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Precificação: Como precificar um produto?

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Precificação: o que é e como fazer?

Se você está abrindo ou já abriu seu próprio negócio, provavelmente passou pela etapa de determinar os preços do serviço ou produto que pretende oferecer ao público, certo?

Esse ato de determinar quanto cobrar dos futuros clientes é a precificação, e envolve fatores importantes, além dos cálculos com gastos fixos, que podem te ajudar a aumentar o faturamento e posicionamento da empresa no seu nicho de mercado.

A precificação não é feita necessariamente só no momento de abertura de um empreendimento. Ela pode ser constantemente lapidada e melhorada para que os lucros e investimentos da empresa sejam crescentes.

Então, se te interessa saber mais sobre precificação para definir ou alterar os valores de seu serviço, é só acompanhar o texto abaixo onde te explicamos mais sobre o assunto.

O que é precificação?

Na prática, a precificação é determinar quanto será cobrado por seu serviço ou produto.

Acontece que na hora de definir esses números, fatores importantes são considerados, e eles influenciam diretamente nesta tomada de decisão. A precificação vai além da cobrança: ela é o resultado do valor que você e os clientes atrelam ao produto e qual a posição no mercado que deseja ocupar.

Você oferece serviços à domicílio, faz manutenção dos resultados on-line e entrega resultados dentro de curtos prazos? Essas são só algumas das questões que devem ser levadas em conta na hora de determinar quanto vale seu serviço, e ao determinar esse valor, você então pode estabelecer o preço.

O preço que você cobra delimita qual é o comportamento e o público que vai abranger. É dessa forma que é possível definir quem será você e o seu negócio entre os concorrentes, e qual será seu lugar no mercado.

Qual a importância da precificação para empresas?

A precificação é uma maneira eficiente de manter a saúde financeira de sua empresa, estimar o balanço mensal e projetar seus lucros a curto e longo prazo.

Isso porque essa etapa de determinar os valores ocorre depois do cálculo de custos fixos e variáveis, e os preços devem cobrir ambos e ainda ter a margem de lucro para retorno e investimento.

Portanto, o processo de precificação feito com o foco na manutenção financeira do empreendimento é bastante eficaz na estabilidade dos negócios e futuras expansões.

Quais os objetivos de uma precificação?

Se você quer ter uma noção estável da projeção dos lucros; cobrir as contas fixas; arcar com os gastos variáveis e delimitar uma reserva financeira para expansão, a precificação é uma das etapas mais importantes a serem concluídas antes de dar o start no seu negócio.

Além disso, é a precificação que determina qual é o nicho que você vai atender e, consequentemente, deixar de atender.

Quais fatores influenciam a precificação?

Às vezes, novos empreendedores entendem a “gourmetização” de seu empreendimento como um motivo para aumentar o preço do que oferecem. 

O que pode até fazer sentido, mas um fator importante a ser considerado na hora de definir os preços do que se oferta é que quando se escolhe atender um público no mercado, se escolhe deixar de atender outros.

Os fatores mais expressivos na escolha do preço são os resultados dos cálculos a respeito da viabilidade do negócio, a estratégia utilizada para a venda e conversão e a percepção de valor do cliente.

De forma que o preço traduza o seu posicionamento no mercado, cubra os seus gastos fixos e variáveis, e ainda garanta seus lucros, permitindo que o diferencial do que você oferece seja reconhecido pela pessoa que paga pelo produto ou serviço.

Estratégias de precificação

As estratégias para a precificação mais comuns são a de giro e margem de contribuição.

Giro é uma estratégia definida de acordo com o volume de vendas, e diz respeito a compreender quais dos seus produtos ou serviços ofertados saem mais rápido das prateleiras e tem bastante circulação.

Um produto que tem bastante saída, terá de ser produzido em maior quantidade para suprir a demanda crescente.  Portanto, seus custos são variáveis, e vão de acordo com a necessidade de produção. Isso aumenta os custos com matéria prima, energia e taxas.

A Margem de Contribuição envolve custos mais fixos. É o valor dedicado a cobrir esses gastos mensais e que já estão dentro do orçamento.

Então, por exemplo, se seu produto ou serviço lhe custam R$120 para serem realizados e você os oferece por R$200, os R$80 são dedicados às contas fixas.

Se do valor dedicado aos custos fixos, sobrar dinheiro, ele faz parte dos lucros de sua empresa.

Como precificar um produto?

A precificação de um produto é eficaz a partir do momento em que é bem delineado qual a posição que se deseja estar no mercado e qual a camada do público que se tem em mente atingir.

Depois de ter esses fatores definidos, é importante conhecer o potencial de nível de giro e gastos para a circulação do produto para saber, também, a margem de contribuição.

Basicamente é possível seguir esse raciocínio para precificar um produto:

preço = (custo variável) – (% da despesa variável) + (objetivo de valor de margem de contribuição)

E um serviço?

A precificação de um serviço não tem diferença em seu processo. O detalhe importante a ser ressaltado em relação à precificação de um serviço é a hora do profissional.

Na hora de precificar um serviço, é ainda mais crucial conhecer a diferença entre valor e preço, e saber qual é a visão dos potenciais clientes em relação a quanto vale o que você oferece.

Tempo e gasto com locomoção, preparação para oferecer o serviço e manutenção do mesmo, são detalhes que devem ser incluídos ao calcular seu honorário.

Tem diferença entre preço e valor?

O preço é a matemática literal, são os números que trarão seu rendimento, crescimento, balanço e influenciarão em como você deve fazer nos próximos meses de negócio.

O valor é um dos itens que auxilia na delimitação do preço. O valor que os consumidores atrelam a seu trabalho está diretamente ligado ao preço do produto ou serviço. Isso porque é o valor atribuído a o que você oferece que vai determinar se vale a pena ou não pagar pelo preço anunciado. 

Quer um exemplo?

Imagine que você produza guarda-chuvas e tenha um preço estabelecido de R$ 40. Seu concorrente, no entanto, vende suas peças por  R$ 30.  Você pode pensar que está na desvantagem nessa equação, mas existem valores agregados ao seu produto, e seu clientes podem entender como melhores benefícios:

Você é dono de uma marca que preza pela sustentabilidade e reaproveitamento de materiais; sua marca preza pela entrega rápida, por exemplo, ou tem a inclusão na contratação um fator determinante.

Entende? Existem valores envolvidos que são benéficos não apenas para a empresa, mas para os clientes que tem orgulho em consumir seu produto. Esses são apenas alguns exemplos do conceito de valor, que é um pouco subjetivo. Mesmo assim, pense sempre em o que torna seu produto ou serviço mais valoroso.

Precificação e clientes

Determinar o preço de seu produto de acordo com os clientes não significa necessariamente focar em um grupo específico, faixa etária ou gênero. 

Na verdade, tem a ver mais com o segmento de pessoas que têm o comportamento de consumo parecido.

Por exemplo, uma loja de roupas não precisa atender só a um nicho, quando há a possibilidade de abranger mais pessoas ao oferecer mais modelos e estilos.

Você determina, porém, o grupo de clientes, financeiramente falando. Ao precificar as peças, todas têm uma média de preços entre R$80 e R$150, por exemplo, é de se esperar que o grupo atendido tenha comportamentos de consumo parecidos.

Precificação e ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio de uma empresa ocorre quando, muitas vezes, através da precificação bem sucedida, a empresa alcança a estabilidade na rentabilidade, para começar a gerar seus lucros.

É a partir do ponto de equilíbrio de um negócio que os retornos financeiros do empreendimento podem ser aplicados em novos investimentos, compras de novos equipamentos ou mais contratações. 

O ideal para uma empresa é justamente que ela comece a operar financeiramente acima da do ponto de equilíbrio.

Conclusão

É possível perceber que a etapa da precificação é crucial para a estabilidade financeira de um negócio, além de ser uma forma eficaz de se comunicar com o público e mostrar seu valor e lugar no mercado corporativo.

Se você tem interesse ou dúvidas sobre assuntos relacionados ao cotidiano empresarial e educação financeira, esperamos te ver mais vezes aqui no Blog da Simples

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