Você está visualizando atualmente Antecipação de cheque: o que é e por que fazer?

Antecipação de cheque: o que é e por que fazer?

Talvez você seja um empresário que – assim como muitos outros – tem inúmeros cheques a prazo parados na gaveta, até que chegue o dia de serem descontados. Enquanto isso, a empresa poderia fazer bom uso do dinheiro à vista para equilibrar o fluxo de caixa.

Assim como você talvez seja um empresário que ouviu falar em antecipação de cheques, mas não sabe exatamente o que fazer e se vale a pena.

Por isso, esse conteúdo vai te explicar tudo sobre como funciona e para que serve essa modalidade. Assim você pode tomar decisões mais assertivas sobre como lidar com os famosos cheques pré-datados. 

A antecipação de recebíveis pode ser uma solução mais simples e barata do que tomar um empréstimo, por exemplo, e é sobre tudo isso que vamos falar aqui. 

 

O que é antecipação de cheque?  

Antes de mais nada, precisamos falar sobre o que é uma antecipação de recebíveis, e sobre esse assunto nós temos um artigo completo e bem exclusivo, que pode te ajudar a entender melhor.

Mas para resumir o assunto, uma antecipação de recebíveis é quando você contrata uma empresa como nós, aqui da Simples, para adiantar o dinheiro das suas vendas a prazo, sejam elas parceladas ou à vista.

No caso da antecipação de cheques é exatamente isso. Significa que essas empresas especializadas, conhecidas como factorings, lhe entregam à vista o dinheiro que você receberia lá na frente.  

Como funciona a antecipação de cheque?  

Ao contratar a antecipação de cheque, a empresa especializada compra de você as dívidas dos seus clientes. Dessa forma, você deixa de ser o credor e, em troca, o seu negócio recebe o dinheiro adiantado.

Antes que você possa estar se perguntando se essa é uma solução legal, já podemos adiantar que sim e é conhecida como “cessão de crédito”, previsto no Art. 290 do Código Civil. Ao fazer isso, o cliente deve ser informado de que o credor não é a mais a empresa de quem ele comprou, e sim a Factoring que realizou a antecipação.

Ainda que o processo seja simples e sem muita burocracia, existem alguns pontos importantes antes que a antecipação aconteça, mas sobre isso falaremos nos próximos tópicos.

De qualquer forma, esse processo funciona como uma ferramenta para que você receba aquilo que já é seu, só que um pouco antes, podendo ser usado para resolver imprevistos,  antecipar investimentos ou simplesmente manter o fluxo de caixa saudável.  

Como solicitar antecipação de cheques?  

Os pontos que comentamos no tópico anterior, que devem acontecer para garantir uma contratação simples, estão justamente em como contratar o serviço.

A primeira coisa importante é fazer uma boa pesquisa entre as empresas que oferecem a antecipação de cheques, e comparar as taxas cobradas de cada uma. Analise também o custo benefício, como a praticidade de contratação e o tempo que leva até que o dinheiro esteja disponível para você.

Depois de entrar em contato com a empresa escolhida, um cadastro será necessário, assim como uma análise de crédito do seu negócio. Isso é importante para que a factoring seja capaz de diminuir o risco de inadimplência.

Por isso, é muito importante que você também conheça os seus clientes e seus históricos de pagamento, antes de oferecer compras parceladas e a prazo.

Com base na análise de crédito, será possível definir quanto de antecipação poderá solicitar. Então, basta informar os valores dos cheques, que serão descontados das taxas cobradas pelas empresas.

É claro que neste tópico demos um panorama geral de como acontece a solicitação, já que as factorings podem ter métodos diferentes de lidar com seus clientes. Por aqui, a antecipação tem que ser Simples e Ponto! E para te mostrar como pode ser tudo muito fácil, temos um conteúdo sobre como funciona a antecipação de recebíveis na Simples.  

Taxa de desconto de cheque  

O motivo de uma antecipação de recebíveis possuir taxas mais baixas que as de um empréstimo, está baseada no risco que a instituição financeira corre ao disponibilizar o dinheiro.

Quando você vende a prazo e assume o contrato de venda com o seu cliente, esse dinheiro já é seu, ele ainda apenas não está no seu caixa. Por isso, o risco que uma factoring assume ao adiantar o valor, é menor do que o de uma instituição financeira, ao lhe ceder um crédito que você não possui.

As chances de inadimplência no primeiro caso são menores, entende?

No entanto, existem diferentes tipos de taxas que estas empresas costumam cobrar. No geral elas costumam variar entre 1 e 3% entre as que cobram apenas uma taxa por antecipação. Vale lembrar que não importa se a sua antecipação é de cheque, duplicata, boleto e etc. O mercado não costuma aplicar taxas diferentes para produtos diferentes, dentro da mesma empresa, claro, mas isso não é uma regra.  

 

Para que serve a antecipação de cheques?  

Basicamente – e acabamos falando um pouco sobre isso durante este artigo – a antecipação de um cheque tem o mesmo objetivo de quaisquer outras modalidades de antecipação: ajudar a sua empresa a ter um fôlego financeiro mais barato que outras modalidades de crédito.

Antecipação de recebíveis é um formato utilizado por empresas dos mais variados portes e setores de atuação. Desde as que trabalham basicamente com parcelamentos, até as que preferem vender à vista, mas com opção de compensação no futuro.

Seja qual for a sua, a antecipação serve para coisas simples como equilibrar contas e fazer uma manutenção inesperada, até coisas mais complexas como uma pequena expansão ou uma melhoria de processo.   

 

Conclusão  

E então? Simples e ponto, certo? Imaginando que antecipar cheques possa ser de fato uma opção mais barata e mais prática do que contratar um empréstimo, apenas isso já é o suficiente para procurar mais informações sobre o assunto.

É por isso que preparamos esse conteúdo exclusivo, e esperamos ter podido ajudar você e o seu negócio a tomarem as melhores decisões. O Blog da Simples tem muitos outros artigos sobre educação financeira que podem contribuir bastante com os seus planos.

De qualquer forma, lembre-se sempre de que a antecipação de recebíveis pode ajudar sua empresa, mas é preciso ter a certeza de que ela não está apenas tapando buracos mensais de problemas mais sérios, que podem, às vezes, envolver planejamento e gestão.

E se a antecipação for mesmo uma boa opção para você, vem conhecer a Simples! A nossa equipe é especializada em entender o seu modelo de negócio, e encontrar as melhores soluções pra esse momento.

Deixe um comentário