Você está visualizando atualmente 5 dicas para garantir a saúde financeira da sua academia de ginástica

5 dicas para garantir a saúde financeira da sua academia de ginástica

  • Categoria do post:Finanças

Todo empresário, independentemente de sua área de atuação, precisa realizar uma boa gestão financeira de seu negócio. Para evitar prejuízos e dívidas, é essencial focar em administrar bem as finanças.

Crescimento e sucesso devem ter como base a saúde financeira do empreendimento. É a partir daí que se pode pensar em expandir, modernizar e alcançar um número maior de pessoas.

Para uma academia, não é diferente. Aliás, as diferenças que existem são detalhes que são específicos desse nicho de mercado. Por exemplo, a sazonalidade que envolve esse tipo de negócio. Nos meses mais quentes do ano, mais pessoas têm vontade e disposição para cuidar do corpo. Já no frio, muita gente desanima e deixa de se exercitar e frequentar academias.

Se você entende que precisa batalhar pela saúde financeira da academia, nós queremos ajudar. Preparamos 5 dicas práticas para cuidar de seu negócio e não passar aperto na gestão das finanças. Quer conferir? Acompanhe esse artigo até o final!

 

1- Controle o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é parte fundamental da gestão financeira de uma empresa. Esta poderosa ferramenta consiste, basicamente, no controle de entradas e saídas. Ou seja, todo dinheiro que entra e sai do caixa precisa ser devidamente registrado.

Fazer o controle do fluxo de caixa é o que permite avaliar o desempenho do negócio em determinado período. Consequentemente, é o que ajuda a evitar prejuízos, resultantes de multas por atrasos ou falta de pagamento de compromissos.

Este controle te auxilia a fazer previsões e confrontar o montante previsto com o realizado.  A partir daí, pode-se planejar investimentos, como ampliações e manutenções. Até mesmo a abertura de uma nova filial pode surgir a partir desse trabalho de cuidar do fluxo de caixa.

 

2- Conheça seus custos totais

A abertura de uma academia requer diversos investimentos, não é verdade? São vários equipamentos de valor alto, fora pessoal e estrutura de apoio. Então, na hora de precificar os serviços oferecidos, é preciso atenção. Manutenção de aparelhos e encargos trabalhistas de colaboradores precisam ser considerados.

Uma gestão financeira eficaz precisa levar em conta tudo que impacta os custos do negócio. Só assim é possível conseguir colocar um preço atrativo, mas justo nos serviços da academia.

 

3- Administre o capital de giro

Investir recursos sem um planejamento prévio é um grave erro de gestão. Empreender sem capital de giro também. É ele que garante que o empreendimento conseguirá se manter — e crescer.

A boa administração do capital de giro é o que fará com que você consiga manter a atividade da empresa sem precisar recorrer a financiamentos externos. Para isso, o negócio precisa ter lucro suficiente para arcar com suas despesas.

Vale lembrar que o capital de giro não deve ser utilizado para reformas, manutenções ou outras despesas extraordinárias. O recomendado é criar um caixa exclusivo para esse fim.

 

4- Separe pessoa física e jurídica

Vamos falar de uma falha grave, muito cometida e muito prejudicial à saúde financeira de um negócio. É quando um empresário mistura suas contas pessoais com as da empresa. O erro pode ocorrer dos dois lados. Retirar dinheiro das próprias finanças para pagar contas da empresa ou usar verba do caixa do negócio para quitar débitos pessoais.

Esse comportamento atrapalha todo o controle de entradas e saídas. O correto é seguir o que consta no contrato social da empresa. O gestor deve fazer retiradas de maneira saudável: por meio do pró-labore ou distribuição de lucros.

 

5- Fidelize clientes

A rotatividade dos clientes pode ser extremamente prejudicial para o equilíbrio de seu fluxo de caixa. Por isso, é preciso buscar estratégias para evitar que isso ocorra. Estamos falando de um mercado altamente competitivo. Portanto, é preciso oferecer motivos para seus clientes não escolherem outra academia.

Fazer promoções de pacotes com diferentes modalidades pode ser uma ação interessante. Oferecer descontos por indicações também é uma boa opção. Vale também facilitar a vida do cliente, oferecendo, por exemplo, pagamento via boleto bancário. Dessa forma, ele não precisa levar dinheiro ou cartão para o treino, podendo pagar por meio de internet banking ou caixas automáticos.

Por fim, vale dizer que um bom atendimento pode ser seu principal diferencial. Peça opinião de seus clientes sobre o que é possível melhorar. Dê ouvidos às suas sugestões e busque aprimorar seus serviços, mostrando que se importa com o que eles estão buscando.

Além de permanecer, é bem provável que eles também indicarão sua academia aos amigos e conhecidos.

Seguindo essas dicas, acreditamos que será mais fácil manter a saúde financeira da academia. Busque uma gestão financeira eficaz e, certamente, você verá seu negócio crescendo e alcançando sucesso.

Se você gostou desse conteúdo, não vá embora ainda! Leia também nosso artigo que fala sobre 5 erros de administração que podem fechar sua academia e autofinanciamento.

Gostou do nosso artigo? Siga-nos no Facebook, Instagram e Linkedin para ver outras dicas que podem ajudar o seu negócio a crescer e ter um bom fluxo de caixa.

Deixe um comentário