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Assimetria de informação na operação de crédito

  • Categoria do post:Finanças

Enquanto cliente ou até mesmo como empresário, é bem possível que você tenha ouvido falar dessa tal “assimetria de informação” e, talvez, só não conheça o conceito.

E o conceito tem a ver com isso mesmo: assimetria, ou simplesmente uma disparidade, uma grande diferença. Dentro do universo financeiro, a assimetria de informação ocorre quando, na hora da negociação, um lado tem menos informações sobre determinado produto ou serviço do que a outra parte. 

Isso se aplica tanto em relação a informação sobre mercadorias e serviços quanto informação sobre clientes. Por isso, um empresário precisa estar sempre bem atento a ela. 

O que é assimetria de informação?

Agora que você sabe do que se trata o conceito de assimetria no mercado, que tal alguns exemplos mais específicos?

No caso de assimetria de informação de produtos, podemos falar de uma revendedora de carros, onde os vendedores sabem quais modelos estão em melhores condições e quais não estão. Sabendo disso, fica a critério deles passar para os clientes essa informação ou não. 

E se um carro seminovo que não está em bom estado, é vendido por um preço superfaturado? Então aí existe a chance de que os vendedores não compartilharam com seu comprador informações sobre o estado real do produto.

Agora, vamos pensar no caso da assimetria de informação na relação compradores e vendedores. Se você vende a prazo, por exemplo, mas não tem o costume de analisar o crédito ou o histórico de compras e pagamentos da sua carteira de clientes, temos aqui um caso clássico de assimetria de informação.

Ao não conhecer bem o seu público, você estará tomando para o si o risco de vender para potenciais clientes inadimplentes, prejudicando bastante o seu fluxo de caixa.

Ou seja, a assimetria de informação no caso do cliente com os vendedores prejudica a relação custo benefício após a compra. 

Esse tipo de assimetria de informação, em relação a empresa e seu conhecimento do histórico dos clientes, pode influenciar também  na hora da empresa negociar a antecipação de recebíveis com uma factoring, por exemplo. Por falta de informação, o empreendedor  não fornece as informações necessárias para deixar claro que a operação de antecipação será segura. 

Quais são suas possíveis consequências?

As empresas que antecipam recebíveis ou concedem crédito se tornam mais rigorosas na hora de negociar com empresas que precisam desse serviço, e demonstram isso através do aumento da taxa de juros e de serviço ou da “seleção adversa”. Quando poucas empresas acabam sendo selecionadas para terem seus recebíveis antecipados. 

Esse receio gera entrave para ambos os lados, já que a própria factoring, que realiza as antecipações, diminui sua operação e, assim, deixa de receber potenciais investidores e novos clientes.

Além disso, o fomento mercantil – que é um dos principais objetivos de uma factoring – acaba não acontecendo, uma vez que pequenas e médias empresas podem não conseguir aumentar seu capital de giro, justamente por não ter tido acesso ao valor na hora que mais precisavam.  

Afinal, por que é necessário evitar assimetria de informação numa operação de crédito?

A transparência entre todas as partes envolvidas em uma negociação permite, de fato, que o mercado seja fomentado.

Isso faz com que o cliente possa adquirir seus produtos ou serviços, e a empresa seja capaz de negociar com factorings e antecipar títulos de crédito, como cheques e boletos.

Assim como a transparência também permite que as factorings recebam mais clientes, aumentem sua demanda e seu número de investidores, tornando possível um maior alcance a empresas de pequeno e médio porte. 

Como a Simples factoring atua nesse cenário?

Para simplificar o processo de fechamento de contrato, nós buscamos sempre manter um relacionamento transparente entre nós e nossos clientes.

Para que isso aconteça e a seleção adversa que mencionamos ali em cima seja evitada, a Simples realiza análises que checam o histórico de operações e as informações recebidas de seus clientes e, sem burocracia, consegue garantir boas oportunidades de negócio para ambas as partes.

Além dessa checagem, é realizado também um processo estruturado de confirmação, onde são solicitados alguns documentos para melhorar essa análise de proposta – como o Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Cobrança, o DANFE. 

É comprovado cada vez mais que a combinação entre um relacionamento de confiança entre nós e nossos clientes e a checagem de histórico de operações é o recurso mais eficaz na hora de reduzir a assimetria de informação.

Conclusão

E aí? O que achou? Reconheceu alguma situação de assimetria de informação pela qual tenha passado?

Esperamos que esse artigo tenha esclarecido como a transparência na hora de negociar é benéfica para todos os lados envolvidos. Fazemos nossos conteúdos com o objetivo de te explicar e ajudar em conceitos importantes de educação financeira, te deixando com mais tempo para dar andamento a expansão do seu negócio.

Se ele foi útil para você, esperamos te ver mais vezes aqui no Blog da Simples.

E já que falamos tanto sobre factoring e fomento mercantil, a Simples é especializada na antecipação de recebíveis como cheques e boletos, e nossa equipe está sempre pronta para entender o seu modelo de negócio, e então lhe oferecer a melhor solução. Se você ainda não conhece a gente, aqui fazemos antecipação do jeito que tem que ser. Simples e ponto!

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