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Margem de Contribuição

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Margem de contribuição: o que é e como funciona?

Você já ouviu falar em empresas que vendem muito e têm uma grande movimentação de clientes, mas ainda assim não têm lucro? 

Aliás, esse é o caso do seu negócio?

Há vários motivos que podem levar a essa situação desfavorável para a empresa, e é preciso tomar cuidado: nem sempre um empreendimento é lucrativo só porque tem dinheiro entrando. Isso vai depender de qual é a margem de contribuição.

Saber manipular essa métrica pode ser a chave para conduzir os negócios de maneira mais consciente. Por isso, criamos um conteúdo que vai te explicar direitinho o que é a margem de contribuição, por que ela é tão importante e, claro, como fazer esse cálculo.

Vamos começar pelas definições! 

O que é margem de contribuição?

A margem de contribuição é o que resta quando você pega o valor obtido nas vendas e subtrai dele o valor das suas despesas e custos variáveis.

Então esse resultado, também chamado de lucro bruto, inclui o dinheiro que é usado para o pagamento de despesas e custos fixos e também o montante que a empresa de fato lucra após todos os descontos necessários.

Para entender isso perfeitamente, você precisa ter em mente o que são custos e despesas variáveis.

Custos variáveis são os valores que você investe para gerar ou adquirir aquilo que será vendido. Aqui entra o montante gasto com matérias-primas, com materiais indispensáveis ao trabalho ou com a compra das mercadorias que serão revendidas, por exemplo. 

Já as despesas variáveis são aquelas que aparecem durante ou após os processos de venda, como os valores das comissões oferecidas aos funcionários.

Percebe que tanto esses custos quanto essas despesas podem flutuar bastante de acordo com o número de vendas? Por isso mesmo são chamados de variáveis. Então você precisa somar tudo que é variável e subtrair isso do valor de faturamento para obter sua margem de contribuição.

O que é margem de contribuição unitária e total?

Se você fornece vários serviços ou produtos diferentes, é importante saber quanto cada um deles contribui para o lucro da sua empresa. Por isso, é importante saber calcular tanto a margem de contribuição total quanto a unitária.

A margem total é justamente o cálculo que leva em consideração o faturamento total do negócio, os valores obtidos em todas as vendas. A margem de contribuição unitária, por sua vez, é calculada em cima das vendas de um produto específico.

Pode acreditar: é perfeitamente possível (e até comum) que um negócio com uma boa margem de contribuição total tenha um ou outro produto com margens de contribuição negativas. Esse é um dos jeitos de identificar quando esses produtos não valem a pena para o empreendimento. 

Para que serve a margem de contribuição?

Calcular corretamente a margem de contribuição é importante para determinar se os negócios de uma empresa estão realmente sendo lucrativos. 

Afinal, no resultado dessa operação estão incluídos o valor que vai para os custos e as despesas fixas e o lucro real. Se a margem de contribuição é menor do que o valor que vai nos gastos fixos, quer dizer que o negócio está no prejuízo! Se a margem for maior, entretanto, significa que existe lucro.

O funcionamento desse cálculo ainda está confuso para você? Abaixo, explicamos em detalhes como realizá-lo. 

Margem de contribuição: fórmula e como calcular

Para calcular a margem de contribuição, a fórmula é bem simples: consiste no valor do faturamento menos o valor dos custos e despesas variáveis, conforme você vê aqui embaixo.

Margem de contribuição total = Valor total das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis totais).

Para calcular a margem de contribuição unitária, a lógica é a mesma, mas você precisará inserir os dados de acordo com o produto em questão, assim:

Margem de contribuição unitária = valor de venda do produto – (custos variáveis da produção + despesas variáveis da produção).

Imagine, por exemplo, uma doceria que fatura R$ 6.000,00 mensalmente. As despesas fixas, como aluguel e internet, ficam em torno de R$ 2.000,00. Por isso, para que esse negócio obtenha lucro, a margem de contribuição total dele precisa ser maior que R$ 2.000,00.

Não é difícil, concorda? O cálculo que vamos te apresentar aqui embaixo é um pouquinho mais complexo, mas muito útil também: o índice de margem de contribuição. 

O que significa índice de margem de contribuição?

O índice de margem de contribuição é uma porcentagem que te permitirá visualizar de maneira mais eficiente qual pedaço do faturamento corresponde à margem de contribuição. Por isso, ele te ajuda a ter uma noção mais precisa de como a receita do seu negócio está sendo revertida.

Para calcular o índice, basta seguir essa fórmula:

Índice de margem de contribuição = (Margem de contribuição / Valor das vendas) x 100

No caso da nossa doceria hipotética, que gera R$ 6.000,00 por mês, suponha que as despesas e custos variáveis fiquem em R$ 2.500,00. Isso significa que sobram R$ 3.500,00 de margem de contribuição, o que corresponde a mais ou menos 58,3% do faturamento da empresa. Esse é o índice de margem de contribuição total dela.

Perceba que um índice alto não significa que o lucro é bom. Afinal, se a margem de contribuição é grande mas os gastos fixos também são, não há um retorno muito lucrativo. Por isso, é sempre importante ter uma noção sólida de como anda a saúde financeira do seu negócio em geral. Ou seja: capriche no controle financeiro.

Por que é importante calcular a margem de contribuição?

Calcular regularmente a margem de contribuição do seu negócio é essencial para definir algumas informações básicas para o planejamento financeiro. Ela vai te permitir saber quanto é o mínimo que você precisa vender para cobrir suas despesas e custos fixos, por exemplo. Esse mínimo é chamado de ponto de equilíbrio.

Além disso, é um cálculo importante para que você entenda qual parte dos valores faturados é efetivamente revertida em lucro. Não tem como discordar que conhecer seu lucro é algo essencial, não é mesmo?

Ah, e calcular as margens de contribuição unitárias facilita a vida na hora de descobrir quais produtos ou serviços não têm um retorno tão positivo assim para a sua empresa. Isso pode indicar que é hora de repensá-los ou mesmo interrompê-los. 

É possível melhorar a margem de contribuição?

Bem, depois de todos esses cálculos, pode ser que você tenha chegado a números um pouco desfavoráveis para a sua empresa. 

Felizmente, há uma série de medidas nas quais você pode investir para conseguir uma margem de contribuição mais robusta. Isso, se você conseguir manter os gastos fixos controlados e estáveis, vai te trazer algo valioso para qualquer empreendimento: um lucro melhor.

Se quiser melhorar sua margem de contribuição, considere entrar em contato com seus fornecedores e negociar com eles para tentar reduzir custos. Assim, você diminui os gastos variáveis. Você também pode passar um pente fino nos outros custos e despesas da empresa. Assim, você identifica o que pode ser feito de maneira mais econômica.

Se você tem funcionários que vendem para você, é importante motivá-los cada vez mais para que as vendas aumentem e a margem de contribuição melhore. Esteja sempre antenado nas necessidades da sua equipe e forneça treinamentos e comissões. 

Além disso tudo, vale a pena também investir em algumas estratégias para atrair novos clientes, o que também pode aumentar seu faturamento.  

Conclusão

A margem de contribuição é um valor que sobra do faturamento obtido nas vendas depois que você subtrai desse total os custos e despesas variáveis. Ou seja, é o dinheiro que paga custos e despesas fixas e que corresponde ao lucro do negócio. 

Fazendo esse cálculo, você entende se as atividades da empresa têm sido lucrativas mesmo. Afinal, se a margem de contribuição é menor do que a soma dos custos e das despesas fixas, isso quer dizer que todo o dinheiro que entra está indo para as contas. Ou seja: o negócio está no prejuízo.

Também dá para calcular a margem de contribuição unitária, referente às vendas de um único produto, o que te permite perceber quais produtos ou serviços não valem a pena para a empresa. No fim das contas, calcular a margem de contribuição com frequência é o que vai te ajudar a saber se você realmente está tendo um lucro bom.

E aí, este conteúdo tirou as suas dúvidas?

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