites. O importante é você estar lá.
2 – Invista em delivery
Se seu cliente não pode ir até você, vá você até ele. Você pode colocar seus produtos em plataformas como Rappi, utilizar entrega pelo aplicativo Loggi, ou até mesmo Uber e 99taxi. Se você vende comida e não estava em nenhum aplicativo de entrega, agora é a hora de entrar em um ou de montar seu próprio delivery.
3 – Mantenha seus colaboradores engajados
Quando empresas passam por crises, os mais impactados geralmente são os colaboradores. É importante ter transparência e mostrar que existe liderança e planos para que a empresa passe por este momento. Abra espaço para que as pessoas possam pensar e discutir soluções, para que elas se sintam como parte da organização.
4 – Flexibilize o trabalho dos colaboradores
Outro fator importante é que os colaboradores vejam o que chamamos de parte “humana” da empresa, para que eles não se sintam só um número. Verifique se é necessário que todos estejam presentes no escritório, ou se podem fazer home-office. Caso a presença seja indispensável, tente flexibilizar o horário ou faça escalas. Acompanhe os resultados por relatórios de indicadores e faça reuniões por meio de ferramentas de videoconferência.
5 – Busque alternativas de produtos e serviços
Se você vende roupas, pode montar um e-commerce ou uma lojinha no Instagram e enviar as compras para a casa do cliente com um serviço de delivery. Se você tem um buffet, pode investir em aulas de culinária on-line, além do serviço de entrega de refeições prontas. Se você tem um salão, poderá atender aos seus clientes em casa, investir na venda de produtos de beleza e em cursos on-line, como auto maquiagem e como tratar os próprios cabelos. Se você tem uma academia, além de oferecer aulas on-line, pode alugar temporariamente os seus equipamentos para clientes que queiram se exercitar em casa. Faça bolos, bombons, comida, venda lingerie, chinelos personalizados, semijoias… O importante é encontrar algo para complementar a renda.
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