A antecipação de recebíveis em factorings, mesmo sendo uma prática considerada menos burocrática que a realizada em bancos, também está sujeita a uma análise de crédito.
Não é porque o processo é mais rápido e simples, que todos os empresários podem ter os seus recebíveis antecipados. Há determinados aspectos que as factorings consideram antes de conceder os créditos, para reduzir o risco de inadimplência.
Você sabe como funciona essa análise de crédito? Continue lendo para se prevenir e não ter o seu pedido de antecipação negado.
4 aspectos que as factorings consideram na análise de crédito
1. Histórico comercial e pessoal
Um dos primeiros aspectos a serem analisados para conceder a antecipação de recebíveis a uma empresa é o seu histórico comercial. É avaliado se a documentação do negócio está regularizada, qual o seu patrimônio, histórico do fluxo de caixa e a contabilidade em geral.
Também considera-se o histórico pessoal dos sócios da empresa, como a existência de processos, penhores, falência, e até mesmo o histórico profissional, que dirá muito sobre a capacidade do gestor administrar corretamente o setor financeiro do negócio.
2. Pendências financeiras
A verificação de pendências judiciais com fornecedores ou até mesmo o atraso no pagamento de impostos são fatores que podem bloquear a operação de antecipação de recebíveis.
Se uma empresa está em dívida com outras organizações, como ela poderá honrar seu compromisso com a factoring, mesmo sendo essa a responsabilidade inicial de seus clientes? Por isso é necessário ter a contabilidade do negócio bem organizada, evitando atrasos nos pagamentos que podem comprometer a empresa a curto, médio e longo prazo.
3. Verificação da existência do crédito
Um dos maiores riscos que as empresas que oferecem o serviço de antecipação de recebíveis corre é a compra de crédito sem a existência de ativos junto à empresa cedente, o que pode comprometer o capital da factoring.
Por isso, é realizada uma análise criteriosa para checar a veracidade e integridade desses ativos por meio de dados financeiros disponibilizados pela empresa, diminuindo os riscos de golpe ou inadimplência.
4. Avaliação de dados do sacados
A factoring, além de analisar criteriosamente os dados cadastrais do negócio e de seus sócios, também realiza uma avaliação sobre os dados dos clientes que fizeram os pagamentos parcelados.
É observado o histórico do cliente junto ao Serviço de Proteção ao Crédito, e até mesmo se ele se encontra realizando pagamentos de duplicatas e cheques que se comprometeu com outras organizações.
Pela forma bem específica de trabalhar, visando o fomento mercantil de pequenos e médios negócios, as factorings enfrentam grandes desafios que podem colocar em risco o seu capital. Por isso precisam tomar precauções evitando grandes prejuízos.
O objetivo dessa análise de crédito é, justamente, diminuir esses riscos de inadimplência, estabelecendo graus confiáveis para conceder a antecipação de recebíveis às empresas.
Se ainda ficou com alguma dúvida sobre como funciona a análise de crédito em uma factoring, deixe seu comentário. Será um prazer te mostrar como o nosso serviço de antecipação de recebíveis é SIMPLES e prático!