Você está visualizando atualmente Refin: por que ele é tão importante para as empresas?

Refin: por que ele é tão importante para as empresas?

  • Categoria do post:Finanças

É certo que quase todo brasileiro tem medo de acabar com o “nome no Serasa”. É que as dívidas, em geral, costumam complicar negócios importantes, como solicitações de crédito. Ainda mais quando o “nome sujo” é, na verdade, o CNPJ da sua empresa.

O que muita gente não sabe é que a Serasa analisa as informações das dívidas de maneira diferente a depender da empresa onde elas foram feitas. Por isso, é importante entender como esses cadastros de cobrança funcionam, em especial o REFIN.

É no Refin que fica o seu registro quando você deixa de pagar corretamente as faturas do cartão de crédito, por exemplo. Na verdade, ele é um recurso bastante útil na resolução desse tipo de dívida.

Quer entender o porquê? Basta continuar lendo este conteúdo que a gente vai te explicar direitinho o que é e como funciona o REFIN. 

O que é REFIN?

De maneira bem simplificada, o REFIN é um serviço da Serasa Experian que registra os valores devidos a bancos e outras instituições financeiras. Além de ter um banco de dados em que as informações sobre as pendências e os devedores ficam registradas, o sistema também otimiza os processos de cobrança.

O REFIN recebe dados de pessoas físicas e jurídicas, o que significa que empresas devedoras também podem ficar registradas caso entrem em situação de inadimplência com alguma instituição financeira.

A partir daí, as instituições podem acessar o cadastro para consultar o histórico de uma pessoa ou empresa quando estão decidindo se ela é elegível para um empréstimo, por exemplo. Por isso, tenha cuidado: ter seu CPF ou o CNPJ do seu negócio no REFIN é algo que pode reduzir suas opções de crédito.

Aliás, apesar de ser um serviço importante, ele não é o único do tipo, como você verá a seguir. 

Qual a diferença entre REFIN e PEFIN?

Se você não pagar as parcelas de um empréstimo, estará devendo ao banco que o concedeu, certo? Como vimos, nesse caso, seu CPF ou CNPJ vai para o REFIN.

Mas e se você contrair dívidas com uma companhia fornecedora de água? Nessa situação, é no PEFIN que você fica registrado. 

Notou que a diferença vai bem além da primeira letra? O PEFIN recebe registros de inadimplência relacionados a estabelecimentos de diferentes segmentos, como varejo, setor de serviços e indústria. Ou seja, os devedores não são cadastrados lá por pendências com instituições financeiras, e sim com outros tipos de estabelecimento.

Outra diferença importante é que o PEFIN pode ser acessado e alimentado por todas as empresas do setor ao qual a dívida está ligada. Assim, os estabelecimentos se comunicam mais facilmente acerca das pendências financeiras dos clientes.

O REFIN, por outro lado, só pode ser consultado pelos bancos e instituições financeiras. Esse tipo de consulta faz parte das análises de crédito, por isso, o ideal é que você não entre no cadastro. 

Mas se você já está devendo a uma instituição financeira, o lado bom é que o próprio REFIN pode ser útil para quitar os débitos. 

Quais são os benefícios do REFIN?

Pense no REFIN como uma ferramenta que serve, acima de tudo, para evitar e resolver os casos de inadimplência. Então ele é um recurso importante para conservar o laço entre cliente e instituição mesmo quando os pagamentos não ocorrem conforme o esperado.

É mais barato registrar uma dívida nele do que em um cartório, por exemplo. Além disso, como o banco de dados da Serasa Experian é gigantesco, ele abrange uma quantidade enorme de clientes.

O sistema do REFIN também torna as cobranças mais práticas e efetivas, já que permite que as instituições financeiras localizem facilmente as informações sobre a dívida e acionem o contato com a pessoa ou empresa devedora. 

Antes de cadastrar o CPF ou CNPJ no banco de dados, o REFIN emite uma carta-comunicado que chega para o devedor informando que ele pode entrar em contato com a instituição nos dias seguintes para resolver a pendência. Geralmente, esse período de tolerância é de 5 a 10 dias. Algumas cartas-comunicado vêm até com boletos para facilitar o pagamento em questão.

Após esse tempo, caso o débito não seja negociado, as informações do devedor entram no cadastro do REFIN e ficam abertas à consulta de outras instituições financeiras.

Embora esse sistema facilite a resolução de pendências, é sempre melhor que seus dados não constem nele. Por isso, tome muito cuidado ao lidar com as dívidas em instituições financeiras. Pesquise bem as suas opções caso precise injetar recursos no seu negócio. Se decidir solicitar crédito, avalie as condições de contratação para não cair em armadilhas como os juros abusivos. 

Conclusão

O REFIN é uma ferramenta da Serasa Experian que registra as dívidas de pessoas físicas e jurídicas com bancos e outras instituições financeiras. É a esse cadastro que as instituições recorrem para consultar o histórico de uma pessoa ou empresa quando ela solicita a contratação de uma linha de crédito, por exemplo.

É um sistema muito semelhante ao PEFIN. Só que o PEFIN não busca os dados nas instituições financeiras: ele cadastra pendências ligadas a outros tipos de estabelecimentos (do varejo e prestação de serviços, por exemplo).

Tanto o REFIN quanto o PEFIN são recursos importantes na administração dos casos de inadimplência. Afinal, além de permitirem que as empresas se comuniquem com mais facilidade, eles têm recursos que ajudam na resolução das pendências. As cartas-comunicado emitidas por eles, por exemplo, orientam os devedores em relação a como os pagamentos podem ser feitos. Em geral, o processo de cobrança e quitação se torna mais efetivo e seguro.

Embora o REFIN seja uma solução eficaz de cobrança inteligente, o melhor mesmo é não precisar ser cobrado, não é? Por isso, atente-se para os compromissos financeiros que você adquire junto às instituições financeiras. Caso esteja pensando em solicitar crédito, opte por linhas com taxas menores, como a antecipação de recebíveis.

Essa alternativa segura é também bem menos burocrática do que empréstimos. Se quiser saber mais sobre como podemos antecipar seus recebíveis aqui na Simples, dê uma lida no nosso conteúdo sobre isso

Ah, e se este conteúdo tirou dúvidas que você tinha sobre o REFIN, dê uma olhada nas outras postagens do nosso blog. Elas estão sempre cheias de informações preciosas, que vão te ajudar a fortalecer cada vez mais a saúde financeira do seu negócio.

Deixe um comentário