Você está visualizando atualmente Cedente: o que isso significa para a sua empresa?

Cedente: o que isso significa para a sua empresa?

  • Categoria do post:Finanças

Você conhece os termos “cedente” e “sacado”? Eles são bastante conhecidos na esfera financeira, e se você já emitiu ou pagou um boleto, com certeza entrou em contato com esses dois termos, talvez só não tenha notado. 

Cedente e sacado são conceitos simples, mas que às vezes geram algumas dúvidas. Eles estão relacionados a pagamentos e transações realizadas através de títulos de crédito.

O cedente é a pessoa ou empresa que recebe o valor pago, conhecido também como beneficiário. 

Imagine que você trabalha com vendas e a sua empresa emite um boleto como forma de pagamento por uma negociação com o seu cliente. Nesse caso, você é o cedente dessa transação. 

O que é sacado?

Como o termo já dá a entender, o sacado é a outra parte da negociação. É a pessoa que realizou a compra e recebeu o boleto para pagar pelo produto ou serviço.

Ele é chamado de sacado porque ao quitar a dívida, a instituição financeira saca de sua conta o dinheiro acordado, e transfere diretamente para a conta do cedente. Ou seja, sua empresa.

O que são títulos de crédito?

Já que citamos os títulos de crédito no tópico anterior, é importante esclarecermos um pouco sobre o que estamos falando.
Os títulos de crédito são os formatos mais tradicionais de pagamento que conhecemos. Eles envolvem mais de uma forma de realizar negociações, e representam segurança para quem os recebe. 

Esses títulos são uma forma de garantir o comprometimento e responsabilidade de pagamento da parte devedora, os seus clientes. 

Alguns dos títulos de crédito bastante utilizados são:

O título de crédito consiste, primeiro, em uma ordem de pagamento, que é quando você realiza a venda e determina o valor a ser pago, quem deve pagá-lo e em quais condições de parcelas e prazos. Depois da ordem de pagamento, a segunda parte é a promessa de que a compra daquele produto ou serviço será quitada. Ao receber e aceitar o título, o seu cliente está assumindo a dívida e suas condições. 

Caso você queira sacar o valor do título de crédito, essas duas partes são importantes, já que somente com a ordem de pagamento é possível realizar a operação. 

Qual é a diferença entre cedente e cessionário?

Se a sua empresa trabalha com vendas a prazo, parceladas ou não, esses títulos de crédito emitidos aos seus clientes, os sacados, serão pagos apenas em datas futuras, certo? O que significa que você não pode contar com esse dinheiro agora.

No entanto, existe a possibilidade de você adiantar o valor a receber destes títulos, através de empresas como a Simples, conhecidas como factorings.

Essas empresas assumem a dívida do sacado e lhe adiantam o valor que seria pago a prazo. Dessa forma, você pode usar o dinheiro para investimentos, quitar dívidas ou mesmo para equilibrar o seu fluxo de caixa.

Se você faz essa antecipação aqui com a gente, nesse caso, o papel da Simples passa a ser o de cessionário. Você continua sendo o cedente e nós, que recebemos os seus títulos, somos a terceira parte dessa transação. Quando o seu cliente quitar o título de crédito, o cessionário é quem recebe o pagamento, já que o dinheiro já foi adiantado para você.  

De que forma a Simples pode ajudar o cedente? Quais as vantagens? 

A Simples ajuda você a estabilizar as finanças da sua empresa, através da antecipação de recebíveis. Conforme falamos no tópico anterior, essa atividade pode ser uma ferramenta importante para que você ajuste e equilibre as suas finanças.

Essa é uma prática que tem respaldo legal e é prevista no Art. 286 da Lei 10.046 do Código Civil, e é conhecida como cessão de crédito. Ela permite que você, enquanto cedente, contrate a Simples como cessionária dos títulos que você emitiu aos seus clientes, para que o dinheiro seja adiantado.

A antecipação de recebíveis dessa forma, permite que você e sua empresa tenham em mãos um dinheiro com o qual só poderiam contar no futuro. O que te possibilita, por exemplo, aumentar o capital de giro e realizar investimentos. 

Conclusão

O pagamento em boleto e outros títulos de crédito são formas seguras e muito comuns de realizar negociações, e se você tem ou gerencia um negócio que trabalha com vendas à prazo, por exemplo, pode antecipar recebíveis e estimular o crescimento de sua empresa.

Se esse conteúdo te ajudou a entender melhor o conceito de cedente, sacado e cessionário, esperamos ver você mais vezes por aqui. O Blog da Simples tem conteúdos exclusivos para esclarecer questões de educação financeira, que podem melhorar ainda mais o gerenciamento de sua empresa, auxiliando quem trabalha com isso todos os dias. 

E se você ainda não nos conhecia, a Simples é especializada em antecipação de boletos, cheques e duplicatas. Nossa equipe pode entender melhor o seu modelo de negócio, para então oferecer a melhor opção para o momento.

Deixe um comentário