Você está visualizando atualmente Dicas para crise financeira

Dicas para crise financeira

  • Categoria do post:Finanças

Crise financeira: o que fazer e como lidar da melhor maneira

Depois da pandemia de COVID-19, muitos comércios e negócios enfrentam um cenário difícil de manutenção e restauração econômica. 

Milhares de micro e pequenas empresas fecharam as portas e o índice de desemprego aumentou consideravelmente.

O que houve no Brasil e em mais alguns países é intitulado de “crise econômica”, e essa crise influencia diretamente nos rendimentos individuais de empreendimentos, número de vendas e poder de consumo.

E são esses fatores que levam a uma crise financeira em um estabelecimento.

Agora… o que é uma crise financeira? Existe algum jeito de lidar com isso e manter sua empresa aberta?

Continue acompanhando o texto, que vamos te explicar melhor sobre esse conceito e como agir num cenário como esse.

Afinal, o que é uma crise financeira?

A crise financeira é determinada por uma grande e inesperada desvalorização do mercado.

Em alguns cenários, já é esperado que o índice de vendas ou poder de compra diminua, influenciado pela sazonalidade ou início do ano, onde os consumidores costumam voltar das férias e festas de réveillon.

Quando essas quedas nas vendas são esperadas, podem ser manejadas, como a diminuição de oferta para evitar o prejuízo.

Por outro lado, a crise financeira é repentina, e pode ser ocasionada por diferentes motivos, tipo a superprodução de itens com pouca demanda, bolhas financeiras, drásticos aumentos da inflação e alto índice de desemprego, como foi o caso do Brasil em 2020 e 2021, entre outros motivos.

Dicas de como sair da crise financeira

Justamente pensando no cenário financeiro nacional durante os anos de pandemia, é que é importante ter em mente o que fazer para evitar ou sair de uma crise financeira.

São hábitos cruciais para o controle financeiro e sustentabilidade estável de sua empresa.

Controle de despesas

O monitoramento das finanças é de suma importância para manter o saldo positivo e acompanhar o desempenho de sua empresa.

Realizar com frequência cálculos de faturamento bruto e líquido, ROI e lucro são fundamentais para entender qual é o retorno monetário de suas operações e quais são seus gastos.

Esse acompanhamento de gastos também é útil para cortar as despesas supérfluas ou que não estão dando o rendimento esperado. 

Despesas desnecessárias? Hora de eliminar

Com que frequência você pensa naquilo que vem discriminado mensalmente no seu controle de despesas fixas e variáveis? Quando as coisas estão bem, é natural aumentar uma ou outra despesa não vital para o negócio, mas que pode, por exemplo, agregar valor ao seu produto, ou mesmo ao cliente, quando ele vai até a loja.

Mas e quando é preciso apertar um pouco o cinto? Você está disposta a riscar algumas despesas desnecessárias?

Uma conta de TV por assinatura em um comércio, por exemplo, ou quem sabe passar a consumir produtos mais baratos e ficar de olho em promoções. É claro que isso são apenas alguns pontos, e queremos que sejam apenas temporários, mas um pente fino das despesas é muito importante para momentos em que contas mais importantes não irão esperar que você se recupere.

Planejamento financeiro detalhado

O planejamento financeiro contribui para o controle de gastos e elaboração orçamentária.

É a partir dele que é possível traçar os próximos objetivos, dentro da realidade financeira da empresa e focando no que tem a projeção mais positiva em relação aos lucros a médio e longo prazo.  

Essa não é uma prática que deve ser aplicada apenas durante uma crise, mas a todo e qualquer momento. No entanto, ter 100% de controle de tudo o que entra e sai, te ajuda a evitar desperdício, e garantir que o dinheiro investido está sendo devidamente aproveitado.

Quanto mais detalhado seu planejamento, mais tranquilo você estará na hora de tomar uma decisão. Todas as informações de entrada, saída ,vencimentos e etc, estarão ali para consulta.

Foco em qualificação profissional

A qualificação profissional é uma garantia de se manter atual no mercado de trabalho.

A constante expansão de aprendizado e novas habilidades, te possibilitam oferecer as melhores soluções e serviços, além de lhe permitir aproveitar oportunidades cada vez mais vantajosas para seu futuro profissional.

Ué, mas como investir em qualificação, quando a situação econômica está tão instável? 

Bom, educação é sim um investimento, mas hoje em dia existem muitas formas de você fazer isso através de cursos gratuitos disponíveis na internet. Quem sabe um novo curso de vendas? Ou talvez ampliar o conhecimento em marketing digital, buscando novos nichos para trazer clientes através das redes sociais?

Reavaliação de contratos

Reavaliar os contratos fechados com fornecedores pode auxiliar na hora de traçar o planejamento de orçamento e cortar gastos.

Ao invés de interromper as operações, é possível tentar renegociar as condições de pagamento, os prazos e valores.

Evitando, assim, contrair alguma dívida ou acumular taxas de juros. Lembre-se que você não pode perder seu fornecedor, mas ele também deve fazer questão em lhe manter como cliente.

Cuidados com o cartão de crédito

O cartão de crédito é uma opção popular para investir e colocar os gastos no planejamento mensal.

A única questão é que as faturas devem ser pagas sempre dentro do prazo, para que as taxas de juros não aumentem e sua dívida e tudo vire uma bola de neve. Afinal de contas, estamos falando de uma das maiores taxas de juros aplicadas no mercado.

Uma alternativa viável e mais segura do que usar o cartão com tanta frequência ou até mesmo recorrer à tomada de crédito, é optar pela antecipação de recebíveis. Já ouviu falar?

Se você trabalha com vendas a prazo, pode adiantar o dinheiro de uma venda já realizada. A garantia de ter o valor à vista, pode te ajudar a controlar o fluxo de caixa, quitar dívidas e até mesmo fazer alguns investimentos. 

Como a venda já foi realizada (seja através de boletos, cheques ou duplicatas), esse dinheiro já é seu. Então, a antecipação faz tudo ser mais simples e mais rápido do que solicitar um empréstimo, por exemplo.

Para entender melhor como funciona uma antecipação de recebíveis, vem conhecer a Simples.

Atenção nas inadimplências

As taxas de juros acabam sendo uma das principais inimigas do empreendedor em momentos de crise financeira.

Justamente por isso, estar em dia com as contas e parcelas a pagar é fundamental para manter a estabilidade de sua empresa.

Se você já está arcando com essas taxas, uma dica é renegociar a dívida e usar da antecipação de recebíveis nesse cenário, onde pode ser possível quitar essa pendência mais rápido.

Fidelização de clientes e prospecção de novos clientes

Trazer novos clientes para seu negócio nunca é demais, especialmente em momentos de crise, onde aumento nas vendas ou contratações de serviços ajudariam muito no orçamento.

Para aumentar a prospecção de clientes, considere investir em campanhas para aumentar o alcance de sua empresa. O valor aplicado nesse tipo de ação pode passar a fazer parte do planejamento financeiro e trazer retornos mais rápidos.

Conclusão

As quedas e aumento de vendas e consumo fazem parte da economia cíclica, onde ocorrem períodos de alta demanda e outros com menos.

A crise financeira, porém, não faz parte de um cenário onde é esperada. Portanto, seguir esses passos pode te ajudar a manter as portas abertas e evitar passar por um momento de instabilidade financeira drástico.

Se gostou desse conteúdo e quer continuar acompanhando tópicos relacionados à educação financeira, fique com a gente aqui no Blog da Simples e acesse os nossos artigos exclusivos.

Deixe um comentário