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B2C: O que significa e como funciona?

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Se você circula pelo universo do empreendedorismo, com certeza já ouviu falar em B2C, a sigla para a expressão inglesa Business to Consumer.

Aliás, pode ser até que você tenha um negócio B2C, mesmo que não saiba exatamente o que esse termo significa. É que, apesar do nome complicado, esse modelo de negócio é super comum e facilita a vida de milhões de brasileiros todos os dias. 

Se você quer que sua empresa continue crescendo, é importante entender o que caracteriza esse tipo de empreendimento e como conduzi-lo da melhor forma. Por isso, fizemos um conteúdo especialmente pensado para te ajudar a desvendar o B2C. Basta continuar a leitura para descobrir mais!

O que é B2C?

Como comentamos ali em cima, B2C significa Business to Consumer, o que poderia ser traduzido como “negócio para o consumidor”. Em português, o conceito já fica mais intuitivo, não é mesmo? 

Resumidamente, empresas B2C são aquelas que têm produtos ou serviços voltados para o consumidor final. Ou seja, estamos falando de negócios que são popularmente conhecidos por integrar a categoria do varejo: supermercados, lojas de shopping, lanchonetes etc. Nos últimos anos, os e-commerces (lojas virtuais) também têm se destacado como alternativas bem lucrativas para quem trabalha com B2C.

Além disso, o termo B2C faz mais sentido quando comparado a um conceito oposto, o de B2B. 

O que difere na prática o modelo B2C do B2B? 

Representando um modelo de negócio bem diferente do B2C, a sigla B2B significa Business to Business, o que poderia ser traduzido como “negócio para negócio”. Como você pode ter deduzido, nesse caso, estamos falando de empresas que desenvolvem suas soluções pensando em atender as necessidades de outras empresas.

Portanto, enquanto os negócios B2C têm como público-alvo pessoas físicas, indivíduos que buscam acesso a determinado produto ou serviço, os clientes das empresas B2B são outras empresas. Um negócio que produz cozinhas industriais para restaurantes e um que oferece segurança patrimonial são bons exemplos de B2B. 

Vale pontuar que algumas empresas podem atuar tanto no segmento B2B quanto em B2C. É o caso das grandes marcas de equipamentos eletrônicos que têm uma frente focada no fornecimento de itens para corporações e outra que atende ao público final.

As vendas no modelo B2C

Objetivos distintos exigem estratégias distintas, concorda?

Como o público-alvo de negócios B2C é bem diferente daquele de empresas B2B, as dinâmicas de vendas também são diferentes. No B2C, é preciso empregar estratégias de marketing mais refinadas, geralmente de teor emocional, além de mobilizar recursos de áreas como as ciências sociais para entender melhor os consumidores.

Além disso, também é preciso ter cuidados especiais na hora da precificação. Como o objetivo é que os clientes comprem mais, os preços precisam ser atrativos. É por isso que muitos lugares preferem vender os produtos por valores “quebrados”, como R$ 5,99, preço que deve gerar mais vendas do que se fosse R$ 6,00, por exemplo. 

Quais as melhores estratégias B2C? 

Agora que você já entendeu o que são os negócios B2C e como eles funcionam, é hora de falarmos sobre alguns dos pilares em que as atividades dessas empresas se baseiam. Eles são os principais pontos de estratégia que precisam estar no plano de negócios de qualquer B2C que deseja ver as vendas decolarem. 

Conhecer o cliente

Conhecer o cliente é o ponto de partida para todo o resto da estratégia de vendas. Afinal, para oferecer um produto ou serviço de maneira eficiente, de modo que as pessoas se sintam estimuladas a comprar, é essencial saber quais são as dores e necessidades delas. 

O que faz um consumidor procurar sua empresa? O que esse cliente deseja e como sua marca pode atender a esse desejo? Essas são algumas perguntas que podem guiar a criação de uma persona, que é uma espécie de cliente fictício ideal que representa o público que seu negócio deseja atingir. Esse processo é super importante para o sucesso dos negócios, afinal, só dá para vender algo para um grupo se você entender como ele se comporta. 

Foco em bom suporte

Nas vendas em modelo B2C, cada consumidor interage com a marca de uma forma única. Por isso, é importante investir em formas de deixar as experiências dos clientes mais agradáveis. Sem dúvidas, focar em disponibilizar um suporte eficiente e acessível é a melhor forma de fazer isso.

Com um bom suporte, os clientes se sentem mais confortáveis para tirar dúvidas e compartilhar impressões sobre os produtos e serviços que você vende. E pode acreditar: isso é um dos principais fatores que vão fazer as pessoas voltarem a comprar na sua empresa.  

Comunicação com público alvo

Assim como boas plataformas de suporte, os outros canais de comunicação com o público são imprescindíveis para os negócios B2C. Afinal, é preciso criar um laço com os consumidores, algo que vai muito além da qualidade dos produtos ou serviços. 

Hoje em dia, as redes sociais são as maiores aliadas das empresas no quesito de comunicação com o público alvo. Muitas vezes, elas retornam resultados bem melhores do que os da publicidade tradicional, que é offline. Afinal, além de exporem os produtos e o conceito da marca, como em uma grande vitrine, as redes permitem que você troque mensagens com os clientes e entenda melhor os padrões de compras deles. 

Como avaliar os negócios no modelo B2C?

Para entender se sua empresa B2C está rendendo bons resultados, a primeira ferramenta é uma que já mencionamos ali em cima: a opinião dos clientes. Afinal, ninguém melhor para te explicar o grau de satisfação do público do que o próprio público! Por isso, examine constantemente esses feedbacks, seja por meio de uma análise das avaliações deixadas pelos clientes na internet ou pelos comentários que os consumidores fazem pessoalmente.

Além disso, é super importante que você estude de maneira bem objetiva os dados do seu empreendimento. Observe as variações no volume de vendas e procure entender os fatores que as provocaram, compare o faturamento com o de meses anteriores e estude minuciosamente o desempenho de produtos novos.

Vantagens do B2C

Os negócios B2C têm uma série de vantagens para quem empreende. Nesse modelo, a marca pode estabelecer um contato mais direto e humanizado com o cliente, então é mais fácil saber se as estratégias de vendas estão dando certo. É o que chamam de feedback instantâneo.

Além disso, o modelo B2C permite que você foque mais na experiência do consumidor e, assim, consiga desenvolver soluções mais personalizadas. Então dá para dizer que o grande benefício de administrar empresas B2C é que elas costumam ter alta adaptabilidade, isto é, são capazes de se moldar às necessidades do público para impulsionar as vendas.

Conclusão

Os empreendimentos B2C (Business to Client) estão em todos os lugares: padarias, mercados, restaurantes, lojas variadas e muitas outras atividades comerciais se encaixam nessa categoria de negócio. 

O que define o modelo B2C é o objetivo de vender para o consumidor final, isto é, para pessoas físicas. Os negócios B2B (Business to Business), por outro lado, têm como público-alvo outras empresas. Por causa dessa diferença essencial, os dois tipos de empreendimento exigem práticas e estratégias bastante distintas, mas nada impede que as marcas atuem nos dois modelos.

Para que os negócios B2C sejam bem sucedidos, a chave é o foco nos clientes. Por isso, criar laços humanizados com eles, prestar um suporte eficiente e ter bons canais de comunicação com os consumidores são partes essenciais da estratégia de vendas. Essas iniciativas também vão permitir que você avalie melhor a performance do seu negócio e entenda onde precisa melhorar.

Agora ficou mais fácil de entender essas siglas que estão por todos os lados no mundo dos negócios, não é mesmo? Se você deseja aprender mais sobre empreendedorismo e sobre finanças, confira nossos outros conteúdos aqui no Blog da Simples. Todos eles são tão informativos quanto este que você acabou de ler!

E por último, sendo B2B ou B2C, você trabalha com vendas a prazo? Se a resposta for sim, já pensou em receber à vista o dinheiro dessas vendas? Aqui na Simples a gente faz a antecipação de recebíveis do seu negócio. Assim você garante o dinheiro adiantado, e pode usá-lo para equilibrar o fluxo de caixa, quitar dívidas ou até mesmo para fazer alguns investimentos. 

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