Já reparou que as grandes empresas estão em constante desenvolvimento e crescimento? Isso se dá através de um processo contínuo de melhoria.
É fácil para um empresário se contentar com sua situação e entrar em uma zona de conforto. Porém, algumas ações podem acelerar seu negócio e ampliar suas oportunidades.
Se você deseja ver sua empresa crescer, não pode deixar de conhecer as 7 dicas que separamos. São ideias práticas para você começar a se movimentar agora mesmo. Confira!
1- Faça um mapa de negócios
Se você deseja crescer, não basta ter boas ideias na cabeça. É preciso levar a sério o que se tem em mente e se organizar. O mapa de negócios é o posicionamento estratégico de seu empreendimento. Nele deve constar a razão da empresa existir e aonde ela quer chegar. Também quais suas especialidades e tipos de serviços.
Essa ação serve para guiar o dono do negócio. É uma forma de visualizar a situação atual da empresa e seus objetivos. Isso sem perder o foco em novas vendas e contratações e a aceleração do crescimento.
2- Divulgue seu negócio
Sim, estamos falando daquela velha história de que “quem não é visto não é lembrado”. Independentemente de sua área de atuação e seu nicho de mercado, você precisa se divulgar. Basta entender qual é o tipo de marketing que funciona para seu tipo de negócio.
Para acelerar uma empresa, o primeiro passo deve ser conhecer profundamente seu público. Afinal, ninguém cresce sem clientes. Portanto, é fundamental entender o que eles querem. Ações de marketing têm alto impacto quando a estratégia faz sentido para quem precisa ser impactado.
Uma dica é usar a tecnologia e as redes sociais ao seu favor. Hoje em dia é possível fazer isso sem gastar muito.
3- Faça networking
Participe de eventos, feiras e seminários sobre seu setor. É uma ação que amplia tanto sua mente quanto seu negócio. Nesse ambiente, é possível se conectar com outras empresas e profissionais do seu mercado. Mais do que isso, também com pessoas que podem se tornar novos clientes.
Também é válido procurar sindicatos e associações locais. Assim você se relaciona com pessoas com interesses semelhantes aos seus.
Se você é especialista em algum assunto da sua área, se ofereça para falar em algum evento sobre o mercado. Ou, ainda, seja a pessoa que organiza um evento desse tipo. É uma ótima oportunidade para se destacar no seu ramo de atuação e acelerar seu negócio.
4- Inove sempre
O ritmo acelerado do nosso cotidiano hoje pede inovação constante em todas as áreas. Para acelerar um negócio, é preciso pensar além.
Vale lembrar que essa inovação precisa alcançar dois públicos. O interno e o externo. Inovar internamente pode ser por meio de um novo processo, um novo sistema de gestão ou novas metas. Também é preciso inovar para fora, de forma que o cliente final perceba. Pode ser através de um novo produto ou serviço agregado ao que você já oferece.
5- Ajuste seus preços
A precificação de produtos e serviços não é uma tarefa fácil. Nenhum extremo é saudável para o crescimento da empresa. Preço alto demais afasta clientes, e baixo demais compromete sua credibilidade.
O primeiro passo deve ser conhecer muito bem o mercado e a concorrência. Só assim é possível ajustar o preço ideal entre oferta e demanda.
O mais importante é sempre pensar que o preço não é tudo. O que encanta clientes e os fideliza é o valor agregado. Saiba valorizar seu diferencial e ofereça aquilo que condiz com o cobrado.
6- Mantenha contato
Mais fácil do que ganhar novos clientes é manter os antigos. Para isso, é imprescindível manter contato com sua base de clientes. Isso fará não apenas com que eles voltem mais vezes, mas que também indiquem potenciais clientes.
Busque manter seus clientes atualizados com informações sobre seu negócio. Mantenha as linhas de comunicação abertas com aqueles que já te conhecem. Uma forma simples de fazer isso é enviar e-mails ou mensagens periódicas.
Esse é um jeito de lembrar essas pessoas a voltar a fazer negócios com você.
7- Tenha dinheiro em mãos
Todo crescimento requer investimento. Seja para a aquisição de novos equipamentos ou mesmo o aluguel de um novo espaço.
Você deve estar se perguntando de onde tirar esse dinheiro, certo? Uma boa saída é antecipar os recebíveis de sua empresa. Dessa forma, você utiliza seus próprios recursos, que só entrariam para o seu caixa depois de um prazo.
A venda de duplicatas e cheques pré-datados para uma empresa de factoring é uma excelente opção. Suas vendas a prazo se transformam em dinheiro à vista, com apenas um pequeno desconto da taxa referente à operação.
A antecipação de recebíveis hoje em dia é mais vantajosa do que empréstimos e financiamentos. Além de ser uma operação mais rápida e menos burocrática.
E então? Pronto para acelerar seu negócio e chegar a um novo nível? Acredite na sua empresa e coloque em prática as dicas que mais se encaixam com sua situação atual. E não deixe de conferir os outros artigos que temos por aqui. Tem muito mais conteúdo relevante em nosso blog!
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