Você está visualizando atualmente Como conseguir Capital de Giro para clínicas de cirurgia plástica?

Como conseguir Capital de Giro para clínicas de cirurgia plástica?

  • Categoria do post:Finanças

Ter capital de giro é fundamental para o crescimento de qualquer tipo de negócio. Sem ele é complicado pagar colaboradores ou comprar materiais e equipamentos. Isso sem falar da necessidade de cobrir despesas como aluguel e contas fixas.

O capital de giro é a verba que a empresa tem para pagar suas contas de curto prazo. Quando falamos de capital de giro para clínicas de cirurgia plástica, os desafios são grandes. Na maioria das vezes, os tratamentos feitos pelos clientes são pagos parcelados. Há ainda o fato de o material cirúrgico ser caro. Além disso, a área exige constante desenvolvimento de procedimentos inovadores. Isso demanda pesquisa, estudo e cursos de especialização também caros.

Se você está iniciando sua clínica ou precisando descobrir formas de captar recursos, acompanhe nosso artigo. Apontaremos a partir de agora algumas maneiras de conseguir capital de giro.

 

Verba própria dos sócios

Empresas que estão iniciando suas operações geralmente dependem de aporte financeiro dos seus sócios. É uma forma de fugir de burocracias e conseguir um investimento rápido. Isso evita o pagamento de juros, como seria diante de um empréstimo ou financiamento.

Basta que o sócio responsável pelo aporte deixe claro como e quando será feita a restituição do aporte.

Essa é a maneira mais simples e óbvia de obter recursos para um negócio que está começando. Porém, sabemos que nem sempre há dinheiro na mão disponível para isso. Fora que descapitalizar os sócios, que estão justamente buscando alcançar lucro com seu empreendimento, pode não ser o desejo dos envolvidos.

 

Empréstimos bancários

Instituições financeiras como bancos oferecem um serviço de empréstimo específico para pessoas jurídicas. Após uma análise de crédito, muitas empresas são aprovadas para receber o dinheiro que precisam.

Esta, inclusive, é uma opção muito utilizada por empresas de todos os setores que buscam conseguir capital de giro.

Antes de optar por essa alternativa, é importante alguns cuidados. Pesquise entre os bancos sobre taxas, juros e multas. Não feche antes de saber o custo efetivo total do empréstimo e sem garantir que é o melhor negócio possível.

Seja realista e só assuma parcelas que conseguirá pagar. Do contrário, você estará assumindo um problema futuro, com acúmulo de taxas e juros sobre juros. Uma verdadeira “bola de neve”!

 

Conta garantida

Esta é mais uma modalidade de crédito oferecida pelos bancos. Se você conhece o cheque especial, esta é uma opção bem semelhante. A diferença é que, geralmente, as taxas são mais atrativas.

Trata-se de um crédito rotativo, em que o banco exige uma garantia de pagamento. Esta pode ser por meio de cheques ou, por exemplo, uma hipoteca. Não é difícil para pessoas jurídicas conseguirem capital de giro por meio da conta garantida. A questão é que, em muitos casos, há uma alta incidência de impostos na operação.

 

Antecipação de recebíveis

Esta modalidade tem se tornado cada vez mais conhecida entre empresários que desejam conseguir capital de giro. Especialmente, aqueles que buscam uma opção rápida. Esta consiste em receber de maneira antecipada um pagamento de cliente que só ocorreria depois de um prazo.

Clínicas de cirurgia plástica muitas vezes precisam oferecer pagamento parcelado ou a prazo. Com isso, pode ficar um bom volume de recebíveis futuros, mas pouco dinheiro em caixa para despesas de curto prazo.

Se você possui duplicatas e cheques pré-datados para receber a prazo, é uma ótima alternativa buscar uma Factoring e repassar esses créditos. Você transfere sua venda a prazo e recebe rapidamente o valor em dinheiro, mediante um desconto.

 

Renegociação de dívidas

Essa modalidade não garante dinheiro em mãos imediatamente, como a maioria das outras. Porém, é uma forma de reduzir os gastos do mês vigente e estender o prazo de parcelamentos.

A renegociação é, na verdade, das datas de pagamento de dívidas. As parcelas podem, inclusive, ter seu valor diminuído. A consequência é o aumento no número de parcelas.

Essa alternativa é para quem precisa que sobre um dinheiro para fechar as contas de um mês específico. Entretanto, se no mês seguinte a conta não bater novamente, é melhor buscar outra modalidade sugerida anteriormente.

Sabemos que sua área é a medicina e não finanças. Porém, para garantir o sucesso financeiro de sua clínica, é preciso atenção e cuidado. Preste atenção no fluxo de caixa da clínica, registrando e controlando suas entradas e saídas.

Isso inclui contas, como água, luz e internet, materiais, procedimentos, consultas, entre outros. Uma dica é possuir um sistema que automatize esse controle. Nele você poderá ter tudo documentado de maneira eficiente. A partir daí, é fácil conseguir relatórios e acompanhar onde é possível investir recursos e esforços. Ou, ainda, onde é preciso cortar gastos.

Agora você já sabe como é possível conseguir capital de giro para clínicas de cirurgia plástica. Se você gostou desse conteúdo, não vá embora ainda! Acreditamos que também poderá se interessar pelo artigo que revela 7 passos para um controle de fluxo de caixa eficiente.e 2022

Gostou do nosso artigo? Siga-nos no Facebook, Instagram e Linkedin para ver outras dicas que podem ajudar o seu negócio a crescer e ter um bom fluxo de caixa.

Deixe um comentário