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Como atrair clientes? Algumas dicas importantes para o seu negócio

  • Categoria do post:Negócios

Eis um fato que pode assustar muitos empreendedores: a concorrência está sempre crescendo. 

Em alguns setores, isso ocorre em um ritmo especialmente acelerado. O mercado se torna, cada vez mais, uma disputa acirrada por um lugar na mente dos consumidores. Afinal, pode soar óbvio, mas um negócio só funciona se tiver uma boa clientela!

É claro que você sabe que a sua empresa precisa que alguém compre os produtos ou serviços dela para continuar funcionando. Em outras ocasiões, já falamos sobre como é super importante construir uma carteira sólida de clientes fidelizados que recorram à sua empresa regularmente.

Entretanto, o erro que muita gente comete é focar só nos compradores que já são da casa e negligenciar as possibilidades de captação de novos clientes. Para que você não dependa dos seus consumidores “fiéis”, é crucial estar sempre de olho em toda oportunidade de trazer mais gente para o seu negócio.

E embora isso aconteça organicamente por meio de indicações de quem já gosta da sua empresa, não basta esperar que o boca a boca faça efeito. Você precisa se mobilizar e empregar algumas estratégias para ativamente atrair mais clientes.

A notícia boa é que isso não precisa ser caro e nem complicado. Separamos aqui algumas dicas que vão te ajudar nesse processo tão importante que é a captação.

Conheça bem seu público-alvo ou sua clientela

Algo precisa estar bem definido no seu plano de negócio: a quem você quer que sua empresa chegue com mais força?

Veja, ainda que seu público seja bastante diversificado, haverá sempre alguns perfis que aparecem com frequência na sua lista de clientes ou que você gostaria que comprassem mais de você.

Para criar estratégias e aprimorar seus produtos de modo a agradar esses perfis, você precisa primeiro conhecê-los bem. Quem são essas pessoas? O que elas querem e do que precisam? Como sua marca pode se conectar mais com elas?

Pensar nessas perguntinhas vai te ajudar a delinear melhor o seu público-alvo: o tipo de cliente que vai estabelecer os melhores relacionamentos (e fazer os melhores negócios) com sua empresa. Por isso, dedique um tempo ao estudo dessa questão, comunique-se com sua clientela, observe os padrões característicos e colete feedbacks sempre que possível.

Nesse processo e também nas fases de divulgação, as redes sociais são suas grandes aliadas. 

Marque presença nas redes sociais

Não dá para escapar: hoje em dia, é muito mais fácil decolar se você estiver online.

Por isso, é importantíssimo que você pense na presença digital da sua marca. Aliás, uma das coisas que constroem a imagem e a personalidade da empresa é ter perfis organizados e ativos nas redes sociais.

Como você já dedicou um tempo a conhecer seu público-alvo, fica mais fácil produzir um conteúdo que seja relevante para ele. É aí que a mágica acontece: conforme suas publicações vão gerando engajamento, os algoritmos das redes as enviam para mais e mais pessoas. E aí, em algum tempo, você terá clientes te procurando porque acharam sua empresa pelo Instagram, por exemplo.

Além disso, estar presente nas redes é um ótimo jeito de interagir com a sua clientela, o que dá aos consumidores uma sensação de proximidade com a marca. É assim que você vai tomando espaço no cotidiano deles.

Bem, viva a modernidade, não é mesmo? Para aproveitar as facilidades que ela traz, considere entender mais o funcionamento das redes sociais que listamos abaixo: 

Facebook

O Facebook é uma rede excelente para quem gosta de veicular posts com textos mais longos, embora também aceite fotos e vídeos. A plataforma tem ainda um marketplace próprio que pode gerar bons negócios. Em geral, costuma ser uma rede interessante para empresas que procuram uma clientela mais familiar ou pessoas de idade mais avançada. 

Instagram

O Instagram é uma rede praticamente indispensável quando se fala em presença digital. Afinal, continua sendo uma das mais usadas por pessoas de todas as idades, o que dá a ele uma versatilidade poderosa. Mesmo que tenha sido criado para o compartilhamento de fotos, hoje em dia, o Instagram movimenta melhor os vídeos. 

Algumas boas estratégias são gravar stories mostrando o cotidiano da empresa e vídeos curtinhos sobre temas ligados à área em que ela atua. É uma ótima oportunidade de usar as redes para informar seus clientes sobre o que o seu negócio faz.

Tiktok

Queridinho entre as gerações mais jovens, o Tiktok é com certeza a rede do momento. Criada para compartilhar vídeos curtos (geralmente de alguns segundos), a plataforma permite que você veicule um conteúdo mais dinâmico e descontraído.

Aqui, a sugestão é aproveitar as trends (modelos de vídeo que viraram tendência) para fazer sua empresa surfar no que está em alta. Procure se aproximar de forma criativa dos sentimentos e dos problemas diários dos seus clientes (especialmente aqueles que seus produtos podem resolver).

Invista em técnicas de SEO

Aqui está mais uma ferramenta importantíssima para as empresas que visam crescer no mundo digital. Se você ainda não aplica noções de SEO às suas páginas e conteúdos, é hora de começar!

Search Engine Optimization é, de maneira resumida, um conjunto de técnicas que fazem com que suas páginas se destaquem nos mecanismos de busca, como o Google. Em outras palavras, são estratégias que farão com que sua marca seja encontrada com mais facilidade quando os consumidores pesquisarem por palavras-chave específicas.

Dedique um tempo a entender quais são as buscas mais frequentes relacionadas à área de atuação da sua empresa. Em seguida, procure otimizar suas páginas e perfis para que eles contenham palavras-chave relevantes. Assim, receberão mais visitas e cliques, o que também tem grande potencial de trazer novos clientes.

Ofereça promoções e diversifique as opções de pagamento

Que brasileiro não adora a palavra “promoção”?

Dar descontos progressivos nas compras, por exemplo, ou fazer promoções do tipo “compre 3 e leve 4” podem ser estratégias vantajosas para todo mundo. Afinal, se as pessoas sentem que terão benefícios ao fechar negócio com você, elas tendem a preferir a sua empresa em relação às dos concorrentes.

O mesmo vale para programas de fidelidade, como aqueles em que o cliente acumula pontos a cada compra. Claro que tudo isso sempre funciona melhor se você puder flexibilizar as condições para os compradores, oferecendo diversas formas de pagamento e realizando vendas a prazo.

O bom é que você nem precisa ficar esperando os pagamentos dessas vendas a prazo caírem. Se quiser recebê-los à vista, uma ótima opção é antecipar os seus recebíveis na Simples. Assim, você tem acesso adiantado a valores que só viriam para a conta da empresa em parcelas futuras. 

Se quiser saber mais sobre essa opção de crédito, dê uma olhada no nosso conteúdo explicativo sobre isso. Aproveite para tirar suas dúvidas no post que tem as perguntas mais frequentes dos empresários acerca da antecipação de recebíveis.

Conclusão

Embora cuidar dos relacionamentos com seus clientes fidelizados seja importante, também é crucial que você invista em formas de atrair novos compradores. Afinal, quanto mais gente conhecer o seu negócio, maior será o lucro. Reter clientes exige um esforço planejado, mas não precisa ser difícil: basta conhecer bem o seu público alvo e aplicar esse conhecimento em algumas estratégias.

Uma delas é o fortalecimento das redes sociais da marca, já que com uma presença digital sólida, fica mais fácil chegar a novos clientes. Nesse quesito, investir em estratégias de SEO também ajuda bastante. Além disso, oferecer vantagens como promoções e programas de fidelidade aumentam bastante a competitividade do seu negócio.

Por fim, para continuar aprimorando a saúde financeira da sua empresa, é importante que você tenha noções cada vez melhores de gestão orçamentária. Para te ajudar nisso, no blog da Simples, nós postamos vários conteúdos sobre finanças tão informativos quanto este aqui. Acompanha a gente!

 

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