Se você gerencia uma empresa de vendas, já deve conhecer ou pode se interessar pela possibilidade de uma antecipação de recebíveis, realizado por empresas chamadas de factorings.
Se seu negócio trabalha com vendas a prazo, por exemplo, você pode antecipar as parcelas desse dinheiro que você estava esperando apenas para o futuro.
A antecipação de recebíveis, justamente por se tratar de um valor que já está previsto para entrar em caixa, se diferencia de um empréstimo e acaba sendo muito mais barato. As taxas são menores, e tanto você quanto a factoring em si podem ficar tranquilos já que a chance de inadimplência é bem menor.
Esse adiantamento de valores é feito para títulos de crédito como duplicatas, cheques, notas promissórias e boletos.
Por que empresas fazem antecipação de recebíveis on-line?
A antecipação de recebíveis, como falamos no tópico acima, é diferente de um empréstimo, e isso faz com que você não se complique financeiramente na hora de negociar com a empresa de factoring.
Adiantar valores a receber te dá a possibilidade de quitar dívidas, equilibrar seu fluxo de caixa, fazer negociações maiores com descontos mais vantajosos com fornecedores, aumentar seu capital de giro e até de investir no crescimento da sua empresa.
Na prática, como é feita a antecipação de recebíveis on-line?
Geralmente, a antecipação de recebíveis é feita com pouca burocracia, e isso permite que a factoring já tenha acesso aos dados da empresa e histórico de negociações para poder realizar a antecipação com segurança.
O processo para realizar a antecipação é dividido em poucas etapas, mas pode deixar que vamos te explicar melhor quais são elas e como funcionam.
Cadastro no site
A primeira etapa é simplesmente realizar o cadastro no site da factoring da qual deseja contratar os serviços e para isso, é importante fazer uma pesquisa entre as que oferecem o serviço.
Existe a possibilidade de se cadastrar com o CPF ou CNPJ, e a empresa já pode ter acesso a alguns dados fiscais do Cadastro Nacional.
Envio de dados da compra
O envio de dados de compra permite que a factoring tenha informações para realizar uma boa análise de risco.
Ela pode ser feita através do envio de registro de compras, como o envio da nota fiscal eletrônica, por exemplo.
Análise de risco
Essa etapa permite que a factoring avalie se há grandes chances de inadimplência da empresa ou não.
A análise de risco evita a assimetria de informação, e faz com que a operação de antecipação de recebíveis possa acontecer com segurança e eventuais taxas.
Recebimento de valores
Depois das etapas realizadas, basta que sua empresa assine o termo de cessão dos títulos de crédito para poder receber o valor negociado com a factoring.
Você pode escolher a forma de receber esse pagamento, e ele é feito, geralmente, em até um dia útil.
Como a Simples faz as suas antecipações?
A Simples, por exemplo, é uma factoring que já atua no mercado há dez anos, e para realizar a antecipação de recebíveis, a gente facilita o processo de análise e de relacionamento com você.
Mas de que forma? Através de uma visita virtual, agendada para depois do cadastro inicial. Essa visita é a chance de a gente se conhecer melhor e entender seu modelo de negócio, para então lhe oferecer a melhor solução.
Essa “visita virtual” permite um reconhecimento mútuo, onde a empresa pode saber mais sobre a Simples, e a Simples pode saber como funcionam os processos de produção e venda da empresa.
Se quiser conhecer mais sobre o nosso trabalho, fale com a gente por aqui.
Conclusão
E aí? Conseguiu entender melhor sobre o processo de antecipação de recebíveis online? Viu como é um processo prático, simples e eficiente para sua empresa?
Esperamos que esse artigo possa ter respondido algumas dúvidas sobre esse assunto.
E se você tem ou gerencia um negócio e quer entender mais sobre questões de educação financeira, esperamos te ver mais vezes aqui no blog da Simples. Nossos conteúdos são exclusivos, e feitos para que você se informe e possa se ocupar apenas em dar andamento no dia a dia da empresa.