Vivemos em uma época em que cresce o número de pessoas preocupadas com o cuidado da saúde e do corpo. Muita gente já entendeu que para uma vida mais saudável é fundamental praticar atividades físicas. Assim, tem aumentado a demanda para academias de ginástica. Junto com isso, cresce a concorrência e o mercado de Educação Física tem se tornado cada vez mais competitivo.
Uma boa gestão financeira para academia é essencial para conseguir manter a empresa funcionando e crescendo. Mas sabemos que isso nem sempre é possível. A sazonalidade do negócio, por exemplo, é algo que pode gerar desequilíbrio no caixa. Se sua academia entrou no vermelho, não é sinal de que é hora de desistir. Existem algumas estratégias que podem te ajudar a equilibrar novamente as finanças e persistir com seu negócio.
Para te ajudar, trazemos algumas dicas de como se reerguer e manter seu caixa saudável. Confira!
Reveja seus preços
Precificar o serviço oferecido por uma academia não é tarefa fácil. Definir o valor de planos e mensalidades envolve muitos fatores. Se seu caixa tem fechado o mês no vermelho, talvez seja o momento de rever sua tabela e fazer alguns ajustes.
Para chegar ao melhor valor a ser cobrado, é importante atenção a alguns aspectos. Para obter uma margem de lucro segura, você precisa calcular a média de seus gastos fixos. Para isso, deve registrar todas as suas despesas, como aluguel, folha de pagamento e manutenções. Depois disso, vale monitorar os concorrentes e buscar uma estratégia de montar uma tabela de preços competitiva.
Também é essencial definir sua persona. Estude seu público-alvo e pense na sua localização. A partir daí, fica mais fácil personalizar seus planos. Por fim, estabeleça um preço médio ideal, de acordo com sua capacidade operacional e a receita que precisa atingir.
Amplie o serviço oferecido
Essa pode ser uma boa saída se o dinheiro arrecadado mensalmente não tem sido suficiente para arcar com suas despesas. Diversifique suas atividades, ampliando o número de modalidades oferecidas.
Muitas academias focam apenas na musculação. Mas pode ser interessante agregar práticas como natação, lutas, pilates e spinning.
Além disso, em sua academia talvez ainda haja espaço para um spa, com massagens e serviços estéticos. Dessa forma, você consegue alcançar mais pessoas e aumentar seu público. Consequentemente, seu lucro também aumentará.
Faça uma pesquisa entre seus alunos e avalie seus interesses. Procure saber que tipo de atividade eles gostariam de encontrar disponível. Desse feedback podem surgir novas ideias e seu leque de modalidades aumentar de acordo com o que o seu público busca.
Utilize softwares de gestão
Em muitos casos, uma empresa entra no vermelho por causa de falta de controle e organização de alguns setores. A área de finanças é uma que requer muita atenção. Um software de gestão financeira pode ajudar significativamente seu negócio.
O controle a partir de um sistema que automatiza informações é muito mais ágil e preciso. Dessa forma, permite que pagamentos e cobranças estejam mais organizados. Esse tipo de sistema garante segurança no armazenamento de dados — tanto da empresa quanto dos clientes.
Além disso, facilita a emissão de relatórios, que auxiliam o gestor na tomada de decisões. Por fim, vale até mesmo utilizar um que ofereça pagamento online ou emissão de boletos bancários. Isso facilita para os dois lados — alunos e funcionários da academia.
Essa estratégia pode facilitar a resolução de problemas de cobrança, por exemplo. Dessa forma, seu caixa pode voltar a se equilibrar e as finanças saírem do vermelho.
Antecipe seus recebíveis
Por causa da competitividade, muitas vezes é preciso facilitar o pagamento para seus clientes. Se em sua academia é possível pagar parcelado ou com cheques pré-datados, a antecipação pode ser uma excelente solução.
O que muitas vezes ocorre é que os clientes já pagaram, mas o recurso ainda vai demorar a entrar no caixa, por causa do prazo oferecido. Dessa forma, falta dinheiro para arcar com os compromissos e, o que é pior, acréscimo de multas e juros. Para evitar esse tipo de problema, vale recorrer ao serviço de uma empresa de fomento mercantil.
A antecipação de recebíveis é uma forma de utilizar um recurso que é seu. Isso significa evitar a contração de novas dívidas, como no caso de um empréstimo ou financiamento.
O processo com uma empresa de factoring é menos burocrático do que as outras linhas de crédito. A operação é rápida e, em muitos casos, você tem o dinheiro em mãos de um dia para o outro. Uma excelente alternativa para sair do vermelho.
O que achou de nossas dicas de gestão financeira para academia? Confie no potencial de seu negócio. Busque estratégias para conquistar novamente o equilíbrio de seu caixa e acredite no seu sucesso. Se tiver dúvidas sobre a alternativa de antecipação de recebíveis, podemos te ajudar. Entre em contato conosco. Será um prazer atender você!