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ROI: Como calcular o Retorno sobre Investimento?

  • Categoria do post:Finanças

Se você tem seu próprio negócio ou é responsável pela gestão financeira da empresa, já deve ter ouvido falar sobre o “ROI”.

Ele é um índice importante para mostrar quais operações e investimentos estão dando um bom retorno para seu empreendimento e quais não estão saindo como esperado.

O cálculo do ROI é bastante simples, mas você conhece os outros fatores envolvidos na análise desse valor e como ele ajuda na tomada de decisão para o futuro do negócio?

É só continuar acompanhando esse conteúdo, porque vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é ROI?

O ROI, do termo em inglês “return over investment” representa o montante equivalente ao resultado monetário dos investimentos feitos para a expansão de sua empresa. Em sua tradução, o conhecemos no Brasil como Retorno sobre o Investimento.

O cálculo envolve quanto foi aplicado na operação e qual foi o lucro gerado após o movimento. Vale lembrar que o ROI não contabiliza o período de tempo em que os investimentos trazem resultado.

Então, ele não pode ser considerado uma análise completa, mas sim um instrumento para o monitoramento do empreendimento.

Entendendo o ROI

Para ter uma ideia melhor de como funciona a aplicação e o cálculo do ROI, podemos usar um exemplo:

Digamos que você tenha uma empresa que trabalha com vendas e há pouco tempo criou redes sociais para expandir seu alcance e aumentar as conversões.

Se optou por fazer alguns anúncios pagos, vai ter de arcar com os custos dessa campanha antes de ter os retornos.

Depois de duas semanas, notou que as vendas aumentaram e que os clientes acharam seu negócio através das redes sociais.

É aí que entra o cálculo do ROI, para analisar quanto foi investido e quanto foi faturado.

Se o investimento foi de R$2 mil em campanhas de marketing pago, e percebeu que houve um aumento de vendas em pouco tempo, chegando a faturar R$6 mil, o ROI foi de 200%.

E é esse resultado que pode te ajudar a continuar, aumentar ou até mesmo mudar o tipo de investimento estratégico que fará a partir desse momento.

O que é classificado como receita?

São considerados dois fatores na operação de cálculo do ROI para chegar no resultado do que foi investido e do que foi lucro: a receita e o custo.

A receita é o retorno do investimento realizado. E o resultado do cálculo do ROI é a porcentagem total do montante movimentado: o que foi investido e o que houve de retorno.

Então, para saber a receita é necessário subtrair o valor do investimento do total calculado.

E como é o custo?

O custo é a outra parte da operação e cálculo. Ele é o montante investido na ação, campanha ou compras para expansão do negócio.

Até mesmo pagamentos referentes à horas extras no trabalho podem ser considerados parte desse custo.

Afinal, o mais importante: como classificar o lucro?

Dependendo do período de retorno do investimento, o ROI pode ser considerado positivo, de alta lucratividade, ou negativo, quando o valor não corresponde ao esperado.

Se, por exemplo, sua empresa fez um investimento de R$5 mil reais em patrocínio virtual pelas redes sociais e obteve 120% desse valor em conversões dentro do período de uma semana, o ROI é classificado como alto e positivo.

Agora, se o retorno de 120% desse investimento foi o resultado de 6 meses de patrocínio, o ROI é classificado como baixo, portanto, negativo.

A classificação se dá através da relação do cálculo do ROI e o período de retorno.

Como calcular o ROI?

Se você tem alguma dúvida em relação a esse cálculo, pode ficar tranquilo, ele tem uma fórmula fixa e é mais simples do que se pode imaginar.

O retorno sobre investimento é calculado através do valor da receita (quantia resultante do investimento), menos o custo – o que foi gasto durante a operação. 

ROI = [(receita – custo) / custo] x 100

Essa multiplicação por 100 no final da conta, serve para que tenha o resultado em número percentual.

O ROI possui limitações?

Podem-se considerar limitações em relação ao ROI, os fatores que não são contabilizados na fórmula.

Isso porque a ausência desses itens torna o cálculo um instrumento para tomada de decisões e investimentos, mas não a única e principal base para a administração financeira.

Duração de investimento

O tempo de retorno do investimento não faz parte do cálculo do ROI. Portanto, um retorno de 125% se torna positivo dependendo do período que leva para acontecer.

Se essa porcentagem foi alcançada em três semanas, sua duração torna o investimento lucrativo.

Se foi alcançada em três meses, porém, o rendimento é considerado baixo, e o investimento negativo.

Tudo isso depende do seu planejamento, de quanto tempo você está disposto a investir, mas também de fatores externos, como a economia, a sazonalidade das vendas, concorrência e etc. Tudo isso pode fazer com que seu retorno leve mais ou menos tempo.

Flutuação de valor

A Flutuação de Valor é um fator relacionado à inflação, afinal, o rendimento sobre o investimento também não inclui em sua matemática a redução ou aumento inflacionário.

Então, se o lucro for de uma porcentagem razoavelmente baixa, como 5%, pode ser dissolvido por essa variável.

Sazonalidade

A sazonalidade, que comentamos acima, é um item a ser considerado por mais que não faça parte do cálculo do ROI. 

É essa métrica, a da sazonalidade, que indica quais os períodos em que as vendas aumentam ou diminuem. Como as compras de roupas de verão no final do ano, por exemplo.

Então, é importante se atentar a esse fator temporal na hora de analisar os resultados e interpretá-los corretamente.

Vantagens do ROI como base para empresas

Ao colocar a conta do ROI em prática, você consegue olhar de uma forma mais ampla as operações do empreendimento e ter uma direção na hora de traçar os próximos passos para seu crescimento.

Algumas das vantagens de aplicar esse cálculo na administração são as seguintes:

Eleva os lucros

O controle financeiro realizado pelo cálculo e análise do ROI auxilia na hora de saber quais são os investimentos que tiveram bom rendimento e os que não tiveram.

E, a partir do momento em que se pode detectar quais investimentos tiveram retorno e quais não foram lucrativos, fica mais fácil focar nas operações mais rentáveis para a empresa.

Auxilia no plano de ação

Para focar nessas operações mais rentáveis, é necessário ter um norte a médio e longo prazo.

E o resultado do ROI ajuda a definir quais serão os próximos passos para manter a sua expansão sustentável.

Mensura bem os resultados

O resultado sobre o investimento analisa diretamente a relação entre esforço, trabalho e retorno.

A partir daí, é possível examinar quais foram os movimentos assertivos e quais podem melhorar em relação aos negócios.

Indicador importante na tomada de decisão

Assim como o cálculo e monitoramento do ROI auxilia no momento de traçar o plano de ação, ele também ajuda nas tomadas de decisões.

Afinal, quando você vê que determinada ação tem dado retorno a sua empresa, vale a pena mantê-la e até investir nela por mais tempo. Mas claro que é importante analisar os fatores que mencionamos acima, para conseguir projetar fatores de inflação e sazonalidade nesse “tempo a mais”.

Conclusão

É possível notar que acompanhar os resultados das aplicações de sua empresa é uma forma de manter os planos alinhados e a boa saúde financeira de seu empreendimento.

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