Você está visualizando atualmente Taxas abusivas de bancos: 05 dicas fundamentais para se livrar delas

Taxas abusivas de bancos: 05 dicas fundamentais para se livrar delas

  • Categoria do post:Finanças

Pequenos e médios empreendedores lidam com dificuldades diárias para manter o fluxo de caixa positivo, principalmente com tantos impostos, taxas, fornecedores e funcionários para pagar.

Nos períodos em que as contas apertam, seja pela sazonalidade das vendas ou pelo preço da matéria prima, a saída que muitas empresas encontram para cumprir com as responsabilidades financeiras e manter o negócio funcionando é aderir aos empréstimos ou até mesmo entrar no cheque especial.

Essas operações, sujeitas a taxas abusivas, acabam fazendo com que as dívidas aumentem e a saúde financeira do negócio fique comprometida. Para que isso não aconteça com a sua empresa, vamos te dar 5 dicas para fugir das taxas de bancos e garantir o seu sucesso no mercado. Acompanhe a seguir:

 

1. Fazer um planejamento financeiro

Ter um planejamento financeiro e gerir o seu negócio é fundamental para não se submeter às altas taxas de bancos com empréstimos e cheque especial.

Nesse planejamento você poderá definir as suas metas, projetos, investimentos, e principalmente, acompanhar as suas despesas, receitas e o que pode estar deixando o seu fluxo de caixa comprometido.

Dessa forma, você terá uma visão estratégica mais clara, podendo cortar gastos, investir com mais segurança ou até mesmo fazer correções em sua gestão que podem estar prejudicando a saúde financeira do negócio.

 

2. Tenha atenção quanto à sazonalidade do negócio.

Em todo negócio existem períodos em que as vendas são mais altas, que representam uma oportunidade para você lucrar, ou que elas são mais baixas, que é o momento de ter muita atenção e organização para não ficar no vermelho.

Por isso, faça uma análise de mercado e até mesmo sobre suas vendas, para observar uma possível sazonalidade. Assim, você pode se prevenir, evitando gastos excessivos e compra de matéria prima a mais, mantendo o fluxo de caixa equilibrado, sem a necessidade de recorrer a empréstimos.

Além disso, há a sazonalidade de sua matéria prima, que dependendo do produto, pode variar de preço em determinadas épocas. Esteja atento também a este fato para se planejar e não entrar em dívidas.

 

3. Evite dívidas

Por mais que o seu negócio esteja em pleno crescimento, é preciso ser cauteloso para evitar dívidas. Você pode se empolgar e querer investir em algo novo, contratar mais funcionários ou até mesmo aproveitar promoções de seus fornecedores.

Mas é necessário analisar se esses gastos realmente serão benéficos para a sua empresa, gerando mais vendas e lucro, ou se vão te deixar com mais dívidas. Por isso, observe a sazonalidade e o seu planejamento para não se precipitar e entrar no cheque especial ou pegar empréstimos, pagando taxas de juros altíssimas.

 

4. Tenha conhecimento de gestão de negócios

Você pode ter muita disposição e vontade para tocar a sua empresa, mas se não tiver pelo menos um conhecimento básico na gestão de negócios, ela não irá pra frente.

Aprender com os erros não é uma questão muito bem vista no mundo do empreendedorismo, já que pequenos erros podem comprometer a continuidade do negócio e até mesmo as suas finanças pessoais.

Por isso, procure cursos sobre o tema, contrate uma consultoria e até mesmo pegue dicas com quem já está tendo sucesso na gestão do próprio negócio, para evitar que o seu caixa fique no vermelho e você tenha que pagar taxas abusivas para salvar a sua empresa.

 

5. Adiante os seus recebíveis

O adiantamento de recebíveis é uma opção mais vantajosa do que os empréstimos e que pode te ajudar em momentos de problemas financeiros ou até mesmo quando surgir uma boa oportunidade de investimento.

A Simples Antecipação de Recebíveis se destaca por ser menos burocrática que os bancos, com taxas bem mais baixas.

Na verdade, não existem taxas de juros na Simples. Há uma pequena taxa para que a operação seja realizada e as empresas recebam à vista os títulos que seus clientes irão pagar a prazo (cheques pré-datados ou duplicatas). Não é um empréstimo, se trata de um autofinanciamento, já que o dinheiro antecipado é da sua empresa e não de terceiros, como bancos.

Seguindo essas 5 dicas, temos a certeza de que você terá um controle mais eficaz sobre as finanças de sua empresa, e poderá ficar livre das taxas abusivas de bancos, não comprometendo o sucesso e crescimento da sua empresa.

Gostou do nosso artigo? Siga-nos no Facebook, Instagram e Linkedin para ver outras dicas que podem ajudar o seu negócio a crescer e ter um bom fluxo de caixa.

Deixe um comentário