Se você trabalha com vendas a prazo ou pagamento parcelado, provavelmente já considerou a ideia de antecipar um recebível. Certo? O que pode gerar alguma insegurança é saber exatamente qual o melhor momento para fazer isso.
Talvez você se pergunte se deve fazer sempre ou só em algumas ocasiões. Também pode se questionar qual a situação ideal e o que se deve avaliar antes de solicitar uma antecipação.
Vale lembrar que este é um recurso estratégico para quando a empresa precisa de dinheiro em caixa. Seja para solucionar um problema, quitar uma dívida ou fazer um investimento.
Uma boa saída para não haver diminuição no lucro e acúmulo de prejuízos, é planejar antecipadamente e agregar os custos da antecipação nos seus preços.
Se sua dúvida é sobre o tempo certo para fazer a antecipação, continue lendo e entenda algumas situações em que o recurso é a melhor opção.
Quando surge um imprevisto
Todo empreendedor está sujeito a imprevistos que demandam recurso financeiro imediato. Pode ser, por exemplo, um problema em algum equipamento. A necessidade de manutenção ou troca de um maquinário é uma urgência que não dá para adiar. Afinal, esse problema pode resultar em baixa na produção e consequentemente um prejuízo maior.
A demissão não planejada de um colaborador também é um imprevisto que pode comprometer o caixa da empresa. Em muitos casos, o gestor opta por pagar suas despesas e entrar no cheque especial. Entretanto, as taxas de juros geralmente são altas e o negócio pode ficar ainda mais prejudicado.
Enfim, são várias situações que podem te pegar desprevenido. Assim sendo, diante de um imprevisto financeiro, a antecipação de recebíveis é altamente recomendada.
Essa é uma forma de ter dinheiro em mãos rapidamente, por meio do pagamento de uma taxa única pela operação. Desse modo, o prejuízo momentâneo ocasionado por um imprevisto, não se torna uma bola de neve, acumulando problemas.
Diante da cobrança de juros
Mesmo com planejamento, pode acontecer de um compromisso financeiro vencer em uma data em que seu caixa não consegue cobrir. Em muitos casos, um dia de atraso é o suficiente para a cobrança de juros e multa muito altos.
Além disso, atrasar um pagamento pode comprometer seu relacionamento com os fornecedores. Quando há quebra de confiança, você pode perder diversos benefícios.
Podemos dizer então que essa é mais uma situação em que vale a pena antecipar um recebível. A taxa de desconto da operação provavelmente terá um custo menor do que os juros por atraso ou não pagamento de uma dívida.
Portanto, diante da possibilidade de evitar juros, o momento é adequado para optar pela ajuda de uma factoring.
A antecipação garantirá que suas dívidas sejam pagas em dia sem acumular uma nova dívida, como no caso de um empréstimo ou financiamento.
Diante de boas oportunidades
Uma forma de ampliar a lucratividade de sua empresa é aproveitando as ofertas e promoções feitas pelos fornecedores. E uma condição geralmente exigida para preços mais baixos é o pagamento à vista.
Diante da possibilidade de descontos, é fundamental aproveitar boas oportunidades de negociação. Especialmente ao se tratar de produtos/matéria-prima que sua empresa utiliza em grande volume.
No momento que você precisa de dinheiro rápido para aproveitar uma oferta assim, a antecipação de recebíveis é uma ótima solução. Além disso, se o desconto oferecido pelo fornecedor for realmente bom, ele certamente cobrirá a taxa da operação com a empresa de fomento mercantil.
Para aumentar seu estoque pagando menos ou para ampliar sua lucratividade em cima de produtos muito procurados, não hesite. Antecipar um recebível nesse caso é uma decisão inteligente e estratégica para seu negócio.
Podemos concluir então que o momento ideal para a antecipação de recebíveis envolve o tempo certo e a situação favorável. O tempo pode ser uma emergência ou a necessidade de dinheiro rápido.
O processo com uma empresa de factoring é menos burocrático do que as outras linhas de crédito. A operação é rápida e, em muitos casos, você tem o dinheiro em mãos de um dia para o outro.
Vale lembrar que a antecipação de recebíveis diz respeito a utilizar um recurso que já é da empresa. Estamos falando de vendas e contratações que já foram feitas. O ponto é que no caso de venda a prazo ou parcelamento, esse recurso que já é seu demoraria a entrar no caixa. Com o fomento mercantil você recebe à vista o que vendeu a prazo.
Agora você já sabe qual é o momento ideal para antecipar um recebível. Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse tipo de operação, entre em contato conosco. Será um prazer atender você e mostrar como o processo é simples e fácil.
Gostou do texto? Siga-nos no Facebook, Instagram e Linkedin para ver outras dicas que podem ajudar o seu negócio a crescer e ter um bom fluxo de caixa.