Se você é responsável pela gestão financeira de sua empresa e está considerando fazer novos investimentos, com certeza, fica em dúvida se eles serão ou não rentáveis, e se vai demorar para ver algum retorno.
Investir no crescimento de um empreendimento é sempre uma responsabilidade muito grande, que pode resultar em lucros e expansão dos negócios.
Mas você sabia que existe uma forma de calcular e prever se os investimentos que está pensando em fazer serão lucrativos ou não?
Não só prever a lucratividade, mas também o período de tempo em que os resultados levarão para surgir.
Essa estimativa de resultado se chama VPL, ou Valor Presente Líquido, e é uma forma bastante eficaz de te ajudar a tomar decisões administrativas e financeiras.
Se quer saber mais sobre o VPL, basta continuar o conteúdo a seguir, que vamos te explicar o que é VPL, qual a sua fórmula e qual é o cálculo do VPL.
O que é VPL?
O VPL é o Valor Presente Líquido, e se trata de uma forma de analisar e prever se o retorno sobre os investimentos de sua empresa serão positivos ou não.
Antes mesmo de realizar a aplicação, você pode seguir a fórmula do cálculo do VPL, junto com a porcentagem sobre qual corre o investimento, as taxas e o tempo em que ele ocorre, e ter uma estimativa precisa se o investimento será viável.
Essa análise considera todas as entradas e saídas do fluxo de caixa de um período específico: desde o início do investimento até o retorno, seja ele de curto, médio ou longo prazo.
Para que serve o VPL?
É através do cálculo do VPL que você consegue adiantar alguns planejamentos de sua empresa, como decidir se vai seguir em frente com o investimento em questão.
O VPL serve para você se certificar de que as aplicações que pretende fazer vão valer a pena, e ele te proporciona uma margem de segurança para realizar esses movimentos financeiros.
Um outro ponto positivo, é entender matematicamente se um sua empresa vai ter um bom retorno antes mesmo da aplicação acontecer. Essa é uma boa forma de planejar os próximos passos de seu negócio, como expansão das operações, investimento em marketing, etc.
Como funciona o VPL em Contabilidade?
O VPL na contabilidade está diretamente ligado à prevenção de gastos. Afinal, seu cálculo ajuda na construção de um bom planejamento financeiro e tomada de decisão.
Um outro fator em que o VPL afeta é o Goodwill de uma empresa. O Goodwill se trata do reconhecimento de uma empresa sem estar relacionado a seus bens e ganhos materiais.
Também conhecido como “patrimônio de marca”, o goodwill é analisado pelo fluxo de caixa descontado, são os valores investidos nas condições de trabalho dos funcionários, qualidade do produto oferecido e do ambiente de trabalho.
E é possível verificar se esses investimentos internos também vão valer a pena.
E em finanças?
Nas finanças, o VPL é calculado mais para a prática dos negócios, para o dia a dia das operações.
Itens como o retorno sobre investimento, estimativa de gastos e previsão dos resultados internos e externos.
Utilizar o cálculo do VPL para analisar esses fatores é uma forma eficaz de manter a administração e o controle financeiro da empresa em dia.
Cálculo VPL: Como calcular de forma correta?
Para realizar o cálculo do VPL é necessário considerar os fatores que influenciam toda a conta tanto na fórmula quanto na prática, como o período total de tempo do investimento.
Outros fatores importantes para se ter em pauta são:
- o montante investido inicialmente
- as entradas e saídas do fluxo de caixa presentes
- estimativa das futuras entradas e saídas
- taxa de desconto
É a partir daí que se torna possível concluir se o investimento é viável ou não.
Fórmula VPL
Para simplificar a ideia, podemos colocar os elementos na fórmula do VPL:
O “n” é o período de tempo, e o “N” é a quantia total de meses, por exemplo, que você tem de incluir na conta.
O ““, sigma, representa a somatória, porque o cálculo vai reproduzir a mesma fórmula com os mesmos valores todos os meses.
“i” é a taxa de desconto, a taxa mínima de atratividade.
“FC” é o fluxo de caixa que também vai ser multiplicado por “t” que é o momento em que o investimento foi iniciado.
O que a Taxa Interna de Retorno tem a ver com o VPL?
A Taxa Interna de Retorno, TIR, é um cálculo que pode ser considerado complementar ao VPL.
Isso porque a TIR também analisa se o retorno do investimento tende a ser negativo ou positivo, mas através da verificação de menos fatores: o fluxo de caixa e o período total de cada investimento, tanto inicial quanto o final.
No cálculo da TIR é considerado o menor valor possível do investimento, e, a partir dele, é realizada a conta, e extraído o resultado.
Então, embora possa parecer mais simples e prático, a TIR é complementar ao VPL porque, com sua fórmula, não é possível prever os prejuízos, diferente do VPL.
Conclusão
O VPL, mesmo que pareça complexo, tem uma fórmula simples que sintetiza todo um movimento financeiro que pode parecer perigoso para sua empresa.
Investir, muitas vezes, pode parecer inseguro, então ter em mãos uma forma eficiente de prever os resultados garante uma boa saúde e segurança financeira para o empreendimento.
Se você gostou desse conteúdo, esperamos te ver mais vezes aqui no Blog da Simples. Nossos artigos são exclusivos e tem sempre dicas fresquinhas para você entender melhor os conceitos cotidianos que envolvem a nossa vida financeira: pessoal e nos negócios.
E por falar em negócios, sua empresa trabalha com vendas a prazo? Se sim, você nunca pensou em fazer a antecipação dos seus recebíveis? Você pode receber à vista um dinheiro que está previsto apenas para o futuro, e aqui na Simples a gente pode te ajudar. Assim você pode manter seu capital de giro saudável, quitar dívidas e até pensar em investimentos.