Quer fazer seu negócio crescer? Para isso, é claro, você irá precisar investir. Existem várias possibilidades de conseguir capital para alavancar uma empresa. Mas, é preciso saber escolher para não prejudicar a saúde financeira do seu empreendimento.
Os primeiros passos devem ser planejamento e organização. Sem isso é difícil projetar um crescimento. Afinal, você quer conquistar bons resultados e não problemas, certo?
Então busque conhecer bem o mercado a ser explorado. Só assim será possível definir onde e como investir.
Em primeiro lugar, pergunte-se: o que falta para sua empresa crescer? Seja maquinário, materiais, colaboradores, um novo espaço, tudo isso requer dinheiro. Estabeleça quais são suas metas e calcule quanto vai precisar investir.
A partir daí, com um plano traçado e valores definidos, é hora de buscar o capital. Conheça algumas possibilidades disponíveis e avalie qual a melhor opção para sua empresa.
Use seus próprios recursos
Talvez essa primeira opção pareça estranha, afinal, você quer alavancar seu negócio justamente para ter mais recursos. Mas vale dizer que o pequeno empreendedor geralmente começa investindo do seu próprio bolso mesmo.
A maioria começa a empreender depois de deixar um emprego formal. Por isso é possível que haja valores de acerto ou saldo de FGTS que podem servir de investimento.
Há ainda a possibilidade de se manter atividades paralelas, como venda de produtos ou prestação de outro tipo de serviço para garantir uma renda extra. Pode ser desgastante no início, mas é uma forma de levantar recursos para melhorar sua empresa e conquistar um crescimento.
Busque programas e subsídios governamentais
O governo não é inimigo dos pequenos empreendedores. Pelo contrário, em algumas cidades existem programas de apoio por meio de instituições e entidades, como o Sebrae.
Dentre os incentivos financeiros para os pequenos negócios, existe, por exemplo, a isenção de determinados impostos.
Pesquise se na sua região há algum edital aberto para esse tipo de programa. Mas preste atenção nas condições. Geralmente são bastante exigentes com relação a prestação de contas e cobram contrapartidas rigorosas.
Faça um empréstimo ou financiamento
Em alguns casos, recorrer a uma instituição financeira para um empréstimo ou financiamento é a melhor opção. Essa alternativa assusta, principalmente por causa das taxas de juros. No fim das contas, o valor pago acaba sendo muito superior ao adquirido inicialmente.
Se essa for a saída para o seu negócio, pesquise e descubra quais são os melhores prazos e melhores condições de pagamento. Uma boa solução é optar pelo banco com o qual você já se relaciona pois, as condições podem ser mais favoráveis.
Vale lembrar que o ideal é que a empresa não tenha nenhuma restrição, para conseguir livre acesso a crédito em qualquer instituição.
Também é interessante pesquisar sobre os diferentes tipos de financiamento disponíveis no mercado. Pode ser que você ainda não conheça alguma opção que se encaixe bem no que precisa no momento.
Antecipe seus recebíveis
Essa é uma excelente alternativa para quem deseja utilizar os recursos da própria empresa para investir em seu crescimento. Muitos empreendedores ficam sem um bom fluxo de caixa por receber parcelado de seus clientes.
A saída é repassar suas duplicatas ou cheques pré-datados para uma empresa de factoring. Essa operação geralmente requer apenas o pagamento de uma pequena taxa de desconto no valor total.
Não há acúmulo de juros nem burocracias. O serviço é rápido e prático e, em pouco tempo, o empreendedor consegue ter em mãos o dinheiro que já é seu, mas demoraria a entrar no seu caixa.
A partir daí seu poder de investimento é ampliado e o empresário não fica devendo a ninguém.
Encontre linhas de créditos especiais
Existem algumas instituições que abrem linhas de crédito especiais para ajudar pequenos empreendedores. Entre eles estão os órgãos de fomento, como Fundações de Amparo à Pesquisa, CNPQ e Finep.
Alguns órgãos se propõem a fomentar o empreendedorismo em regiões específicas, por isso vale a pena verificar na sua área de atuação existem incentivos governamentais.
Entre essas linhas de crédito, algumas têm participação tanto de um órgão governamental quanto de instituições privadas. Procure se informar se isso acontece em sua cidade e aproveite.
Como foi possível ver, existem diversas possibilidades de conseguir capital para alavancar sua empresa.
Lembre-se que o retorno de seu investimento pode demorar um pouco. Tenha sempre um plano B em mente e seja realista. Evite dívidas e corte gastos desnecessários sempre que possível. Por fim, fuja de altas taxas de juros e encontre a melhor opção para o momento que seu negócio está.
Caso se interesse pela opção de antecipação de recebíveis, nós podemos te ajudar. Entre em contato conosco e conheça melhor nossos serviços. Será um prazer atender você!
Gostou do nosso artigo? Siga-nos no Facebook, Instagram e Linkedin para ver outras dicas que podem ajudar o seu negócio a crescer e ter um bom fluxo de caixa.