Você está visualizando atualmente Cheque pré-datado: quais são as vantagens?

Cheque pré-datado: quais são as vantagens?

O cheque pré-datado é uma forma de pagamento programada para acontecer em um dado específico, no futuro. É mesmo comparar, inclusive, com a mesma dinâmica do cartão de crédito, com a diferença de que você pode fazer a verificação e todos os registros podem escolher diferentes dados claros para que sejam desconectados, inclusive, para que eles sejam desconectados, da negociação. Ainda que muitas pessoas acreditem que o cheque deixou de ser usado, ele continua a movimentar milhões de reais todos os anos no Brasil. Principalmente para pequenos e médios empresários, o cheque pré-datado é uma ferramenta importante de estímulo às vendas.

Agora, se a sua atenção enquanto dono de um negócio é poder contar com esse dinheiro em “parcelas” que serão descontadas apenas mês a mês, isso não precisa ser um problema. O autofinanciamento através de uma antecipação de recebíveis é possível, e você recebe a vista, as vendas a prazo feitas com cheques, por exemplo. Mas calma que a gente te conta tudo isso na sequência.  

Como funciona o cheque pré-datado

Conforme no início, o cheque pré-datado é uma ordem de pagamento, e isso não se diferencia em nada dos outros tipos que não existem no mercado. No entanto, quem emite consegue determinar os dados em que o tomador descontá-lo no banco, isso para uma possibilidade deve pelo vendedor, claro. No geral, ele permite que você pague por um produto em uma ou mais vezes, sendo que essas parcelas começarão a contar em uma data futura, como em 30, 60 e 90 dias. Normalmente, quem estabelece as condições de prazo pré-datado do estabelecimento, mas não é significativo que seja importante.

Para o empresário, é muito importante que esses recebimentos, mesmo que futuros, sejam sempre registrados e controladores, assim você não se perde no meio de tantas e saídas. Essa é uma dica importante para manter o fluxo de caixa saudável . Afinal, como completar o cheque pré-datado?

A forma de preenchimento do cheque pré-datado é igual a forma de preenchimento de um cheque normal. 

Você deve incluir uma informação do tomador como o nome completo, o valor numérico e escrito por extenso, e se desejar cruzá-lo, basta fazer como “//” em um dos lados na parte da frente da folha. Depois das informações principais, na parte de baixo ou mesmo no verso da folha, o emissor adiciona (com letra legível) os dados futuros em que o cheque pode ser desconectado. 

Quais são as vantagens? 

O cheque pré-datado pode ter seu sistema comparado com o cartão de crédito, já que o comprador consegue realizar compras agora, esperando para pagar no futuro.   A diferença é que se a compra for realizada em mais de uma vez, é preciso preencher e registrar um cheque para cada “, adicionando às diferentes dados em que elas serão descontadas.  Para o cliente, comprar a prazo é um incentivo para O pagamento mais, já pode ter o produto agora, aceitam opções de prazo para pagar com um dinheiro que frente, por exemplo. conhecer bem sua clientela e fazer o acompanhamento de crédito. Assim você diminui o risco de inadimplência.

Uma outra vantagem, conforme comentamos no início deste artigo, está na antecipação de recebíveis feitas por factorings , como nós aqui da Simples . Você reúne suas vendas a prazo que realizou não apenas com cheques, mas através de boletos e duplicatas, e o Simples antecipa o dinheiro, que cai direto na sua conta. Posso cruzar ou verificar pré-datado?

É possível cruzar o cheque pré-datado, sim. Isso, inclusive, deixa a entrega mais segura, já que cruzar um cheque estabelece que quem o recebe deve sacá-lo em uma conta, ao invés de sacá-lo na boca do caixa.

Além disso, com o cheque cruzado é possível determinar os bancos que podem passar.

É possível suspender o cheque pré-datado 

Suspender um cheque, ou “sustá-lo” como também é muito conhecido, é uma medida de segurança para evitar que o cheque seja utilizado, mesmo depois de divulgado. O emissor pode suspender a possibilidade de roubo ou furto, desacordo comercial. Para sustentar a folha, é preciso entrar em contato com a agência e fornecer o número do cheque. Por isso é tão importante manter guardado o canhoto do talão, mesmo depois de a folha em si ter sido destacada. Cada agência pode solicitar documentos e informações diferentes para a operação. Mas no geral, essa suspensão costuma ser bastante simples. como diretrizes para emissão de cheques, pré-datados ou não, estão todas as pela Lei 7.357 .

Conclusão 

O que achou? Deu para tirar suas dúvidas sobre as vantagens e particularidades da verificação pré-datada? 

Se você estiver pensando em usá-lo como opção no seu negócio, esperamos ter te ajudado. De qualquer forma, é importante manter um controle próximo dos clientes que usam este formato, para evitar que você se confirme. Se você tiver interesse em mais conteúdos exclusivos sobre antecipação de recebíveis, educação financeira e dicas para manter as coisas em ordem, continue com a gente aqui no  Blog da Simples . E se ficou interessado em conhecer mais sobre as formas possíveis de antecipar seu prazo, a Simples tem uma equipe especializada em entender seu modelo de negócio e encontrar a melhor solução.  

Deixe um comentário