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O que é inadimplência e como ele afeta sua empresa?

  • Categoria do post:Finanças

Que tal falarmos sobre um dos assuntos financeiros mais temidos pelo brasileiro, seja ele empresário ou não? Pode ser delicado tocar nesse ponto, mas nosso objetivo é te ajudar a entender exatamente o que significa a inadimplência, e como ela pode prejudicar o seu negócio.

Segundo dados do Serasa, mais de 5,3 milhões de micro e pequenas empresas fecharam o ano de 2021 com algum nível de endividamento.

Claro que aqui estamos falando sobre a inadimplência das empresas, mas é preciso também considerar a dos seus clientes. Afinal de contas, uma carteira de clientes inadimplentes acaba afetando o final da cadeia. Pode ser o começo de uma bola de neve que facilmente desestabiliza o capital de giro do seu negócio.

Pensando nisso, esse artigo será exclusivo sobre a inadimplência: como calculá-la, como preveni-la e algumas dicas que podem auxiliar o cotidiano das empresas. 

O que é inadimplência?

O conceito de inadimplência é bastante simples, e você provavelmente já tem isso na ponta da língua. Quando seu cliente faz uma compra a prazo e parcelada, por exemplo, e em algum momento deixa de pagar um dos boletos dentro do prazo negociado, ela estará inadimplente com a sua empresa.

 O mesmo acontece, claro, quando a mesma empresa deixa de pagar um fornecedor ou um imposto. Mesmo que esse conceito seja bastante simples, a dificuldade está em evitar esse cenário.

A inadimplência pode surgir dentro ou fora do seu negócio e essa é, muitas vezes, uma situação complicada de ser determinada. Quando você tem clientes que atrasam pagamentos, por qualquer motivo que seja, você tem um fator externo. Quando sua empresa não costuma controlar entradas e saídas através de um bom fluxo de caixa, então aí teremos um fator interno.

Acontece que em muitas situações, esses dois fatores estão interligados, como quando esses mesmos clientes inadimplentes não recebem um incentivo para pagamento, como programas de renegociação de dívida, que falaremos na sequência. Aí nesse caso o fator é externo, mas poderia ser amenizado através de uma iniciativa interna.

Identificar todos os fatores que levam a inadimplência, pode ser decisivo para que você determine medidas que te ajudem a sair do prejuízo.

 

Como a inadimplência pode afetar a empresa?

Com o que falamos até aqui, já conseguimos perceber que você e o seu negócio podem ser bastante afetados pela inadimplência. As principais relações afetadas são: 

A relação com o fluxo de caixa 

Para ter um fluxo de caixa positivo, suas entradas devem ser maiores que as saídas, certo? Isso significa que os pagamentos de seus clientes devem superar os seus gastos para manter o negócio girando, incluindo seus investimentos planejados.

Quando suas vendas não são pagas dentro do prazo combinado, isso desequilibra seu planejamento financeiro e suas contas começam a atrasar. Essas contas, inclusive, podem significar a compra de matéria prima para novas vendas. Lembra que falamos que a inadimplência pode começar um ciclo difícil de romper? Um fluxo de caixa bem controlado, também te ajuda a identificar onde estão os buracos que impedem sua empresa de alavancar, ou ao menos de planejar corte de gastos.  

A relação com o seu público interno  

O que fazer quando a inadimplência começa a prejudicar o pagamento das contas? O quadro de funcionários é um ponto importante nesse processo. Não ter dinheiro para remunerar a equipe, desgasta a relação, e pode afetar diretamente a qualidade da sua produção.  

A relação com o seus clientes  

Se você realiza uma venda, espera e planeja de que forma o pagamento pelo produto será utilizado. Isso faz parte do processo natural do comércio e da indústria. No entanto, crises econômicas surgem a todo o momento, e a parte mais fraca dessa engrenagem, o cliente, é o primeiro a sentir seus efeitos.

Quando eles deixam de pagar seus boletos, ou os cheques compensados voltam sem fundo e você não tem um programa de renegociação ativo, isso pode prejudicar a relação que você tem com sua carteira.

 Não adotar uma política de multas e juros acessíveis, com cobranças amigáveis, pode fazer com que seus clientes permitam que as dívidas continuem abertas por mais tempo, ou simplesmente não retornam quando as coisas ficam melhores.  

A relação com a liquidez  

Liquidez significa ter dinheiro para pagamentos de curto prazo. Quando a inadimplência impede que isso aconteça, prejudica o investimento para o crescimento do seu negócio. Quanto mais você crescer, mais será capaz de produzir e vender.

 A relação com as altas taxas de juros

É natural procurar todas as formas possíveis para manter um balanço patrimonial saudável e a vida longa da sua empresa.

 No entanto, se não existe dinheiro previsto para a quitação de dívidas, você pode se ver sem saída, e então começa a recorrer a crédito com juros altos, como cartão de crédito e cheque especial, que foram criados para situações de emergência, mas também de curto prazo.

Permitir que esses juros corram sem controle faz a bola de neve aumentar e sua situação financeira fica mais difícil.    

 

A partir de qual prazo podemos considerar inadimplência? 

Em teoria, uma fatura com mais de 5 dias de atraso já pode ser considerada inadimplência. No entanto, é comum para o setor varejista, principalmente, considerar inadimplência os pagamento pendentes com mais de 90 dias, e menos de 180.

Esses prazos são utilizados para o cálculo do índice de inadimplência, que veremos na sequência. 

Como calcular a inadimplência? 

O índice de inadimplência serve para calcular o percentual de inadimplência que você pode ter em seu negócio, baseado no histórico de vendas. Para

facilitar o entendimento, veja esse exemplo: 

Uma loja de calçados receberia em 90 dias, um total de R$20.000,00. Ao final do período, alguns boletos deixaram de ser quitados, e essa loja teve um prejuízo de R$3.500,00. Para a loja determinar o seu índice de inadimplência nestes 3 meses, a fórmula é a seguinte:

TI = T90 / TT

  • TI: Índice de inadimplência
  • T90: Inadimplência dentro do período escolhido
  • TT: Valor que deveria ser recebido no período

Se aplicarmos a fórmula:

  • TI = 3.500 / 20.000
  • TI = 0,175

Ao multiplicar o resultado por 100, chegamos a um índice de inadimplência de 17,5% para o trimestre de vendas da loja de calçados.

Este índice pode ser trabalhado para outros períodos, e comparado também. Assim fica mais fácil compreender se a inadimplência da sua empresa cresce ou diminui.  

Afinal, é possível evitar a inadimplência através da antecipação de recebíveis? 

A antecipação de recebíveis é cada vez mais uma aliada na vida de empresários pelo Brasil.

Se você vende a prazo e está acostumado a planejar o recebimento das faturas dos seus clientes mês a mês, às vezes é importante poder contar com esse dinheiro à vista.

Além da antecipação ser capaz de ajudar você em situações onde é preciso equilibrar o fluxo de caixa, ela também permite quitar dívidas com mais rapidez, evitando que a empresa fique inadimplente.

Se você ainda não conhece esse tipo de serviço, a gente pode te ajudar. A Simples é uma factoring especializada em antecipação de cheques, boletos e duplicatas. Nossa equipe entende melhor o seu modelo de negócio, e então auxilia sua empresa com a melhor solução.   

Conclusão

A inadimplência é o pior cenário que uma empresa em atuação pode enfrentar, mas sabemos também da importância de entender como ela funciona, para que seja possível evitá-la. Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a esclarecer tudo isso.

Agora que você sabe o que é um índice de inadimplência, não esqueça de mantê-lo sempre associado ao seu controle financeiro. Você vai ver que será mais fácil identificar possíveis melhorias no processo de vendas e recebimentos.

E por último, se você ainda não conhece o Blog da Simples, volte mais vezes. Os nossos conteúdos são exclusivos e vão desde antecipação de recebíveis até dicas para alavancar suas vendas e manter seu capital de giro saudável. Para nós, educação financeira tem que ser assim: simples e ponto.

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