Você está visualizando atualmente Boleto vencido: quando e como fazer o pagamento?

Boleto vencido: quando e como fazer o pagamento?

  • Categoria do post:Boletos

Seja por esquecimento, falta de planejamento financeiro ou não possuir o valor para pagar dentro do prazo, é muito comum acabar passando a data de vencimento de um boleto. Afinal, o nosso cotidiano é sempre bastante movimentado e, vez ou outra, acabamos atrasando algum pagamento.

Agora, o que fazer quando você perde a data de vencimento de um boleto?

A Simples preparou este artigo para te ajudar a resolver esse problema e entender como efetuar o pagamento de um boleto vencido. Continue lendo e confira como prosseguir nessa situação!

O que é um boleto vencido?

Vamos começar pela explicação mais simples: um boleto vencido é um título de crédito em que o débito ainda não foi realizado. 

Geralmente, o boleto bancário é emitido por empresas, pessoas jurídicas ou até mesmo pessoas físicas,  contra um devedor, responsável pelo pagamento. O boleto é utilizado, majoritariamente, para pagamentos de compras à vista, ou para pagamentos a prazo.

É possível pagar boleto vencido?

Há alguns anos, atrasar um boleto causava um pequeno transtorno para regularizar o pagamento, que podia ser pago apenas na instituição bancária que emitiu o título.

Entretanto, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em julho de 2018, criou a plataforma de cobrança que avançou o sistema bancário brasileiro a partir de outubro do mesmo ano, a NPC (Nova Plataforma de Cobrança), facilitando o pagamento de boletos atrasados.

Sendo assim, o pagamento de boletos bancários em atraso, desde que cadastrados na Febraban, podem ser realizados em qualquer instituição bancária, lotéricas ou agências dos Correios. 

O que acontece se pagar um boleto vencido?

O cenário ideal é que não se atrase o pagamento de um boleto, tendo em vista que serão gerados juros de mora e multa pelo atraso. Além disso, caso você seja dono de um negócio, sabe que bem que juros e multas podem atrapalhar o seu capital de giro.

E, muitas vezes, acabam impactando no planejamento financeiro mensal, uma vez que o valor estipulado para o pagamento do boleto será maior que o previsto.

Entenda a diferença:

  • Juros por atraso: conhecidos como juros de mora, passam a ser cobrados a partir do primeiro dia após a data de vencimento. 

A lei não permite que o valor ultrapasse 1% do valor total do boleto. Sendo assim, a partir do primeiro dia de atraso, já é cobrado 1% de juros de mora. 

Portanto, um mês com 30 dias, a porcentagem de cobrança diária será de 0,033% do valor total.

  • Multa por atraso: como o próprio nome indica, a multa pelo atraso do pagamento é também gerada a partir do primeiro dia após o vencimento do boleto, e a lei determina que essa multa não ultrapasse 2% do valor total. 

A diferença sobre os juros de mora, é que as multas possuem um valor único, independente dos dias de atraso.

Portanto, a dica da Simples é que você evite o atraso para não ser penalizado com a multa e juros de mora que são gerados diariamente, a partir da data de vencimento do boleto!

Como pagar um boleto vencido?

Agora, você já sabe que pode pagar um boleto vencido, contando com os juros e multa de atraso, em qualquer banco, agência dos Correios ou lotéricas. Confira como esse pagamento é realizado.

Imagine que o seu boleto vencido seja do um Banco A, mas você só possua conta na instituição B, por exemplo. Você pode ir até a sua agência e efetuar o pagamento sem problemas, ou entrar no site da instituição bancária de origem, preencher as informações necessárias e realizar a atualização da data de vencimento. 

Com isso, você irá efetuar o pagamento, que já estará considerando os juros, a multa e a nova data de vencimento. 

Porém, você não precisa mais se preocupar com a atualização manual do seu boleto vencido, continue conosco neste artigo e saiba mais!

Posso pagar um boleto vencido na internet?

Como mencionado no exemplo acima, é possível pagar um boleto vencido na internet.

É preciso entrar em sua conta pessoal do banco que você utiliza, pelo aplicativo ou internet banking, encontrar a área de “Pagamentos”, escanear o código de barras ou digitá-lo manualmente caso necessário e pronto!

Como pagar um boleto vencido num banco ou na lotérica?

Caso a sua única ou mais viável opção seja ir até uma instituição bancária ou lotérica, você pode efetuar o pagamento normalmente.

O requisito obrigatório é que você possua o valor total, contando com os juros e multa de atraso. O único impeditivo para esta forma de pagamento, é se o sistema do banco estiver desatualizado. Aí você não conseguirá saber o valor real do boleto.

Como atualizar um boleto vencido?

Um dos benefícios da NPC, criada pela Febraban, é que além da praticidade de poder efetuar o pagamento de um boleto vencido em qualquer banco, o devedor não precisa calcular os juros e multa sozinho, e muito menos realizar a geração manual de um boleto com uma nova data de vencimento.

A própria plataforma NPC calcula e gera o título de forma automática. Sendo assim, utilizando qualquer forma de pagamento, a atualização do boleto é computada em segundos e, a única preocupação do devedor é quitá-lo.

Mas não se deixe levar pela praticidade de pagar um boleto vencido: lembre-se que você estará pagando juros e multas!

Se preferir ou realmente precisar realizar a atualização de forma manual, você pode ir até a sua instituição bancária e solicitar um novo boleto, ou acessar a sua conta digital do banco que utiliza para efetuar a atualização, como mencionado anteriormente.

Conclusão

Pagar boletos vencidos nunca é o ideal, mas sabemos que, eventualmente, pode acontecer!

Apesar da facilidade em efetuar pagamentos de boletos atrasados, procure sempre manter um planejamento financeiro eficaz, evitando ter que se preocupar com eventuais multas de atraso.

Já que durante este conteúdo nós falamos tanto sobre boletos, você costuma utilizá-los para vendas a prazo na sua empresa? Se a resposta for sim, você pensou em fazer a antecipação de recebíveis dessas vendas?

Aqui na Simples você faz antecipação não apenas de boletos, mas também de cheques e duplicatas. Ao invés de contar com o dinheiro apenas lá na frente, você recebe à vista, e pode se preocupar em quitar dívidas, fazer investimentos ou simplesmente equilibrar o seu fluxo de caixa.

Esperamos que o nosso artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas referentes ao pagamento de um boleto vencido, e esperamos te ver mais vezes aqui no Blog da Simples. Nossos conteúdos exclusivos falam de educação financeira do jeito que tem que ser: Simples e ponto!

Deixe um comentário