Você está visualizando atualmente Certidão negativa de débitos: o que é e para que serve?

Certidão negativa de débitos: o que é e para que serve?

  • Categoria do post:Finanças

O nome pode até confundir e soar como se fosse algo negativo, mas a Certidão Negativa de Débitos, a CND, é uma peça importante em qualquer negociação.

Algumas empresas, bancos ou instituições financeiras podem pedir pela CND na hora em que você realiza negociações específicas, como a compra de um imóvel ou um pedido de empréstimo. O objetivo é verificar se existem situações de inadimplência.

A CND é a responsável por atestar que nem você ou sua empresa possuem pendências oficiais, como processos e dívidas financeiras ou fiscais. Isso é importante para comprovar  que sua situação em relação aos órgãos públicos está regularizada. 

A emissão da Certidão Negativa de Débitos não é trabalhosa, mas é preciso entender alguns detalhes. E sobre eles, pode deixar que vamos te explicar aqui em baixo como tudo isso funciona.  

Para que serve a certidão negativa de débitos?  

A certidão é requisitada em vários momentos que exigem a comprovação de que você ou sua empresa têm um bom histórico financeiro. 

Além de compra de imóveis e pedido de empréstimo, citados acima, situações como saída do país, financiamentos, compra e venda de veículos, abertura ou participação em licitações também exigem a emissão e apresentação da CND.

No mundo do empreendedorismo, podemos pegar dois exemplos: 

Digamos que você está prestes a comprar uma empresa já em funcionamento. Você pode pedir pela CND dessa empresa para verificar se está embarcando em um negócio seguro ou não. 

Ou, numa situação onde você já tem seu negócio e precisa fechar contrato com um novo fornecedor. 

Nesse caso, é o fornecedor que pode exigir a sua CND para verificar de que também será seguro realizar negócio com você.  

Como emitir certidão negativa de débitos?

A emissão da certidão negativa de débitos pode ser realizada online. Cada estado possui um portal diferente para o mesmo órgão público: a Secretaria da Fazenda. 

É no portal da Secretaria onde você pode entrar direto na “Emissão/certidão automática”. E preenchendo os campos obrigatórios com o CPF ou CNPJ, consegue emitir o documento. 

Existem diferentes tipos de Certidão Negativa, mas as emissões podem ser realizadas online de qualquer maneira.  

Tipos Certidão negativa de débitos

CND

CND é a certidão da qual temos falado até aqui: a que atesta que sua situação fiscal está regularizada e não existem dívidas a serem acertadas com órgãos públicos, ou outras que estejam em processos ativos.

CPEN

CPEN é a Certidão Positiva com Efeito de Negativa. Isso quer dizer que existem, sim, dívidas com órgãos públicos, mas estas estão penhoradas judicialmente, ou suspensas temporariamente. 

CP

CP é a certidão positiva, o oposto do que vimos, já que ela comprova que existem dívidas ou processos pendentes com os órgãos públicos, e estas não estão nem suspensas e nem penhoradas judicialmente. 

É importante ressaltar que, como a CND é importante para a conclusão segura de negociações, você precisa quitar e regularizar todas as pendências registradas para que consiga realizar sua emissão.

Qual é a importância da certidão negativa para conseguir crédito?

Obter crédito significa dispor de recursos financeiros extras, disponibilizados por instituições financeiras que te ajudam a ter mais liquidez no negócio, mantendo um fluxo de caixa saudável.  

Aí entra a importância da emissão da Certidão Negativa de Débito. É através desse documento que você consegue dar continuidade a operação de concessão de crédito.

Agora, se você trabalha com vendas à prazo, pode ter interesse em fazer a antecipação dos seus recebíveis, através dos serviços oferecidos por uma factoring.  Além de mais simples, o processo é também mais barato do que solicitar um empréstimo em um banco, por exemplo.

Conclusão

Diz pra gente, você já sabia da importância da Certidão Negativa de Débito? E em quais tipos de operações ela poderia ser utilizada?

Se esse artigo te ajudou de alguma forma, te esperamos mais vezes aqui no Blog da Simples. Nossos conteúdos são exclusivos e têm o objetivo de esclarecer dúvidas e abordar assuntos complexos que podem alavancar ser importantes para alavancar seu negócio. 

A Simples atua é uma factoring que incentiva empresas através do fomento mercantil. Você pode adiantar títulos de crédito que sua empresa tem a receber de seus clientes, como boletos, cheques e duplicatas. Nossa equipe é especializada em entender sobre seu modelo de negócio, e oferecer a solução que melhor lhe atende..

Deixe um comentário