Ter um fluxo de caixa equilibrado, em vista das dificuldades enfrentadas pelos empreendedores atualmente, é um grande desafio que requer não só o entendimento do gestor sobre o mercado, como uma análise detalhada das finanças do negócio.
Para criar mais oportunidades de vendas, fazer novos investimentos ou até sanar dívidas, muitos optam por pedir empréstimos ou até mesmo entram no cheque especial, o que pode gerar ainda mais dívidas, comprometendo o crescimento da empresa.
O que muitos gestores não sabem, é que a empresa pode fazer um autofinanciamento sem ter que pedir dinheiro emprestado a altas taxas de juros. Quer saber como? Continue a leitura!
O que é o autofinanciamento?
O termo já se explica: fazer dinheiro com seus próprios recursos. Mas, como?
Adiantando o dinheiro que tem a receber dos clientes a prazo, de uma vez só.
Toda empresa precisa de capital para se manter ativa e crescer e, muitas vezes, a fonte desse capital vem das vendas. Porém, quando é oferecido aos clientes prazos para pagamento, a sua empresa demora a receber o valor total do serviço ou produto, o que pode comprometer o fluxo de caixa.
Como já falamos, quando as contas apertam, muitos recorrem a empréstimos ou entram no cheque especial para aproveitar uma oportunidade de investimento que será interessante para o negócio ou até mesmo uma promoção bastante atrativa de fornecedores. Quando essa estratégia não é bem pensada e o dinheiro mal administrado, a empresa pode se endividar ainda mais.
Mas, como adianto o que tenho a receber?
Você conhece o serviço de factoring, também denominado fomento mercantil? São empresas especializadas em adiantar os recebíveis. A empresa vende os títulos que tem a receber para a fomentadora, que cobra uma pequena taxa para adiantar todas as parcelas e pagar o valor a vista.
É cobrada uma taxa para que a operação seja realizada, que é mais baixa do que às taxas de juros aplicadas aos empréstimos ou cheque especial, o que faz a Factoring ser uma alternativa mais vantajosa para alavancar o desenvolvimento do seu negócio.
A Fomentadora então passa a ser dona das contas que você tinha a receber, tendo o compromisso de cobrar os seus clientes e receber nos prazos estabelecidos. Interessante não é?
Quais as vantagens do autofinanciamento?
Sanar ou evitar dívidas
Em um momento em que você se encontra com muitas dívidas na empresa, e tem muito capital a receber, o autofinanciamento pode ser uma boa opção. Você recebe o valor integral para quitar essas dívidas, evitando ainda mais taxas de juros que podem comprometer a saúde financeira do negócio.
Essa também pode ser uma oportunidade para evitar as dívidas, sem ter que pedir empréstimos ou até mesmo pagar um fornecedor à vista, já que terá o dinheiro em mãos, com a oportunidade de aumentar o seu capital a partir de uma boa gestão.
Aumentar o seu poder de negociação
Pagamentos à vista são interessantes tanto para sua empresa, quanto para quem você negocia a compra de produtos e serviços como matéria-prima.
Ao fazer o autofinanciamento você aumenta o seu poder de negociação, já que tem a possibilidade de pedir descontos aos seus fornecedores pelo pagamento ser à vista, adquirindo matéria-prima por um valor mais baixo e aumentando o seu lucro.
Fortalecer do fluxo de caixa
O objetivo de uma boa gestão é sempre manter o fluxo de caixa positivo, com capital sempre girando e dando ainda mais lucro para a empresa.
Ao fazer o autofinanciamento de maneira estratégica e reaplicando o dinheiro em seu negócio de forma inteligente, você fomenta as vendas em seu negócio e aumenta as chances de crescimento da empresa.
Evitar inadimplências
Fazer vendas à prazo é uma vantagem oferecida ao seus clientes, mas que traz à sua empresa os riscos de inadimplências, prejudicando o desenvolvimento do negócio.
Ao fazer o adiantamento de seus recebíveis, você transfere essa responsabilidade de cobrança e o risco de inadimplência à empresa de Factoring, que por sua vez, será a detentora das dívidas e entra em contato direto com os seus clientes para receber os pagamentos.
Lembrando que a factoring antes de comprar seus títulos irá analisar seu cliente para avaliar o risco e a viabilidade da operação.
Mesmo com todas essas vantagens, o autofinanciamento é uma operação que deve ser bem pensada pelo gestor do negócio. Além de analisar as taxas cobradas por cada empresa de Factoring, encontrando a mais vantajosa para você, você deve pensar em qual será o objetivo do adiantamento desses recebíveis.
As suas ações com esse capital deverão ajudar a aumentar as suas vendas e o crescimento do negócio, já que nos próximos meses você não receberá mais as parcelas dos clientes, e por isso, deve fazer novas vendas para manter o seu fluxo de caixa positivo.
O autofinanciamento é uma oportunidade para fazer o seu negócio decolar, mas se você ainda está em dúvida sobre como funciona a operação e suas taxas, é só entrar aqui e conversar conosco!