Você está visualizando atualmente O que é concentração de sacados e como ela impacta na aprovação de crédito?
Pensive businesswoman reading document at workplace. Serious female entrepreneur sitting at table and thinking about company financial indicators. Focused woman thoroughly analyzing business letter

O que é concentração de sacados e como ela impacta na aprovação de crédito?

  • Categoria do post:Finanças

Inadimplência é uma palavra que ronda todo empreendedor, não é mesmo? Isso porque ela pode provocar um efeito de bola de neve. A partir do momento que seu cliente é inadimplente, seu fluxo de caixa pode ficar comprometido. Consequentemente, você não consegue honrar com seus compromissos também. Assim, por causa da inadimplência de seu sacado, sua empresa também se torna inadimplente.

Toda empresa tem preocupações com cobrança e deve ter atenção aos prazos de recebimento. Além disso, é importante pensar também em se precaver quanto aos prejuízos que a inadimplência pode acarretar. A concentração de sacados, por exemplo, pode colocar sua empresa em uma situação complicada.

Não apenas porque é difícil cobrar e receber de um cliente que possui muitas faturas, que juntas resultam em um valor alto. A questão é que, caso sua empresa deseje utilizar uma linha de crédito ou antecipar seus recebíveis, a concentração de sacados pode ser um empecilho.

Se você ainda não sabe exatamente do que se trata ou não entende como isso pode impactar sua aprovação de crédito, continue lendo esse artigo.

O que é concentração de sacados?

Para facilitar a compreensão, é interessante começarmos explicando o que significa sacado. Em uma operação de venda de um produto, a loja vendedora é denominada cedente. Já quem efetua a compra e se compromete a pagar pelo produto, é chamado sacado.

Concentração de sacados então é quando há um grande número de faturas de um mesmo sacado. É quando as receitas de uma organização se concentram em poucas áreas. Esse termo é utilizado em administração de vendas, de fluxo de caixa e de crédito e cobrança.

Para uma factoring ou banco, o ato de concentrar um elevado número de faturas de um mesmo sacado significa aumentar o risco de inadimplência.

Por causa disso, quando uma empresa deseja antecipar seus recebíveis, é avaliada a concentração de sacados. Quando a instituição possui muitos títulos de um mesmo cliente, seus recebíveis podem ser recusados. Essa é a forma que as instituições de fomento mercantil têm de limitar o montante oferecido.

Qual o risco de concentrar sacados?

A concentração de sacados é como uma expectativa exagerada que se coloca em cima de um único cliente. É como se o futuro financeiro da empresa dependesse exclusivamente da fidelidade de uma pessoa ou instituição.

O que é melhor: um cliente com um faturamento alto, representado por X, ou vários clientes com faturamentos menores, que totalizam um pouco menos do que X?

Clientes chegam e partem o tempo todo. Alguns podem simplesmente parar de comprar, enquanto outros podem decretar falência.

De maneira racional, podemos afirmar que é preferível perder dois ou três clientes com faturamentos menores. Se a geração de caixa se concentrar em poucos clientes, o risco de problemas é grande.

Da mesma forma, é perigoso concentrar o recebimento em poucas datas. O ideal é que os valores a receber sejam distribuídos ao longo do mês. É preferível ter vários clientes com valores pequenos a receber em um dia ou semana do que um valor alto de poucos clientes para receber no mês.

Por que esse quesito é avaliado?

Por melhor que seja a estrutura administrativa de um sacado, é importante pensar que ninguém está imune a um imprevisto, um acidente ou um desfalque. Qualquer sacado está sujeito a uma falha na administração ou mesmo uma alteração repentina em seu mercado.

Enfim, o fato é que não existem sacados absolutamente confiáveis. Até mesmo por esquecimento ou escolha própria, um sacado com capacidade financeira para pagar o que deve pode falhar nisso.

Da mesma forma, o devedor com menor capacidade financeira pode ser correto em seus pagamentos e honrar com seus compromissos.

Isso quer dizer que não é possível uma instituição afirmar com certeza qual sacado quitará corretamente suas dívidas e qual não o fará. Esse é o principal motivo que leva factorings e bancos a fazerem análises antes de aprovar um crédito.

Uma empresa de fomento mercantil atua com aquisição de direitos creditórios, pagando à vista por contas que poderá receber a curto, médio ou longo prazo. Além de se responsabilizar pelos ativos a receber, ela também assume os riscos existentes na venda a prazo.

Por causa disso, ao descontar duplicatas e cheques, as factorings precisam se precaver. Elas fazem isso checando a integridade dos créditos e fazendo análises que evitarão golpes e prejuízos.

 

Deixe um comentário