Você está visualizando atualmente Como conseguir dinheiro para arcar com a folha de pagamento?

Como conseguir dinheiro para arcar com a folha de pagamento?

  • Categoria do post:Finanças

Já aconteceu em sua empresa de chegar o quinto dia útil e não haver dinheiro suficiente em caixa para arcar com a folha de pagamento de seus funcionários? Acredite, isso é mais comum do que você imagina. Muitos empreendedores, especialmente de PMEs (Pequenas e Médias Empresas), já precisaram lidar com essa situação. 

São muitos os motivos que podem levar uma empresa a não ter recurso suficiente para honrar com seus compromissos. Pode ser uma sazonalidade do mercado, o encerramento de um bom contrato ou qualquer outro tipo de imprevisto. 

Mas é preciso atenção com o dia de pagamento dos colaboradores. Isso porque o atraso pode implicar em multas e vários outros problemas. Alguns funcionários podem se sentir desmotivados e haver baixa na produtividade. Outros podem até mesmo mover processos judiciais contra a empresa. 

Para te ajudar a driblar esse momento, apresentamos algumas alternativas para conseguir dinheiro e pagar sua equipe em dia. Confira! 

Invista recursos próprios 

Sabemos que é imprescindível para a saúde financeira do empreendedor separar as contas e recursos pessoais dos empresariais. Entretanto, em um momento de emergência, essa pode ser a melhor saída. 

A vantagem de utilizar poupanças ou reservas pessoais no seu negócio é que você ficará isento de dívidas com outras pessoas. Vale até mesmo considerar a venda de um bem, como um veículo, para ter dinheiro em mãos. 

Suspender sua própria retirada mensal também é uma medida a ser considerada. Afinal, é justo priorizar o salário de seus colaboradores. Essa atitude pode até mesmo garantir mais credibilidade e confiança por parte dos funcionários.  

Recorra a familiares e amigos 

Todo mundo tem pessoas em seu ciclo familiar e de amizade que torcem pelo seu sucesso. Muitas delas talvez estejam dispostas a te socorrer em um momento de dificuldade. 

Pedir um empréstimo para uma pessoa de confiança pode ser uma saída. Afinal, ela levará em consideração sua situação atual e, provavelmente, não cobrará os juros que uma instituição financeira cobraria. 

Porém, é importante combinar claramente quando será feita a devolução do dinheiro. Programe-se para não prejudicar essa pessoa e honre com seu novo compromisso conforme acertado. 

Aumente a entrada de recursos 

Já pensou em recorrer aos seus próprios clientes para aumentar o dinheiro em caixa? Uma alternativa é criar ofertas e liquidações. Talvez seja possível fazer uma queima de estoque com produtos que já estão há muito tempo na prateleira. 

Também vale apressar o fechamento de contratos com aqueles clientes que solicitaram orçamento. Ofereça condições favoráveis para fechar em determinado prazo. Descontos para pagamento à vista também costumam atrair aqueles que estão em dúvida. 

Pode ser interessante até mesmo entrar em contato com clientes que compraram a prazo. Tente renegociar esses prazos oferecendo benefícios para quem pagar adiantado. 

Antecipe os seus recebíveis 

Outra forma de usar os recursos da própria empresa é antecipando a entrada de créditos futuros. Você pode repassar suas duplicatas ou cheques pré-datados para uma empresa de factoring e receber esses créditos à vista. 

Essa opção é bastante vantajosa e pouco burocrática. É uma excelente saída para quem precisa de dinheiro em mãos rapidamente. A operação é simples e apenas uma taxa é descontada. Não há cobrança de juros ou taxas posteriores. 

Você adianta o recebimento daquilo que já vendeu e fica livre de dívidas futuras. Também não fica refém de taxas de juros. 

Utilize linhas de crédito 

Em último caso, vale pesquisar as linhas de crédito disponíveis no mercado. Consulte as condições de empréstimos e financiamentos. É uma alternativa para encorpar o caixa de maneira rápida. 

Talvez seja interessante recorrer ao auxílio de um consultor financeiro. Ele poderá orientar sobre qual a melhor opção e como proceder.  

O mais importante nessa alternativa é buscar informação e pesquisar as melhores taxas. Mas é preciso cuidado para não acumular dívidas e no mês seguinte passar pelo mesmo problema com os vencimentos dos funcionários. 

Vale lembrar que essas alternativas são para momentos atípicos, em que, por algum imprevisto, o caixa não foi suficiente. Essa situação não pode se tornar recorrente. Para isso, é importante pensar em algumas ações para evitar que aconteça outras vezes. 

Uma opção é cortar gastos, buscando manter as despesas mais enxutas possível. Também é importante avaliar se as entradas não estão sendo suficientes. Nesse caso, é preciso rever as estratégias, reformular preços e buscar o aumento das vendas. 

Outra dica é criar uma reserva para possíveis emergências futuras. Vale criar uma poupança e reservar um valor fixo mensalmente para ela. Dessa forma, será possível cobrir os próximos imprevistos financeiros. 

E então? Gostou das dicas para conseguir arcar com a folha de pagamento e não passar aperto? Esperamos ajudar para que você não precise mais enfrentar situações assim. Não esqueça de deixar um comentário com sua opinião sobre o assunto. 

Deixe um comentário