No momento, você está visualizando Factoring: você deve ter orgulho de usar

Factoring: você deve ter orgulho de usar

A antecipação de recebíveis, serviço prestado pelas empresas de factoring, tem se tornado cada vez mais popular. 

Apesar disso, alguns empreendedores ainda têm receio de usar esse recurso como alternativa financeira para seu negócio. 

Alguns chegam a sentir vergonha de usar, como se a opção fosse um atestado de que seu empreendimento está com problemas financeiros. A verdade é que, antecipar o recebimento das vendas feitas a prazo, pode ser uma ótima oportunidade de equilibrar o caixa da empresa. 

Isso não tem nada a ver com fracasso. Pelo contrário, é uma estratégia inteligente de vender a prazo e receber o dinheiro à vista. 

Quando utilizado de forma correta, o serviço de factoring é um ótimo aliado na gestão dos recebíveis de uma empresa. Ele pode, inclusive, trazer vários benefícios ao seu negócio.  

Se você ainda tem dúvida se vale realmente a pena usar esse recurso, continue lendo e entenda quais os aspectos positivos da operação. Você verá que não existe motivo de vergonha para seu negócio utilizar dessa estratégia. Confira o que sua empresa terá ao ter uma factoring como parceira. 

Dinheiro em mãos  

A antecipação de recebíveis é uma operação rápida. Isso quer dizer que aquele dinheiro que demoraria 30 dias (ou mais) para cair em seu caixa, pode entrar de um dia para o outro.  

Diante de uma venda a prazo, o recurso já é seu. Com o fomento comercial, ele apenas será pago de maneira antecipada.  

Terceirização da cobrança 

Ao repassar para a factoring suas duplicatas e cheques pré-datados, você transfere também a responsabilidade da cobrança. A partir daí, profissionais especialistas em cobrança assumirão o trabalho. 

A grande vantagem disso é que sua equipe fica isenta de se ocupar com as “contas a receber” e pode se dedicar a outras tarefas. 

Agilidade no processo  

A contratação de um empréstimo e de outros serviços financeiros envolvem uma série de exigências burocráticas. São diversas verificações de crédito e necessidade de garantias para se qualificar e conseguir o dinheiro. 

Já na antecipação de recebíveis, o processo geralmente é simples e rápido. A operação é aprovada rapidamente, especialmente quando você já é cliente de uma empresa de factoring. 

Controle da situação 

Algumas instituições que fazem empréstimos ou financiamentos exigem explicações sobre como os recursos serão gastos. As empresas de factoring não cobram satisfação de seus clientes. 

Ao antecipar seus recebíveis, você não terá ninguém controlando seus passos. Não há requisitos para compra de equipamentos ou outros ativos. A factoring apenas adianta o recebimento de uma verba que já é sua. A partir daí, você decide o que fazer com ela. 

Melhores negociações 

Com um melhor fluxo de caixa e dinheiro em mãos, aumentam suas chances de boas negociações com fornecedores. Muitos deles oferecem descontos para pagamento à vista. Há ainda os descontos para compras em maior volume. 

Ao antecipar seus recebíveis, você terá condições de aproveitar essas oportunidades. A economia provinda dos descontos certamente afetará os lucros de seu negócio. 

Flexibilidade 

Como já dito, o processo adotado pelas empresas de factoring é consideravelmente menos burocrático. O primeiro ponto é que não há assinatura de contratos de longo prazo. Além disso, geralmente não há limites mínimos ou máximos para fazer esse tipo de operação. 

Depois de fechar negócio e descontar a taxa referente à operação, não há mais nada a ser pago à empresa escolhida. Você não fica preso a taxas futuras e acúmulo de juros. 

Respaldo legal 

As operações realizadas pelas empresas de factoring encontram respaldo no Código Civil e no Código Comercial. Por causa disso, podem ser consideradas perfeitamente legais e seguras. 

Já faz alguns anos que a Anfac (Associação Nacional de Factoring) encaminhou um projeto de lei ao Congresso Nacional. Com ele, busca a criação de uma legislação específica para as empresas de fomento mercantil. O projeto de lei ainda se encontra em tramitação no Congresso, para posterior votação na Câmara. 

Enquanto isso, as empresas continuam tomando por base o que consta na legislação, como a Lei nº 9.613/98 e a Medida Provisória nº 1820/99. 

Ausência de dívidas 

Ao fazer um empréstimo bancário, você automaticamente cria uma dívida para sua empresa. Você utiliza recursos emprestados e, à medida que vai pagando, são cobrados juros que se acumulam. 

A operação de factoring não é uma dívida. Você apenas adianta o pagamento de uma venda que já fez e receberia após um período. A taxa é descontada na contratação e não são cobrados pagamentos posteriores. 

Como deu para notar, são diversos os benefícios que a antecipação de recebíveis podem gerar para seu negócio. E nenhum deles é motivo para vergonha, certo? 

A utilização do serviço de uma factoring não é sinal de fraqueza ou de que sua empresa está com problemas. Trata-se de uma boa estratégia e um recurso financeiro que pode proporcionar ótimos resultados. 

Agora que você sabe de tudo isso, acreditamos que já tem motivos suficientes para começar a antecipar seus recebíveis. Para se tornar nosso cliente, é simples. Basta fazer o seu cadastro! 

Deixe um comentário