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Duplicata escritural: entenda o que é e como funciona?

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Não são apenas os donos de pequenos e médios negócios que se beneficiam de formas diferentes de pagamento, não é mesmo? Clientes que possuem variedade costumam comprar mais, e por isso é importante que essas empresas estejam sempre atentas ao que podem e querem oferecer.

Caso você já trabalhe ou tenha ouvido falar em um duplicata, mas não sabe exatamente como ela funciona, nós temos um conteúdo exclusivo que vai te colocar a par de pequenos detalhes, principalmente sobre quando aceitar, quando pode ser negada e etc.

De qualquer forma, em linhas gerais, uma duplicata é um título de crédito emitido pelo vendedor e recebida pelo comprador. Basicamente, o documento esclarece a negociação que foi feita, e o crédito que o comprador assume que será pago.

Agora, o que tudo isso tem a ver com o que falamos no começo, sobre formas diferentes de pagamento? 

Quando esses meios se atualizam e tornam as operações mais ágeis, seguras e menos democráticas, todo o mercado ganha, certo? Foi isso o que aconteceu com a chegada da duplicata escritural, que é o tema central deste nosso conteúdo.  

 

O que é uma duplicata escritural?  

Em 2018, a Lei 13.755 permitiu que duplicatas no formato impresso, conforme já conhecíamos, pudessem ser, agora, digitais.

Os objetivos do título continuam os mesmos, mas agora a emissão e as informações ficam mais fáceis de serem controladas.

Entre outras regulamentações, para evitar emissão de duplicatas digitais frias, empresas autorizadas pelo Banco Central são as únicas que possuem permissão para realizar esses serviços no mercado, assim como controlar e organizar as informações contidas nessas duplicatas.  

Na prática, como é utilizada a duplicata estrutural?  

A responsabilidade de inclusão e registro das informações da duplicata é do vendedor, que deve escolher um sistema adequado para as suas necessidades. Quem oferece esses sistemas são as empresas autorizadas pelo Banco Central, conforme falamos.

Cada sistema pede suas próprias chaves de segurança, mas normalmente tudo é feito através de assinatura digital.

Depois da emissão, o próprio sistema também faz o envio para o devedor, ou sacado, que pode ou não aceitar os termos, de acordo com a negociação feita. Essas características de aceitar ou não uma duplicata, nós também detalhamos melhor no nosso conteúdo exclusivo sobre as duplicatas.

Uma vez registrada, a empresa fica responsável pelo controle dessas informações e também pela invalidação da duplicata, que deve acontecer assim que a dívida é quitada.

Qual é a vantagem? 

  • Com a regularização das duplicatas escriturais, sem dúvida a redução no número de fraudes é uma grande vantagem;
  • Logo, mais empresários são estimulados a utilizá-la, oferecendo mais oportunidades aos clientes;
  • Com mais oportunidades, as vendas alavancam e o aquecimento do mercado vem como consequência de todos esses fatores;
  • Por último, mas talvez o ponto mais importante, estão as melhorias que compradores e vendedores extraem do mercado de antecipação de recebíveis.  

Benefícios da duplicata escritural para a antecipação de recebíveis 

Se você trabalha com vendas a prazo e utiliza duplicatas no seu negócio, deve saber sobre a oportunidade de utilizá-las para contratar a antecipação: aquele dinheiro que você só receberia no futuro, mas podem ser antecipadas pelas factorings, como nós aqui da Simples.

Só que essas operações já eram realizadas, mesmo com as duplicatas impressas. A diferença é que quando elas são digitais, todas essas informações ficam armazenadas em um grande banco de dados. 

Se as factorings têm um acesso mais rápido e completo a esses dados, podem fazer melhores análises de risco. E quanto mais informações elas são capazes de obter, melhor as taxas cobradas no mercado. 

Conclusão 

Com a atualização das duplicatas realizada e regulamentada por Lei, o mercado respirou aliviado por poder realizar operações mais simples, sem o risco de fraudes que vinham acontecendo.

No entanto, isso não significa que você enquanto empresário, ou mesmo responsável pela área financeira de uma empresa, não deva cuidar para escolher um sistema confiável.

De qualquer forma, esperamos ter ajudado a esclarecer pontos importantes sobre a emissão das duplicatas eletrônicas e, quem sabe assim, também te ajudar a manter um fluxo de caixa saudável.  

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