Você está visualizando atualmente Fluxo de caixa: o que é e por que é tão importante?

Fluxo de caixa: o que é e por que é tão importante?

  • Categoria do post:Finanças

Aqui está, sem dúvida nenhuma, um dos pontos mais importantes para o seu negócio: o fluxo de caixa. Uma ferramenta de gestão financeira essencial, mas que ainda gera dúvidas na cabeça de muitos empresários por aí.

Por isso, este conteúdo é exclusivo sobre ele, os tipos mais utilizados, e ainda algumas dicas sobre como mantê-lo saudável. 

Entender o que entra e o que sai em termos de vendas e despesas da sua empresa – cada centavo mesmo – permite que você tome decisões com tranquilidade. Principalmente quando a gente sabe que, muitas vezes, essa não é a única responsabilidade que o dono de um negócio ou responsável financeiro tem no dia a dia. 

O que é fluxo de caixa? 

Entenda que ele é uma ferramenta que te ajuda a criar uma relação entre o que você fatura, com o que terá que pagar no presente ou no futuro. É como se você pudesse enxergar de cima, todos os caminhos que o seu dinheiro está tomando e, principalmente, ter o controle de tudo.

Se você vende muito em um mês, pode ter a sensação de que seu lucro aumentou, e pode até ser mesmo, mas o que acontece com os gastos dos meses futuros, quando você não sabe como serão as vendas?

Se você tem disciplina em alimentar essas informações no fluxo de caixa, ele vai te ajudar a ver se em alguns passos à frente você estará bem, ou se precisará destinar mais investimento para cobrir despesas, baseado no que você tem vendido a prazo, por exemplo.

Assim você garante que o seu capital de giro estará sempre pronto para manter as operações.

Tudo isso pode ser muito bonito na teoria, mas como usá-lo na prática? Bem, essa é uma pergunta que a tecnologia nos ajuda a responder.

Houve um tempo onde tudo isso precisaria ser feito com planilhas sem fim. Hoje, existem diversas ferramentas no mercado – desde as mais simples até as mais complexas – que uma busca rápida na internet te ajuda a encontrar. Tudo vai depender do seu negócio, mas as empresas que oferecem esse serviço, te auxiliam não apenas com o melhor formato, mas também em como alimentá-lo.

Qual é a importância do fluxo de caixa? 

Aqui estão alguns pontos importantes para te ajudar a ver a importância real do seu fluxo de caixa: 

Entender a saúde financeira da empresa 

Saúde financeira é basicamente tudo o que dissemos por aqui. Não existem planos para o futuro, se você não tiver ideia de para onde estão indo todas as suas vendas, e de que forma esse dinheiro está sendo utilizado.

Imagine que suas vendas a prazo estão alocadas para os meses seguintes, mas a inadimplência é alta e o dinheiro provisionado não chegou. A saúde financeira será prejudicada. Se o seu fluxo de caixa não lhe informar isso, como você será capaz de prever essa possibilidade desde já?  

Auxílio na tomada de decisões 

Quando você sabe o que está acontecendo, como no nosso exemplo anterior, você consegue prever a situação mais cedo, e guardar recursos ou replanejar uma contratação, por exemplo. Isso são decisões que você só tem quando mantém um fluxo de caixa detalhado. 

Planejamento Financeiro  

É claro que toda a empresa deseja fazer investimentos e ampliar suas possibilidades.

Nesse caso, o fluxo de caixa funciona muito bem. Ao manter a receita bem mapeada, juntos dos seus custos e despesas, é possível identificar o que virá e o que pode ser evitado, previsto ou economizado. Se você sabe que as contas estão em ordem e o dinheiro está indo para os lugares certos, os investimentos podem sair do papel. 

Não esqueça que o planejamento financeiro também serve para pensar em quitar dívidas. O fluxo de caixa é, talvez, ainda mais importante nesses casos, e por isso ele pode ser financiado a partir das suas vendas a prazo, mas calma que falaremos melhor sobre isso mais abaixo.

Agora, para que tudo isso faça sentido no final, algumas dicas são muito preciosas ao começar a criar o seu fluxo, ou mesmo colocá-lo em ordem:

  • Nunca misture suas despesas pessoais com as da sua empresa. Usando o caixa da empresa para as suas despesas, é que muitos empresários encontram furos no final do mês, e não sabem de onde eles vieram,
  • Fluxo de caixa significa disciplina e, por isso, o arquivamento correto de notas e recibos, separados por períodos, ajuda a bater as entradas e saídas quando algum furo é identificado no caixa; 
  • O controle precisa ser diário, mas estabeleça um período fixo de análise e confronto dessas informações. No Brasil, o período mensal é o mais utilizado, mas nada o impede de refazer as análises para ter um cenário trimestral, semestral e etc.

Já que falamos aqui sobre investimentos e ampliação, aqui nós temos um outro conteúdo, com 7 ações para você acelerar o seu negócio.  

Tipos de fluxo de caixa 

Se até agora tratamos da importância do fluxo de caixa para você e seu negócio, chegou a hora de falarmos um pouco sobre cada tipo. Este pequeno resumo abaixo é mais para que você saiba que eles existem e para o que serve cada um. No entanto, os sistemas disponíveis hoje em dia, normalmente, acabam disponibilizando todos os cenários em apenas uma opção.

  • Fluxo de caixa operacional: este modelo é bem simples. Aqui você lista todo o dinheiro que entra (receita), e tudo o que sai (despesas), dentro de um determinado período. Ele serve para que você tenha uma visão geral das finanças da sua empresa;
  • Fluxo de caixa direto: este é um controle de fluxo que no geral é feito diariamente, e registra tudo o que você recebe e paga. Os pagamentos são separados por categorias, para que você possa ter consciência do que está lhe gerando mais despesas como estoque, funcionários, mercadorias e etc;
  • Fluxo de caixa indireto: funciona bem como um modelo contábil, muito mais voltado ao balanço patrimonial. Não são registradas as receitas e despesas que entram e saem, mas uma visão de desempenho econômico daquele ano de exercício;
  • Fluxo de caixa projetado: auxilia em observar movimentos das suas finanças lá na frente, como falamos no tópico sobre a importância do fluxo de caixa. O projetado te ajuda a tomar decisões de investimento, mostrando se a empresa gasta mais do que recebe, ou se o que você receberá no futuro, será o suficiente para pagar fornecedores, por exemplo.
  • Fluxo de caixa livre: continuamos falando do futuro, principalmente sobre entender o que fazer se existir caixa livre (capital ocioso) ou falha na projeção. Esse modelo apresenta a possibilidade de geração de capital dentro de um período.

Depois de descontado o necessário para o pagamento de dívidas, como tomadas de empréstimo, você saberá se poderá investir esse capital ocioso, ou se precisará reorganizar os gastos para não ficar no vermelho.  

Afinal, como financiar o seu fluxo de caixa?  

Chegamos em outro ponto fundamental para a saúde financeira da sua empresa. O que fazer quando você precisa de dinheiro para financiar suas operações e manter o fluxo de caixa sob controle?

Você pode pensar que um empréstimo é um bom negócio, mas e quanto a um autofinanciamento?

Se você vende a prazo, deve concordar que esse dinheiro que será recebido no futuro, pode fazer muito bem agora. Por isso, é possível realizar uma antecipação de recebíveis. Você garante de uma vez só, os pagamentos que viriam mês a mês.

A antecipação costuma ter juros mais baratos, porque você já realizou a venda, e o seu cliente assumiu a dívida. Logo, é possível oferecer melhores condições do que as de um empréstimo, onde as instituições financeiras estão lhe dando um crédito que você não tem.  

Conclusão 

Talvez você esteja pensando que isso tudo é muito complicado e que são muitos detalhes, mas podemos garantir que não. Depois que você começa e cria o hábito de controlar e registrar tudo que tem a ver com o financeiro do seu negócio, as coisas caminham para melhor.

Caso você tenha gostado da possibilidade de antecipar seus recebíveis, esse é um assunto que entendemos bem e podemos te ajudar. A Simples é especialista em antecipação de cheques, boletos e duplicatas, e nossa equipe te acompanha em cada etapa do processo, sem burocracia e do jeito que tem que ser: simples e ponto!

Gostou do conteúdo? Fez sentido para você? Se pudermos te ajudar com outros artigos, o Blog da Simples está cheio de conteúdos exclusivos. 

Deixe um comentário