Você está visualizando atualmente Cheque Endossado

Cheque Endossado

  • Categoria do post:Cheques

Endossar cheque: o que é e como funciona?

Não dá para negar que a chegada de novos avanços tecnológicos conseguiu diminuir o uso dos cheques nos últimos anos. 

Mas essa forma de pagamento continua sendo um recurso importante e que movimenta milhões de reais todos os anos, especialmente para os pequenos negócios, e pode ser de vários tipos a depender da forma como é preenchido.

Se você tem uma empresa, oferecer aos seus compradores a possibilidade de pagar as compras com cheques diversifica as opções da clientela e ainda permite pagamentos a prazo. 

Por isso, o ideal é que você conheça bem todos os detalhes sobre o uso dos talões. É bem provável, por exemplo, que em algum momento você precise que outra pessoa deposite um cheque destinado a você. Nesse caso, talvez seja possível endossar o cheque. 

Bateu a confusão? Não se preocupe: é só continuar lendo que vamos te explicar direitinho o que são os cheques endossados, para que servem e quais cuidados você deve tomar em relação a eles. 

O que é cheque endossado?

De maneira bem resumida, um cheque é endossado quando recebe uma observação dizendo que ele pode ser transferido.

Para entender bem esse conceito, você precisa conhecer o funcionamento primário dessa forma de pagamento. Vamos lá: cheques são ordens de pagamento, certo? Quando uma pessoa te entrega um cheque, ela dá ao banco a autorização para tirar o dinheiro da conta dela e passar para a sua.

Só que seu nome pode não aparecer nesse documento. Isto é, ele pode não ser especificamente direcionado a você. Quando há o nome do beneficiário, dizemos que o cheque é nominal.

Hoje em dia, todos os cheques com valores acima de R$ 100 precisam ser nominais, por questões de segurança. É que isso ajuda a diminuir ocorrências de roubos e fraudes, já que, a princípio, só quem tem acesso ao valor de um cheque nominal é a pessoa que foi indicada como beneficiária dele.

Mas e se você quiser transferir esse cheque para outro beneficiário? Seja por precisar que alguém resgate o dinheiro para você ou por querer de fato repassar um pagamento, é normal que você precise mudar o beneficiário de um cheque. 

Nesse caso, você deve autorizar essa transferência de direito por meio de uma assinatura verso do documento. É isso que caracteriza um cheque endossado! Então estamos falando de cheques nominais cujo beneficiário indicado inicialmente precisa ser mudado. E esse processo é super simples, como você verá abaixo.

Como endossar um cheque?

Em geral, o endosso de um cheque consiste numa assinatura que você deixa na parte de trás dele. Entretanto, dependendo das circunstâncias dessa mudança de beneficiário, isso pode ser feito de algumas formas diferentes, como você descobrirá abaixo. 

Endosso para fins comerciais

Quando o cheque é usado para transações comerciais, isto é, quando o novo beneficiário não é uma pessoa física e sim uma empresa, as informações dela precisam aparecer claramente.

Os dados comerciais precisam ser registrados no verso do documento: devem aparecer o nome da sua empresa e o seu nome. 

Ah, e o cheque pode ser direcionado a várias pessoas para facilitar a questão do depósito. Se esses nomes aparecerem separados por “e”, todos os mencionados no cheque precisarão endossá-lo (assinar). Para derrubar essa exigência, é só usar “ou” entre os nomes das partes. Dessa forma, só é necessário o endosso de uma delas. 

Endosso com assinatura

Embora todo cheque endossado exija uma assinatura, alguns podem precisar de mais alguns elementos por questões de verificação de identidade.

Os cheques endossados com assinatura são aqueles em que, em vez de só assinar, a pessoa que transfere coloca também o próprio nome, o valor e a data. Esse processo costuma ser útil para cheques pré-datados, quando o emitente quer garantir que o dinheiro só será acessado após a data da assinatura.

Endosso para depósito

O endosso para depósito é um processo que fornece mais segurança ao pagamento, já que restringe as possibilidades de uso do documento.

Nesse caso, é preciso escrever a observação “apenas para depósito” no verso do cheque, o que impede que o valor dele seja sacado na boca do caixa. Aqui, é importante que conste o nome do novo beneficiário também.

Assim, só ele poderá acessar o montante do cheque, e apenas por meio de depósito.

Endosso com propósito de transferência

Esse é o processo mais simples: se o objetivo principal do endosso for transferir o valor para uma pessoa específica, mas sem necessariamente restringir a forma de acesso ao dinheiro, é só assinar e colocar o nome do beneficiário no verso do cheque.

Se o valor do documento for muito alto, pode ser que sua presença no banco seja necessária para que o beneficiário consiga resgatar o dinheiro. 

Como se deposita um cheque endossado?

Em geral, o processo de depósito de um cheque endossado não deve ser muito diferente de como funciona para cheques de outras naturezas.

Hoje em dia, muitos aplicativos de banco dão a opção de depositar sem sair de casa, por meio do reconhecimento de imagem. Ou seja, o beneficiário precisará escanear o cheque com a câmera do celular.

Também é possível para o beneficiário se dirigir a caixas específicos para esse tipo de operação ou, caso ele não tenha conta bancária, ir até uma unidade do banco responsável pela emissão do cheque.

De qualquer forma, em todos os tipos de endosso, a assinatura que autoriza a transferência dos fundos é indispensável. 

Quais os cuidados com um cheque endossado?

Bem, se você está repassando um cheque endossado, provavelmente deseja se certificar de que ele não será utilizado pelas pessoas erradas.

Para aumentar a segurança do pagamento, pode ser interessante restringir a opção de resgatar o dinheiro na boca do caixa. Por isso, prefira cheques cruzados ou endossados para depósito.

Agora, se você está recebendo um cheque endossado, faça questão de verificar atentamente se todos os dados estão preenchidos corretamente e se a assinatura do beneficiário original aparece. 

Conclusão

Um cheque endossado é aquele que vem no nome de alguém mas é transferido para outro beneficiário. É o que acontece quando seu cliente emite um cheque diretamente para você e você assina o documento para repassá-lo a outra pessoa, por exemplo.

Então o endosso é uma espécie de autorização de transferência dos direitos sobre um cheque. E esse processo é bem simples, mas pode ser feito de várias formas a depender das particularidades da transação. 

É possível endossar cheques para fins comerciais, assinar com data ou restringir o modo de utilização do cheque para que o valor dele só possa ser resgatado por meio de depósitos, por exemplo. 

O procedimento para depositar um cheque endossado é o mesmo de outros tipos de cheque. O importante é que a assinatura de quem está repassando esteja lá.

E aí, este conteúdo te ajudou a lidar melhor com pagamentos em cheque?

Aliás, se seu negócio aceita essa forma de pagamento para compras a prazo, a gente sabe que o período de espera até os valores chegarem para você pode ser inconveniente. Se você deseja acessar à vista esses montantes, pode ser uma boa antecipar o recebimento deles. Conte com a gente! A antecipação de recebíveis segura e com taxas amigáveis é a nossa especialidade aqui na Simples.

Por fim, para ter acesso a conteúdos tão informativos quanto este aqui e aprimorar cada vez mais sua educação financeira, não deixe de nos acompanhar no Blog da Simples.

Deixe um comentário