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Plano de Negócios: Por que é importante para a empresa?

O Brasil é um dos países com o maior número de funcionários e empresas autônomas no mundo. Mas manter um negócio rodando de maneira sustentável pode ser um desafio. 

Em até dois anos de funcionamento, 4 a cada 10 empresas podem fechar as portas.

É justamente por isso que o plano de negócios pode ser o que diferencia sua empresa e a mantém nos trilhos depois desse período.

Continue aqui nesse conteúdo, que vai entender melhor sobre esse passo importante para seus negócios e aprender como fazê-lo.

O que é plano de negócios?

O plano de negócios consiste em um mapa que norteia todos os passos e estratégias para gerenciar um negócio bem sucedido e de bom alcance. Desde o público alvo, funcionários necessários a investimentos internos que podem ser rentáveis.

Esse plano é um documento fruto do estudo de mercado antes mesmo de a empresa ser aberta. Existe procura pelo produto ou serviço que você pretende ofertar? Como são seus concorrentes? Quanto capital você precisa, além do dinheiro necessário para manter o negócio rodando até que a empresa comece a lucrar?

Essas são apenas algumas das perguntas que devem ser feitas e respondidas em um plano de negócio. E é através dele que você vai garantir mais estabilidade, saúde financeira e organização para executar as ideias de forma eficiente. 

Como fazer um plano de negócio: primeiros passos

Os primeiros passos para a consolidação do plano de negócios estão nas pesquisas.

Essa parte teórica garante que os rumos traçados pela empresa serão mais seguros e assertivos. 

É a partir dos resultados desses estudos que você vai poder determinar onde deve investir e o que deve alterar para que sua empresa já comece com uma projeção mais positiva no mercado.

Pesquisa primária

A pesquisa primária se trata de estudos e análises sobre os resultados iniciais que a empresa tem trazido.

O objetivo é entender o grau de satisfação dos consumidores, avaliar o rendimento das estratégias e entender qual é a forma mais eficiente de prospecção do público alvo.

Secundária

A segunda parte consiste no aperfeiçoamento dos movimentos traçados até agora.

Após ter determinado o perfil da clientela através da análise de mercado, é importante entender qual o potencial demográfico de sua região de atuação.

Se seu público alvo, por exemplo, são adultos que trabalham no sistema home-office, é interessante saber traços em comum entre eles e a forma mais eficiente de alcançar essas pessoas. Se por rede social, por ferramentas de pesquisa, entre outras.

Quantitativa

A pesquisa quantitativa é a etapa onde ocorre a coleta de dados reais. 

Os resultados são exatos e trazem informações em relação à procura, interesse e adesão dos clientes pelo tipo de serviço ou produto que você oferece.

Empresas especializadas nesse tipo de pesquisa são a melhor opção para realizar esse estágio do plano de negócios.

Qualitativa

Ainda melhor performada por empresas especializadas no assunto, a pesquisa qualitativa pode ser feita em grupos menores, já que traz mais detalhes e aprofunda mais os resultados.

Esse estudo é feito com pessoas que já estão inseridas no público alvo, e elas respondem o que creem ser bom no mercado e o que falta de oferta nesse nicho.

Como montar um plano de negócio: o que ele precisa ter?

O plano de negócios assegura que você vai começar sua empresa com uma estrutura bem montada, propostas organizadas, equipe preparada e estratégias para diferentes cenários.

Essa divisão para a montagem do plano é feita em etapas complementares, e você sabe mais sobre elas abaixo.

Sumário Executivo

Ele funciona como uma espécie de capa de apresentação. É no sumário executivo que vão conter as informações cruciais para a base do negócio, como:

  • informações sobre os sócios e seu empreendimento
  • áreas de atuação
  • enquadramento jurídico e tributário
  • capital social
  • origem dos recursos financeiros
  • missão e identidade da empresa

Equipe de Gestão

A equipe precisa ser definida, descrita e hierarquizada.

Então, determinar quem é e quem e como funciona esse corpo de funcionários é muito importante.

Separar as funções, descrever as atividades, conhecer e apresentar as experiências de cada um é uma forma eficiente de trazer confiança dos clientes em relação a empresa.

Pesquisa de Mercado

Esse estudo se trata de uma sondagem e análise de mercado.

É logo nesse início que você conhece seus concorrentes, aprende sobre seus clientes e começa a pesquisar fornecedores.

Nessa pesquisa primária, também vale a pena conhecer as tendências e entender o que seus concorrentes não estão oferecendo.

Análise Econômico-Financeira

Essa análise é feita para que você não seja pego de surpresa.

Nos primeiros semestres de empresa, é provável que seu faturamento não seja como o esperado e nem seja uma amostra de como vai ser quando o negócio estabilizar.

Esse estudo econômico permite que você faça projeções e tenha uma noção da margem de vendas, custos, lucratividade e o mais importante: quanto tempo pode levar para alcançar o ponto de equilíbrio e um fluxo de caixa bem nivelado.

Plano de Marketing

Um plano de marketing funcional é resultado de bons estudos e pesquisas feitas no início da elaboração do plano de negócios.

Isso porque a parte de marketing foca em desenvolver campanhas e ações baseada nos dados e públicos já conhecidos.

Partes como precificação, investimento na qualidade do serviço de atendimento, meios de comunicação e venda, e tipos de propaganda são itens que um plano de marketing bem traçado garantem com mais tranquilidade.

Plano Operacional

O plano operacional pode ser considerado uma espécie de planta da parte técnica.

Quanto se quer produzir e qual a capacidade de produção, são fatores que fazem parte dessa análise. Assim como a dinâmica de localização geográfica e rotas de mercadoria – se é prático, bem localizado e de fácil acesso.

É importante, durante esse plano, se certificar de que a situação jurídica e burocrática da empresa estejam regularizadas, assim como a atuação esteja enquadrada nas leis de meio ambiente e sustentabilidade.

Plano de Implantação

Depois de ter realizado as pesquisas minuciosas, entendido os detalhes relacionados ao público, área de atuação, forma de abordagem, desafios econômicos e período para alcançar a estabilidade, está na hora de aplicar os resultados em um cenário mais amplo.

O plano de implantação pode ser considerado a hora de “colocar a mão na massa”. Algumas empresas utilizam do sistema em comum de “Análise SWOT” para isso.

Do inglês “Strenght, Weaknesses, Opportunities and Threats”, essa análise aborda as “forças, fraquezas, oportunidades e ameaças”, se quisermos uma tradução literal em português.

Essa etapa levanta e simula riscos, cenários negativos como crises financeiras e necessidade de recursos externos; cenários positivos como expansão de mercado e novas contratações, investimentos maiores e aumento de capital de giro.

Você pode ter uma ideia mais lúdica através dessa tabela: 

POSITIVO 

acesso ao objetivo

NEGATIVO 

prejudica o acesso ao objetivo

SERVIÇO INTERNO

aquilo que você é capaz de controlar internamente

PONTOS FORTES PONTOS FRACOS
SERVIÇO EXTERNO

fruto do mercado e cenário geral

OPORTUNIDADES AMEAÇAS

Conclusão

Montar seu próprio negócio é um movimento que pode mudar a sua e a vida das pessoas ao redor para melhor.

E saber por onde começar para garantir que esse movimento seja seguro e eficiente é ideal, além de ser um diferencial entre a grande maioria dos novos empreendedores.

Após esta última etapa, as respostas do seu plano de negócio poderão lhe dar mais confiança para os próximos passos, assim como entender que, talvez, alguns planos e ideias precisarão ser alterados. E essa é justamente a importância dessa etapa. Planejar no papel, é muito melhor do que esperar que situações difíceis batam à sua porta, certo?

Se você chegou até aqui, conseguiu entender essas etapas, mas não sabe exatamente como começar, não se preocupe. Às vezes, visualizar um plano de negócios no papel pode ser complicado. É por isso que você encontra uma infinidade de modelos prontos na internet. Você pode escolher aquele que melhor se adequa a sua realidade, e começar a trabalhar!

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a esclarecer um pouco sobre esse planejamento tão importante, e queremos te ver mais vezes por aqui, no Blog da Simples! Nossos conteúdos são exclusivos, e vão desde educação financeira e dicas de empreendedorismo, até soluções importantes para sua empresa, como a antecipação de recebíveis.

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