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CAC – Custo de Aquisição de Clientes

Você provavelmente já sabe que para atrair novos clientes, é interessante investir em campanhas de marketing, leads de contatos, promoções na conversão e uma área basicamente inteira dedicada ao registro de novos clientes, certo?

E você sabia que existe uma reserva financeira dedicada totalmente a esse processo de conversão de clientes?

Pois esse é o Custo de Aquisição de Clientes, o valor médio usado para a inscrição de novos consumidores de seu serviço.

E, por se tratar de algo tão importante, a captação de novos compradores e expansão de atividades, nós preparamos esse conteúdo a fim de te explicar melhor sobre o que é o Custo de Aquisição de Clientes, o CAC, como calcular e, principalmente, quais as vantagens para o seu negócio.

Vamos lá?

O que é o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)?

Seja através de anúncios em redes sociais, através de campanhas de captação, eventos ou comerciais, todos os processos que envolvem o registro de um novo cliente na sua empresa, são contabilizados no Custo de Aquisição de Clientes.

E é exatamente isso o que o CAC é: um montante financeiro destinado a ampliar a rede de operações de sua empresa e registrar novos consumidores.

Isso envolve tanto a parte ferramental quanto administrativa e manual desse processo. Tudo o que é dedicado à conversão de novos clientes, está ligado ao CAC.

Assim como você faz os controles financeiros necessários para controle de fluxo de caixa, compra e venda de insumos ou mesmo um bom controle de estoque, o CAC é essencial para que você saiba quanto está sendo utilizado nessa aquisição. Sem esse tipo de controle, como saber se o valor ou a estratégia envolvida está trazendo resultado? Concorda?

Quais custos devem ser considerados no CAC?

Como acabamos de mencionar, tudo o que envolve a conversão de novos clientes faz parte do cálculo do CAC, tanto os salários dos funcionários que trabalham na área, por exemplo, quanto os valores de campanhas de marketing.

Para dar exemplos mais específicos, vamos enumerar alguns gastos que fazem parte do CAC:

  • salários da área de marketing e vendas;
  • comissões;
  • treinamentos;
  • programas, softwares e ferramentas de captação;
  • campanhas e investimento em mídia pagas e anúncios;
  • eventos;
  • marketing digital e impresso;

E quais podem ser deixados de fora?

Todas as áreas da empresa que não estão relacionadas à captação de clientes, podem ser deixadas de fora do cálculo do CAC, como:

  • salários de funcionários das demais áreas;
  • área de atendimento ao cliente;
  • suporte e gestão da empresa;
  • administração.

Como calcular o CAC?

Para entender direitinho o cálculo do CAC, é interessante entender, também, o que é o Lifetime Value e qual a diferença entre os dois.

O Lifetime Value se trata do retorno financeiro que se tem em manter um cliente. Isso, então, acontece depois da conversão.

A partir do momento em que a pessoa se torna cliente, ela sai do orçamento do CAC uma e passa a se tornar parte do orçamento do Lifetime Value, já que agora o cálculo é quanto esse indivíduo rende à empresa.

Essa explicação é importante para entender que: o custo ideal do CAC tem de ser menor do que o montante resultante do consumo desse cliente.

Certo, mas e como calcular o CAC? Bom, na verdade é bastante simples:: A primeira coisa a ser feita é determinar um período de tempo para examinar os retornos dos investimentos em campanhas para novos clientes – geralmente essa análise é feita mensal ou trimestralmente.

Depois, é necessário analisar todas as despesas dedicadas à captação desses clientes, desde campanhas de marketing até eventos de divulgação. E, logo em seguida, você já pode analisar qual é o número exato de novos clientes desse período.

Então, com o número de novos clientes em mãos e com o total de despesas, basta dividir o total de gastos pelo número de novos consumidores, e, assim, obter o resultado.

A fórmula fica da seguinte forma:

CAC = (Valor investido na área vendas + valor investido no marketing) / número de novos clientes 

Cac e lifetime value: como se relacionam?

Então, como acabamos de te explicar, Lifetime Value, o LTV, representa o retorno financeiro de um cliente, enquanto o CAC representa o investimento feito para obter esse cliente.

O ideal é manter o valor de captação dos novos consumidores menor do que o retorno deles para a empresa. 

Dessa forma, você garante que as operações da empresa são lucrativas e que seus investimentos em marketing e vendas têm retornos positivos.

Vantagens do Custo de Aquisição de Clientes

Ter um bom retorno do Custo de Aquisição de Clientes garante que sua empresa expanda as atividades e obtenha mais lucros com as operações.

E manter o cálculo em dia, tanto do CAC quanto do LTV, te permite tomar decisões mais assertivas a respeito dos próximos passos com publicidade, anúncios e eventos de marketing.

Além de poder tomar decisões com mais segurança, ter o cálculo do CAC possibilita um bom panorama financeiro para passar para novos investidores, além de já fornecer um bom feedback e parecer sobre os negócios da empresa.

Dicas para manter o CAC ideal

A partir do momento em que você tem em mãos o cálculo do CAC, já sabe qual tipo de movimento atrai clientes de forma eficaz e qual não funciona tão bem.

Essa análise é a chave para escolher quais serão seus próximos passos a respeito da captação, como continuar investindo em campanhas de marketing, usar mais redes sociais, utilizar mais preços promocionais… assim por diante.

Para manter o CAC ideal, é interessante:

  • saber qual tipo de movimento tem mais resultado para continuar investindo principalmente nele;
  • investir na retenção de clientes;
  • continuar investindo em boas equipes de vendas e de publicidade;
  • investir em campanhas de fidelização de clientes;

Essas são estratégias para manter os clientes filiados, aumentar o LTV de cada um e gastar menos com captação ao decorrer do tempo.

Conclusão

Como você pôde perceber, o CAC é um investimento de extrema importância para o crescimento e saúde financeira de sua empresa, certo?

E, além de captar clientes, é, também, importante mantê-los, para estreitar a relação entre eles e a empresa e manter os gastos com captação vantajosos.

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