Você está visualizando atualmente Cheque Cruzado: quando usar e quais as diferenças?

Cheque Cruzado: quando usar e quais as diferenças?

Talvez você esteja aí pensando que os cheques andam em queda no Brasil, e de fato houve uma diminuição no uso das folhinhas, mas ainda são mais de 215 milhões de reais descontados todos os anos. Continua sendo um número a ser considerado.

Você enquanto empresário de um negócio ou responsável pelas finanças de um, sabe que oferecer diversas formas de pagamento ao cliente é também estimular as vendas e melhorar a experiência de compra.

Entre alguns formatos de cheques conhecidos, o cruzado é o assunto deste artigo, e vamos te falar um pouco mais desta forma de garantir mais segurança a sua negociação. 

O que é cheque cruzado?  

Não importa de que tipo de cheque estejamos falando. Eles têm sempre a mesma função: serem ordens de pagamento.

Ao receber um cheque na sua empresa – desde que preenchido corretamente – o seu cliente estará assumindo a responsabilidade pela dívida, e com aquela ordem, garantindo que você pode usar o cheque para descontar e receber o dinheiro pela compra.

Com o cheque cruzado, o pagamento recebe um ponto de segurança a mais. De acordo com a Lei 7.357, Art. 44, ambas as partes podem cruzar o cheque com duas linhas paralelas feitas na parte de cima e da frente da folha.

Cruzar um cheque significa garantir mais segurança à ordem de pagamento, mas é preciso um pouco de atenção nesse caso. Depois que as linhas paralelas são marcadas, o cheque não pode mais ser anulado como “cruzado”. Por isso, o que clientes e empresários costumam fazer, é deixar para cruzar no último momento, assim eles tem a certeza do que estão fazendo.  

Por que cruzar o cheque?  

Basicamente, cruzar um cheque significa que ele só poderá ser depositado, e jamais descontado na boca do caixa.

Isso significa que se você pretende usar o cheque para recebê-lo em dinheiro vivo, levando-o até o banco, ele não poderá ser cruzado. Ainda sobre isso, algumas lojas costumam aceitar que os cheques sejam descontados ali mesmo, desde que, claro, não estejam cruzados.

Caso a folha seja roubada ou furtada, por exemplo, a chance de o cheque ser sustado é maior, já que costuma levar um dia útil para que o cheque descontado tenha o valor depositado em conta. Caso o cheque seja de um banco, mas a compensação realizada em outro, com valor superior a R$ 300,00, pode levar até dois dias úteis para o valor cair..  

Diferença do cheque normal para um cheque cruzado?  

Um cheque normal pode ser sacado no caixa, desde que não esteja nomeado a ninguém, e isso pode comprometer a segurança.

Por outro lado, o cheque cruzado só pode ser depositado, permitindo o cancelamento com mais tranquilidade.  

Como cruzar um cheque  

Agora que você já sabe para que serve o cruzamento de um cheque, e que para fazê-lo basta traçar linhas paralelas na parte da frente da folha, está na hora de falarmos sobre formas diferentes de fazer isso, mas não se preocupe. 

Mesmo parecendo muitos detalhes, depois que você entende pra que serve, fica tudo mais simples.  

Cruzamento em branco  

Cruzar em branco é provavelmente a forma mais utilizada, e é também o jeito simples, conforme falamos no começo deste conteúdo.

 Ao cruzar o cheque normalmente, o cliente garante que você só terá acesso ao dinheiro caso faça o seu depósito em conta. 

Cruzamento em preto 

Cruzar em preto significa que, além de você ser apenas capaz de depositar o cheque, também será indicado a instituição bancária onde ele deverá ser depositado.

Quando alguém lhe emite um cheque cruzado em preto, você vai perceber que a instituição estará escrita entre as linhas. Pode dar um pouco mais de trabalho, mas a depender do valor a da transação que está sendo realizada, a segurança é maior ainda, caso alguma coisa aconteça.

Um cheque pode ser cruzado e nominal?  

Se você recebe um cheque cruzado, já sabe o que fazer, mas também deve imaginar que se os seus dados ou o da sua empresa não estão na folha, significa que qualquer um pode depositá-lo, certo?

Nesse caso, quando você sabe que será você mesmo quem fará esse depósito, ou mesmo um procurador e responsável pela conta bancária do seu negócio, pode pedir que o cheque também seja nominal.

Um cheque nominal deve conter nome completo, telefone de contato e um documento de identificação, como RG ou CNPJ.

Dessa forma, além de o cheque poder apenas ser descontado, ele só poderá ser feito pela pessoa ou empresa que tiver seus dados inseridos.  

Conclusão

Mesmo com o avanço da tecnologia e a chegada de novos meios de pagamento, o cheque continua sendo uma realidade para empresas de diversos tamanhos e segmentos. Então, é sempre importante entender de que forma tornar suas transações mais seguras.

Uma outra coisa legal de saber é que se sua empresa vende a prazo, os valores dos cheques pré-datados podem ser adiantados. O nome dessa operação é antecipação de recebíveis, e é feita por empresas como a nossa, conhecidas como factorings.

A Simples antecipa para o seu negócio não apenas os cheques, mas também os boletos e as duplicatas, o que pode ser uma ajuda para você que estava esperando receber esse dinheiro apenas no futuro.

Vem conhecer a gente! Além da equipe especializada em entender o seu negócio e te ajudar a encontrar boas soluções para ele, nós fazemos a antecipação de recebíveis, como ela tem que ser: Simples e pronto.

Deixe um comentário