Você está visualizando atualmente Precisa negociar preços melhores com fornecedores? Siga essas 7 dicas de negociação

Precisa negociar preços melhores com fornecedores? Siga essas 7 dicas de negociação

  • Categoria do post:Negócios

Toda empresa quer vender bem, certo? Porém, para obter êxito nas vendas, é preciso antes saber comprar bem. Por causa disso é tão importante conseguir negociar com fornecedores. 

Adquirir bons produtos e matéria-prima de qualidade é fundamental. Conseguir isso com bons preços e boas condições é a chave para a competitividade do seu negócio. 

Pensando no assunto, listamos 7 dicas de negociação capazes de te ajudar a lidar com seus fornecedores. Continue lendo e confira! 

1. Tenha objetivos e limite 

Antes de partir para a negociação, é necessário se planejar e traçar seus objetivos no que diz respeito a prazos de entrega e formas de pagamento.  

Isso evitará com que, no calor do momento, você acabe aceitando propostas inadequadas para a situação do seu negócio. Definir objetivos antecipadamente te deixa no controle da situação e te impede de fazer escolhas erradas. 

Além disso, é imprescindível determinar quais são seus limites acerca de preços e condições. Tenha em mente qual o valor máximo pode pagar por cada mercadoria, mas não o revele ao seu fornecedor. 

2. Tenha mais de uma opção 

Se o fornecedor em questão é sua única opção, dificilmente a negociação será justa. Ele te fará seu refém, por causa da falta de alternativas. 

É fundamental ter outras opções, para o caso de não haver acordo ou a proposta não se mostrar interessante para a atual situação da sua empresa. 

Quando há várias ofertas disponíveis no mercado, o cenário fica mais favorável, pois haverá competitividade entre os fornecedores. 

Vale dizer também que não é seguro trabalhar com produtos que somente uma empresa fornece. Afinal, quando não for possível negociar com ela, você poderá ficar em dívida com seus clientes.  

 3. Faça pesquisas 

Ao tratar com um fornecedor, tenha informações relevantes, tanto sobre seus produtos e ofertas quanto de seus concorrentes. 

Para isso, pesquise antes, faça anotações e entenda os detalhes e as possibilidades do que será oferecido. 

Sua posição como comprador deve ser a de quem tem mais informações sobre o outro lado. Por isso, evite dar informações demais, como seus prazos e preços. Revele apenas o necessário. 

 4. Construa relacionamentos 

Lembre-se que a negociação com um fornecedor não se limitará a uma única transação. Com algumas empresas, você precisará fazer negócios de maneira recorrente. Por isso, uma boa dica é construir relacionamentos de longo prazo. 

A partir daí, surgem laços de confiança e as negociações tendem a ser mais confortáveis. O consenso se torna mais fácil e o momento menos crítico. Nasce então a relação de ganha-ganha, onde a transação é boa para ambos os lados. 

Seja amigável, converse com paciência e faça as perguntas certas.  

 5. Faça parcerias 

Lembre-se que o momento da negociação não é uma batalha e o fornecedor não é seu adversário. Não parta sempre em busca de vantagens, de modo que o outro precise perder para você ganhar. 

Faça da negociação uma parceria, onde haja consenso e dois lados ganhando. Para isso, é preciso apostar na flexibilidade. 

Dentro de seus objetivos e limites, tenha uma margem relativamente elástica. Tenha preços e prazos bem definidos, mas não se restrinja a apenas um valor que você mesmo decidiu. 

Seja firme com o que não pode abrir mão. Mas seja flexível o suficiente para fazer bons acordos.  

 6. Use a tecnologia a seu favor 

Busque formas de acelerar os processos e facilitar sua vida e de seu fornecedor. Sempre que possível, faça bom uso da tecnologia e simplifique o fechamento de contratos. 

Por exemplo, quando puder, evite deslocamentos e faça reuniões remotas, como as por videochamadas. 

Utilize também assinatura digital (ou eletrônica). Documentos assinados assim são até mesmo mais confiáveis e seguros. Além de mais práticos e rápidos, claro.  

 7. Ofereça pagamento à vista 

Não seja aquele negociante que chega sempre pedindo descontos, sem que haja uma coerência e abordagem adequada.  

Uma boa estratégia é abrir a negociação oferecendo pagamento à vista. Desse modo, o fornecedor se verá no dever de oferecer boas condições, seja no preço do produto ou no prazo de entrega. 

Para ter essa carta na manga e obter o dinheiro para negociar à vista, uma boa saída é usar a antecipação de recebíveis. 

Com o fomento mercantil, é possível usar dos seus próprios recursos e não ficar devendo nada a ninguém. Melhor do que fazer empréstimos para ter dinheiro em mãos, invista valores que já são seus, mas que demorariam um tempo para chegar ao seu caixa. 

A venda de duplicatas e cheques pré-datados é uma excelente estratégia para ter capital na hora de negociar com seus fornecedores.  

Se comparado com as outras opções de linha de crédito para empreendedores, o serviço oferecido pela factoring tem se mostrado mais rápido e menos burocrático. 

Acredita que ficou mais fácil negociar com fornecedores depois dessas dicas? Tem alguma técnica ou estratégia que não foi citada, mas que também é um sucesso? Compartilhe conosco no espaço para comentários. 

Deixe um comentário