Você está visualizando atualmente Desbancarização: é possível empreender sem os bancos?

Desbancarização: é possível empreender sem os bancos?

  • Categoria do post:Finanças

Altas taxas de juros e excesso de burocracia tem afastado empresários da procura por empréstimos e outras operações bancárias. A filosofia da desbancarização pode ajudar empresas a não depender mais dos bancos para manter ou alavancar o negócio.

Você sabia que, segundo o IBGE, 60 milhões de brasileiros acima dos 18 anos já não possuem conta em um banco e mesmo assim movimentam 665 bilhões de reais ao ano?

Isso representa mais da metade da população ativa economicamente, que é de 110 milhões de pessoas, e mostra uma tendência muito importante para os empreendedores ficarem de olho: o banco já não é mais a única alternativa de crédito para o consumidor!

Quando se fala de empresários, no entanto, as condições para simplesmente dizer adeus aos bancos não parecem ser tão simples assim. Afinal, como encontrar financiamentos, empréstimos e outras soluções financeiras para o seu negócio crescer, se não for com o velho e conhecido gerente do banco?

Seria possível conseguir crédito de modo mais simples e com taxas menores que a dos bancos?

Para alegria de todos os empreendedores, a resposta é sim!

Uma excelente alternativa para fugir dos bancos é recorrer as empresas de fomento mercantil, ou, como são mais conhecidas: Factoring. Essas empresas oferecem aos seus clientes o adiantamento de recebíveis, atividade que se caracteriza pela aquisição das contas que a empresa vai receber a curto, médio e longo prazo. Ou seja, toda venda que não é à vista pode ter o valor antecipado. Essas contas são transferidas para uma Factoring que paga o valor à vista, e as empresas já conseguem ter uma liquidez financeira imediata, sem ficarem presas nas amarras burocráticas dos bancos.

Nesse sentido, você pode antecipar recebíveis – como vendas a prazo ou parceladas – para ter mais recursos disponíveis em caixa, pagando taxas menores das que você pagaria aos bancos. Além disso, ganha tempo e praticidade, obtendo inúmeras vantagens que um fluxo de caixa forte pode trazer ao seu negócio.

Vamos destacar e exemplificar algumas dessas vantagens para você entender um pouco melhor como esse conceito tão simples pode revolucionar o modo como você lida com o crédito na sua empresa.

Pague funcionários e fornecedores em dia

Se você olhar somente para o dinheiro que entra no seu caixa, sem se atentar para os gastos que vêm logo a seguir, um pico nas vendas ou um adiantamento de um cliente pode dar a falsa impressão de que está sobrando recursos e a empresa está indo melhor do que de fato está.

É por isso que entender bem o fluxo de caixa de sua empresa, a fim de ter dinheiro sempre disponível, é fundamental para a saúde financeira do seu negócio.

As vantagens são muitas. Entre elas podemos destacar:

  • Pagar seus colaboradores sempre em dia, garantindo o engajamento deles.
  • Poder de negociação com seus fornecedores, não atrasando (ou podendo até adiantar) o pagamento para aquisição de matérias-primas;
  • Pagar seus impostos na data certa, evitando dor de cabeça e multas por atraso.

Aumente sua capacidade de investimentos

Uma vez que você terá disponível em caixa o valor quase integral das vendas realizadas a prazo, você terá mais dinheiro disponível para fazer sua empresa crescer do jeito que você idealizou!

Seja para ter mais poder de barganha em uma negociação ou alocar recursos para áreas essenciais do seu negócio – como reformas do espaço físico e melhorias no produto ou serviço – contar com a desbancarização pode significar vantagem competitiva para sua organização.

Você terá a visão mais clara das suas despesas, evitando perdas e poderá fazer um planejamento financeiro muito mais assertivo, de modo que sua empresa tenha capacidade de fazer previsões e projetar cenários de modo mais seguro e fiel à realidade.

Diga adeus aos juros abusivos

Imagine que você precisa pegar 10 mil reais emprestados para ter o capital de giro necessário para garantir sua operação nos próximos meses.

Já parou pra pensar no quanto você pagaria de juros se fizesse essa operação em um banco?

Ao pagar o valor de R$ 10.000,00 em 12 parcelas iguais, a uma taxa de 8% ao mês (taxa média do mercado), ao final do período de 1 ano, você terá pago ao banco o montante de R$ 25.181,70. Isso mesmo: mais de 15 mil reais só de juros!

Não é à toa que os bancos batem recorde de lucro ano após ano no Brasil.

 

Você não quer que sua empresa também se torne refém desse sistema, não é mesmo?

Por isso que o fomento mercantil é uma alternativa muito eficaz para evitar a sobrecarga de juros abusivos. A desbancarização tem se tornado um fenômeno entre as empresas do país.

Para entender melhor como dizer adeus aos empréstimos e financiamentos com os bancos, a Simples Antecipação de Recebíveis conta com uma equipe de consultores especializados para te guiar no processo de desbancarização e de descoberta de um novo mundo de oportunidades.

Vamos bater um papo sobre isso? Aguardamos o seu contato!

Siga-nos no Facebook, Instagram e Linkedin para ver outras dicas que podem ajudar o seu negócio a crescer e ter um bom fluxo de caixa.

Deixe um comentário