Embora menos comum hoje em dia, o cheque é um título de crédito ainda bastante usado, é responsável por movimentar alguns milhões de reais por ano em operações e negociações financeiras.
O uso do cheque pode trazer uma certa sensação de insegurança para quem o recebe; principalmente se o valor da negociação em questão for relativamente alto.
É aí que o uso do cheque administrativo pode vir a calhar: ele é preenchido e já aprovado pelo banco ou instituição financeira do pagador.
Então se você pretende usar algum título de crédito para negociar grandes valores, ou mesmo se tem um negócio onde o uso do cheque é comum, pode deixar que vamos falar melhor sobre tudo isso aqui embaixo.
Cheque administrativo: como funciona?
O cheque administrativo tem a mesma dinâmica de funcionamento de um cheque nominal comum: você entrega a folha preenchida para quem deve determinado valor, e essa pessoa consegue retirar o dinheiro em caixa, ou depositá-lo em sua conta.
O diferencial aqui é que o cheque em si não é preenchido por você. Quem o preenche é o próprio banco ou instituição financeira que emite o cheque para uso.
Após a aprovação do valor negociado no caixa ou diretamente com o gerente do banco, a quantia específica vai para a sua conta antes de ir para a conta do beneficiário.
O cheque administrativo deve sempre ter o nome de quem vai o receber. Além disso, esse cheque não pode ser sustado depois de entregue.
Lei do cheque administrativo
A lei do cheque administrativo garante a padronização do preenchimento da folha.
É a lei 7.357, de setembro de 1985. Nessa lei consta as seguintes diretrizes para o preenchimento:
- O compromisso irrefutável de pagamento
- O banco ou a instituição sacada –órgãos responsáveis pela intermediação da negociação, e que vai realizar o pagamento
- O registro do local de pagamento
- Registro da data e local da emissão do cheque
- Registro de quem é o beneficiário
- Assinatura de quem emite o cheque ou de terceiros autorizados
Quem deve emitir o cheque administrativo?
O cheque administrativo pode ser emitido pela instituição financeira ou banco que atende a pessoa que vai realizar o pagamento.
O detalhe do cheque administrativo é que o banco ou instituição financeira é que preenchem e aprovam o cheque antes de encaminhar o valor às contas correntes.
Como solicitar um cheque administrativo?
Para solicitar o cheque administrativo é possível que você entre em contato com o banco e verifique se o valor negociado está disponível para a movimentação.
E após receber essa confirmação, a operação pode seguir.
Cheque administrativo tem características específicas?
O cheque administrativo é considerado mais seguro por já ter sido aprovado e preenchido pelo próprio banco ou instituição financeira que repassa o valor a terceiros.
Além disso, existem algumas características que fazem parte da dinâmica de negociação:
- O cheque não pode ser sustado, cancelado, após entregue ao beneficiário
- O valor do cheque deve estar primeiro na conta do pagador para, então, passar para a conta do beneficiário
- Geralmente usado para pagamentos de altos valores, como negociação de imóveis ou automóveis
Vantagens do cheque administrativo
Então, como você pôde ver, o cheque administrativo tem uma garantia e segurança maior tanto para quem o emite quanto para quem o recebe.
Justamente por passar pela verificação, aprovação e preenchimento do banco, que o cheque administrativo tem essa segurança a mais; e que pode ser usado para negociações de valores mais altos, como citamos acima: negociação de imóveis e automóveis, por exemplo.
Por se tratar de um cheque nominal – onde o nome do beneficiário fica registrado –, você também se certifica de que o cheque não pode ser passado para frente, e de que seu pagamento será devidamente realizado.
Conclusão
E então? Viu como é simples o uso do cheque administrativo?
O cheque ainda é uma forma de pagamento bastante usada, principalmente para a negociação de altos valores entre empresas.
E estamos aqui para explicar processos e burocracias relacionadas aos demais títulos de crédito que podem parecer complexos, mas que fazem parte de uma boa gestão financeira.
O objetivo da Simples é justamente esse: tornar tudo mais simples e ponto! Por isso esperamos te ver mais vezes aqui no nosso blog.
Se sua empresa trabalha com vendas ou se você gerencia um negócio com pagamentos a prazo, conheça nosso trabalho. Aqui nós fazemos a antecipação dos seus recebíveis, para que você receba à vista um dinheiro previsto para o futuro. Dessa forma o valor pode ser usado para negociações com fornecedores, aumento do fluxo de caixa e crescimento do capital de giro.